cultura organizacional, home office

Home office: como manter a cultura organizacional

Os avanços tecnológicos vêm impactando a realidade do mercado corporativo de inúmeras maneiras, transformando a maioria dos processos e sistemas, as formas de comunicação e os próprios formatos de atuação. 

Um dos novos formatos que vem se popularizando e chamando expressiva atenção dos gestores é o home office. E diante da necessidade de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), essa prática se tornou obrigatória.

Com os colaboradores trabalhando remotamente, as lideranças passam a ter, dentre outros, o desafio de adaptar, estender e reforçar os princípios da sua cultura. Para isso, algumas dicas podem ajudar a manter a cultura organizacional em home office:

  1. manter o contato periódico entre líder e liderados;
  2. fortalecer a comunicação interna;
  3. ter uma cultura de feedbacks eficiente;
  4. melhorar a conexão;
  5. valorizar a força de trabalho;
  6. participar eventualmente em pessoa;
  7. realizar imersões especiais.

Se você quiser saber como orientar os seus colaboradores a manter o rendimento durante esse período de trabalho remoto, recomendamos a leitura deste material aqui.

Para ajudar a sua empresa a reservar a cultura organizacional em home office, preparamos este post com dicas estratégicas. Acompanhe o artigo e prepare a sua força de trabalho para atuar com eficiência e comprometidos com os propósitos da empresa em qualquer situação.

A definição de home office

Grosso modo, home office é um escritório doméstico. É um formato de trabalho  usado por aqueles profissionais que atuam em suas próprias casas ou em espaços alternativos, como cafés e locais de coworking.

Normalmente, é usado por empresas home based, profissionais freelancers, autônomos ou que atuam em empresas que permitem isso.

Dentre os muitos benefícios implementados na cultura organizacional devido às inovações tecnológicas, o trabalho em home office, provavelmente, é um dos mais interessantes porque traz indicativos de como será o trabalho no futuro.

A popularização da banda larga e da internet sem fio, além da mudança comportamental e cultural encabeçada pelas startups de inovação, tornou o trabalho remoto uma realidade.

A importância da cultura organizacional

É principalmente em momentos de crise, assim como que estamos vivendo hoje no Brasil e no mundo, que todos, gestores e colaboradores, precisam manter a cultura viva. 

Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados no ambiente de trabalho, que definem como uma determinada empresa conduz seus negócios. Do CEO ao estagiário, a maneira de pensar e agir no trabalho são definidas pela cultura. 

Quando se tem um cultura organizacional bem estruturada e implementada, as ações cotidianas são contagiadas pelos valores compartilhadas, sendo executadas de forma inconsciente e automática. 

Com a adoção, intencional ou emergencial, do home office pode surgir a preocupação com a manutenção e reforço dessa conjunto de princípios. Afinal, independentemente da situação ou contexto, os valores da cultura são definitivos e não podem ser negligenciados.

Como manter a cultura organizacional com trabalho remoto

Diante desse novo cenário, como a sua empresa pode manter a cultura organizacional bem enraizada? Nesse momento, os gestores deverão se focar na comunicação.

É evidente que presencialmente o acompanhamento da produtividade, motivação, satisfação, comprometimento, dentre outros, é mais fácil. E avaliar essas qualidades a distância passa a ser um desafio. Contudo, não quer dizer que seja impossível.

Uma vez que os valores da cultura organizacional são bem comunicados e compreendidos por todos os membros da empresa, não deve haver situações em que eles não sejam guias de conduta. Portanto, é algo que independe do local de trabalho.

Estando em home office ou não, cabe aos gestores difundir a cultura organizacional com excelência, trazendo crenças compartilhadas como instrumentos de conexão e pertencimento a um grupo comum. 

A comunicação é meio de assegurar essa difusão e sustentá-la. Mas vale ressaltar o cuidado de não parecer um fiscal, a ideia é reforçar laços e se posicionar como um suporte incondicional aos seus colaboradores.

Dicas para manter a cultura organizacional em casa

Para facilitar essa comunicação, preparamos algumas dicas estratégicas. Acompanhe a seguir sugestões inteligentes de como manter a cultura organizacional home office.

1. Manter o contato periódico entre líder e liderados

A primeira dica para manter a cultura organizacional em home office é estar sempre em contato com o colaborador. Como não é possível conduzir processos lado a lado, é fundamental alinhar periodicamente as tarefas, os resultados, as dificuldades, as pendências, os cronogramas e assim por diante.

Desta forma, o colaborador entenderá que não está sozinho ou desamparado. A possibilidade de entrar em contato com os gestores sempre que for necessário deve ficar clara.

2. Fortalecer a comunicação interna

Mesmo estando em casa, os colaboradores devem estar a par das principais decisões da organização, por isso a comunicação interna deve ser mantida com qualidade. A distância pode reforçar a criação de rumores e para evitar esse problema, a transparência e objetividade são essenciais.

Essa troca de informações pode se dar por meio da criação de conteúdos exclusivos, como blogs, newsletter, folhetos digitais, dentre outros. Ou ainda, por meio de chats. Em conversas diárias, a equipe pode se conectar e atualizar o restante dos envolvidos.

3. Ter uma cultura de feedbacks eficiente

Uma das principais dicas para manter a cultura organizacional em home office com eficiência é oferecer feedbacks. Se presencialmente o feedback já é fator diferencial, a distância é indispensável. 

Independentemente do local, o trabalho deverá ser feito. Portanto, é importante que esse resultado seja avaliado, seja por meio de críticas construtivas ou elogios dignos. O colaborador deve entender que o seu papel é essencial para a o desenvolvimento da organização.

4. Melhorar a conexão

Outra dica importante é assegurar uma conexão sólida. Com os colaboradores em home office, os gestores devem assegurar que eles tenham condições e equipamentos para manter uma conexão sólida com o restante da equipe.

A tecnologia propõe facilidades e integrações fantásticas, mas em situações de home office emergencial, a organização deve oferecer esse benefício.

5. Valorizar a força de trabalho

Para reforçar os valores da cultura organizacional em home office, os gestores não podem se esquecer de valorizar a sua força de trabalho. Assim como presencialmente o reconhecimento é fator motivacional, a distância também é.

A demonstração de que a empresa se importa com o colaborador é essencial, seja por meio de elogios ao trabalho ou postura adotada, pelo envio de felicitações no aniversário, e assim por diante.

6. Participar eventualmente em pessoa

Além de estar em contato frequente com os gestores, é importante que os colaboradores se relacionem entre si. Por isso, sempre que for possível, reuniões presenciais ou treinamentos presenciais devem ser realizados para reforçar o senso de união e time.

Na impossibilidade, videoconferências envolvendo todos os profissionais em questão podem quebrar o galho.

7. Realizar imersões especiais

Por fim, a última dica para manter a cultura organizacional em home office é a realização de imersões especiais. Os gestores podem criar eventos para reforçar a integração entre os colaboradores, tanto convencionais quanto de home office.

É importante que a imersão seja feita fora do ambiente de trabalho e o clima profissional seja excluído. Em situações de confinamento obrigatório como o de agora, essas festividades deverão ser adiadas.

Uma cultura organizacional forte se dá quando os colaboradores a seguem inconscientemente, porque os valores são genuinamente compartilhados. Estando presencialmente ou em home office, o comprometimento com o desenvolvimento da empresa deve ser o mesmo.

 

E sua empresa, está trabalhando em home office? Se sim, qual estratégia ela usa para manter a cultura organizacional? Conta pra gente aqui nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.