HOMEM MAIS RICO DO MUNDO

Bernard Arnault: conheça o homem mais rico do mundo

Quando se fala do “homem mais rico do mundo” nos vem à cabeça o fundador da Microsoft, Bill Gates e o presidente da Amazon, Jeff Bezos. Porém, o título de pessoa mais rica do planeta agora está nas mãos de Bernard Arnault.

Bernard Arnault é o presidente da LVMH, empresa de artigos de luxo que engloba cerca de 70 marcas, entre elas Louis Vuitton e Sephora. O francês acumula atualmente uma fortuna de 117 bilhões de dólares.

Esse valor o colocou alguns bilhões a frente de Bezos e Gates na lista de homem mais rico do mundo. Quer saber mais sobre a vida do homem mais rico do mundo e como ele acumulou essa fortuna?

Neste artigo vamos falar sobre:

  • Quem é Bernard Arnault;
  • Uma breve história sobre o bilionário; 
  • Fortuna acumulada;
  • Sobre a empresa LVMH;
  • Marcas ligadas a LVMH;
  • Lucro em 2019;
  • Frases marcantes do homem mais rico do mundo.

Quer entrar na vida do homem mais rico do mundo? É só seguir em frente neste artigo.

Quem é Bernard Arnault

Bernard Arnault é um investidor francês, empreendedor e colecionador de arte. Ele nasceu em Roubaix , França, em 5 de março de 1949. Atualmente é o presidente e executivo-chefe da maior empresa de artigos de luxo do mundo, a LVMH. 

A sede de Bernard Arnault no mercado é tão grande que ele ganhou dois apelidos: “Predador” e “O Exterminador do Futuro”. 

Uma breve história sobre o bilionário

Em 1984, Bernard Arnault, soube do pedido de falência do grupo Boussac, naquele momento dono da Dior, e conseguiu levantar quase 100 milhões de dólares com a ajuda do banqueiro do grupo Lazard, Antoine Bernheim, e com suas próprias economias. 

O homem mais rico do mundo então adquiriu a empresa, demitiu diversos funcionários, fechou fábricas e iniciou seu império, mantendo abertos apenas os armazéns franceses Le Bon Marché e Christian Dior. 

Anos depois sua boa relação com Henri Racamier, presidente da Louis Vuitton e Alain Chevalier, CEO da Moët Hennessy impactou diretamente em investimentos e na criação do grupo LVMH. 

Em 1989, o homem mais rico do mundo investiu mais US$ 500 milhões e obteve o controle total da LVMH, com 43,5% dos papéis da empresa e consequentemente elevando o direito a votos para 35% . Foi aí que ele se tornou o maior acionista da LVMH e o presidente da empresa. 

Fortuna acumulada

O investidor atualmente é o homem mais rico do mundo, segundo dados da revista americana Forbes, com uma fortuna estimada em 117 bilhões de dólares. O ano de 2019, inclusive foi determinante para o aumento da sua fortuna.  

Bernard Arnault tem em mãos 47% das ações da LVMH e em 2019 sua fortuna teve um aumento de mais de 40%. 

E tem mais, em janeiro deste ano as ações da LVMH subiram 0,7%, que acresceu nada mais nada menos que US$ 1,9 bilhão em patrimônio líquido para  Bernard Arnault.

O mercado de ações, aliás, foi tema do nosso artigo: “Como o mercado de ações pode rentabilizar os lucros da sua empresa?”

Sobre a empresa LVMH

A LVMH é considerada uma holding francesa de artigo de luxo. Ela surgiu de uma fusão entre os grupos Hennessy, Moët et Chandon e Louis Vuitton. 

A empresa, liderada por Bernard Arnault, possui em seu cartel cerca de 70 empresas dos ramos de marcas de roupa, relógios e joalheria, perfumes, bebidas, entre outros. 

Se destacam dentro da nomes como: Louis Vuitton, Sephora, Bulgari, Christian Dior, Kenzo e a recém-comprada Tiffany & Co, adquirida pela LVMH por mais de 16 milhões de dólares.

Marcas ligadas a LVMH

Fizemos uma lista com 10 das principais marcas que englobam a LVMH, empresa que Bernard Arnault é presidente e executivo-chefe.

Marcas de Roupa

  • Louis Vuitton;
  • Kenzo;
  • Bvlgari.

Marcas de bebida

  • Chandon Estates;
  • Dom Pérignon.

Marca de loja

  • Sephora.

Marcas de relógios e joalheria

  • Tiffany;
  • Dior Watches;
  • Tag Heuer.

Marca de perfumes

  • Parfums Christian Dior.

Lucro em 2019

Bernard Arnault não é o homem mais rico do mundo à toa. O bilionário viu suas empresas obterem um grande lucro em 2019. A LVMH teve alta de 13% e um lucro líquido que ultrapassou a casa dos 7 bilhões de euros. 

O faturamento foi de mais de 54 bilhões euros em 2019. 

Segundo a própria empresa, as marcas Louis Vuitton e Christian Dior foram as de maior destaque no último ano com um “lucro excepcional”. Atualmente a LVMH tem um valor de mercado que ultrapassa os 200 bilhões de euros.  

Frases marcantes do homem mais rico do mundo

Conhecido como “Predador” no mercado, o homem mais rico do mundo, Bernard Arnault, tem muito a ensinar as pessoas que desejam aumentar o patrimônio. 

Muitas vezes controverso e na maioria das vezes certeiro, é indiscutível que o bilionário seja uma referência para quem deseja de fato construir uma empresa de renome no mercado 

Separamos cinco frases marcantes do homem mais rico do mundo. 

1. Compra da Tiffany (16 bilhões de dólares)

“O que gosto é de ganhar, ser o número 1. Temos a ambição de fazer brilhar esta marca emblemática com todo o cuidado e toda a determinação que conseguimos demonstrar em todas as marcas a que nos unimos ao longo de nossa história”.

2. Sucesso no mercado

“As pessoas não entendem que o sucesso deriva da junção de dois espíritos contraditórios: a visão do artista e a lógica do marketing mundial. É um processo muito complexo.”

3. Fechamento de fábricas da Boussac e investimento na Dior 

 “Na época me achavam louco, ninguém apostou que daria certo”.

4. Opinião sobre a palavra luxo

“Essa palavra está associada a algo supérfluo e inútil, e nenhuma dessas características é boa. Acho que uma melhor definição seria uma combinação de criatividade com qualidade – que é o que fazemos”.

5. O modelo de negócios da sua empresa e o mercado atual

“A gente vai na contramão: criamos os produtos primeiro e depois os clientes nos seguem”.

 

Gostou do nosso artigo e quer compartilhar um pouco da vida do homem mais rico do mundo com seus amigos? Compartilhe esse artigo nas redes sociais. 

Comentários Facebook

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.