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Como organizar um happy hour na empresa: todas as etapas

O happy hour é um termo em inglês cuja tradução literal significa “hora feliz”. E o seu conceito está atrelado ao significado do termo, já que prevê um momento de descontração entre as pessoas. Em uma empresa, isso pode ser um diferencial e tanto para aproximar os colaboradores, integrá-los e melhorar o clima organizacional no dia a dia. Mas você como organizar um happy hour na empresa?

O happy hour tem sido usado por muitas empresas (de todos os nichos e portes) para socializar e aproximar os colaboradores, atuando como uma excelente ferramenta de motivação e engajamento. 

Afinal, trata-se de uma maneira leve e descontraída de unir as equipes e contar com uma interação mais positiva com os funcionários.

Acontece que nem toda empresa entende o valor do happy hour na empresa ou não tem uma organização eficiente desse tipo de evento.

E para facilitar o seu planejamento nós pensamos neste post! Continue lendo e aprenda como organizar um happy hour na empresa capaz de unir todos os funcionários!

O que é happy hour corporativo?

O happy hour corporativo trata-se de um evento de socialização — em geral, com bebida e petiscos — que muitos brasileiros anseiam após o expediente para agregar mais leveza e divertimento em suas rotinas.

O próprio nome, traduzido do inglês, já remete a um bom momento: “hora feliz”. Só que, recentemente, grandes empresas entenderam que é possível trazer para os seus corredores esse tipo de evento.

E não se trata de uma tendência passageira: o happy hour já está inserido na cultura organizacional de muitas empresas de renome, como:

  • 99;
  • QuintoAndar;
  • Webmotors;
  • iFood;
  • Diageo;
  • Heineken.

Isso tem contribuído para aproximar os colaboradores, mas também para gerar um momento de descontração — essencial após um dia estressante, por exemplo.

Organizar um happy hour na empresa é uma maneira simples e divertida de amenizar as pressões cotidianas e recompensar os seus profissionais por isso.

Por que promover um happy hour na empresa?

Acima, nós já destacamos alguns dos motivos que deveriam inspirar o seu setor de RH a organizar um happy hour na empresa, mas podemos nos estender nesse assunto.

Veja alguns mais alguns motivos para investir no happy hour corporativo:

  • pode ser uma maneira de integrar setores e também a liderança, que pouco dialogam, mas têm grande participação no fluxo de trabalho;
  • pode atuar como uma ferramenta de comunicação para “quebrar o gelo”;
  • pode servir de instrumento motivacional para unir as pessoas, valorizar os seus recursos humanos e contar com um poderoso meio de engajá-los nos objetivos da empresa.

Vale destacar ainda que o evento informal não impede que assuntos de trabalho sejam tratados. É uma oportunidade valiosa, portanto, de gerar eventuais insights para a organização. Afinal, até mesmo em momentos de lazer podem surgir boas ideias focadas no meio corporativo.

Como organizar um happy hour na empresa?

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O happy hour corporativo não precisa ser um evento único e, tampouco, um evento semanal para a empresa. É importante sentir como os colaboradores anseiam por esse tipo de atividade e qual é o nível de engajamento antes de colocá-lo definitivamente no calendário da organização.

Além disso, a variedade de happy hours que pode ser implementada exige um planejamento contínuo do seu setor de RH, já que cada um deles vai demandar boa dose de contatos e cuidados para torná-lo em um evento inesquecível.

Abaixo, você pode seguir as nossas dicas de como organizar um happy hour na empresa — dentro ou fora — na empresa!

1. Escolha o local

O primeiro passo para organizar um happy hour na empresa é saber se o happy hour vai ser dentro ou fora da empresa? Comece respondendo a essa pergunta e isso vai abrir todas as portas que você precisa até a sua realização.

Em bares, o happy hour exige menos atenção do RH. Basta encontrar um local adequado e quem sabe fechar pacotes corporativos para que todos se divirtam à vontade.

Já o happy hour na empresa, por sua vez, demanda mais tempo e planejamento para decidir os comes e bebes, a eventual temática e até mesmo o horário apropriado para que todos possam “comparecer” ao evento após o expediente.

2. Envolva os colaboradores

Para organizar um happy hour na empresa, primeiramente, pense no perfil dos seus colaboradores: eles preferem uma atividade interna ou externa? Bar ou balada? Drinques ou bebidas sem álcool?

Para ter mais assertividade nas suas escolhas, envolva-os e faça uma pesquisa. A participação deles é essencial para garantir um happy hour corporativo no qual todos se divirtam e que seja do jeitinho que eles gostam.

4. Valorize também a cultura da empresa

É importante lembrar-se também da cultura organizacional no momento de organizar um happy hour na empresa. E isso nem deve ser um desafio tão grande, considerando que você pode ter uma cultura muito bem inserida e os seus colaboradores se identificam amplamente com a mesma.

Ainda assim, promova um evento que tenha a ver com a identidade da sua marca. Afinal de contas, o happy hour corporativo vai refletir o posicionamento da empresa e tem que estar alinhado às suas características.

5. Estabeleça algumas regras

Embora tenha a diversão como pilar estrutural, um happy hour corporativo não é uma terra sem lei. Por isso, condicione os colaboradores a seguirem algumas regrinhas básicas de boa conduta.

Por exemplo: os vexames, as brigas e as atitudes inconvenientes devem ficar do lado de fora do evento. Assim, a diversão é coletiva e não apenas de algumas pessoas.

6. Vá além da tradicional cervejinha

Que tal um sorteio, uma gincana ou mesmo um encontro fora da empresa que não seja focado em bebidas alcoólicas (ou que não sejam o elemento agregador)?

Bons exemplos disso podem ser realizados ao longo do ano inteiro. Quer ver só?

Aproveite eventos esportivos de todas as modalidades como futebol, vôlei, atletismo, etc para organizar um happy hour na empresa. São oportunidades de criar um evento singular para a sua empresa fortalecer o elo com os colaboradores e gerar momentos únicos.

Vale destacar também que as atividades que vão além da música e dos comes e bebes podem ser usados como uma espécie de treinamento dos profissionais.

As  gincanas, por exemplo, podem ser idealizadas de maneira que ajudem uma equipe a ser mais integrada e unificada.

Ou ainda,bole uma atividade que envolva diferentes setores para a sua realização (como as afamadas escape rooms). Diversão e aprendizado podem — e devem — caminhar lado a lado, afinal de contas.

Por onde começar organizar um happy hour?

Viu como toda a diversão de organizar um happy hour na empresa pode vir carregada de vantagens para o crescimento do negócio e, especialmente, a valorização dos seus recursos humanos?

Por isso, reúna as nossas dicas e comece a implementar o happy hour corporativo para que em pouco tempo o evento seja instaurado no seu cotidiano!

Organize os eventos com um software de RH

Para organizar um happy hour na empresa com mais facilidade e montar eventos dos quais a equipe vai gostar de comparecer, é importante criar meio de coletar essas opiniões.

Para otimizar esse processo, um software de gestão de RH pode ajudar a implementar pesquisas rápidas e fazer repasses para a equipe sobre os happy hour corporativos marcados.

Conheça a plataforma de Recursos Humanos da Xerpa e como ela pode ajudar sua empresa a otimizar as funções do departamento de RH.  Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

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