O happy hour √© um termo em ingl√™s cuja tradu√ß√£o literal significa ‚Äúhora feliz‚ÄĚ. E o seu conceito est√° atrelado ao significado do termo, j√° que prev√™ um momento de descontra√ß√£o entre as pessoas. Em uma empresa, isso pode ser um diferencial e tanto para aproximar os colaboradores, integr√°-los e melhorar o clima organizacional no dia a dia. Mas voc√™ como organizar um happy hour na empresa?

O happy hour tem sido usado por muitas empresas (de todos os nichos e portes) para socializar e aproximar os colaboradores, atuando como uma excelente ferramenta de motivação e engajamento. 

Afinal, trata-se de uma maneira leve e descontraída de unir as equipes e contar com uma interação mais positiva com os funcionários.

Acontece que nem toda empresa entende o valor do happy hour na empresa ou não tem uma organização eficiente desse tipo de evento.

E para facilitar o seu planejamento nós pensamos neste post! Continue lendo e aprenda como organizar um happy hour na empresa capaz de unir todos os funcionários!

O que é happy hour corporativo?

O happy hour corporativo trata-se de um evento de socializa√ß√£o ‚ÄĒ em geral, com bebida e petiscos ‚ÄĒ que muitos brasileiros anseiam ap√≥s o expediente para agregar mais leveza e divertimento em suas rotinas.

O pr√≥prio nome, traduzido do ingl√™s, j√° remete a um bom momento: ‚Äúhora feliz‚ÄĚ. S√≥ que, recentemente, grandes empresas entenderam que √© poss√≠vel trazer para os seus corredores esse tipo de evento.

E não se trata de uma tendência passageira: o happy hour já está inserido na cultura organizacional de muitas empresas de renome, como:

  • 99;
  • QuintoAndar;
  • Webmotors;
  • iFood;
  • Diageo;
  • Heineken.

Isso tem contribu√≠do para aproximar os colaboradores, mas tamb√©m para gerar um momento de descontra√ß√£o ‚ÄĒ essencial ap√≥s um dia estressante, por exemplo.

Organizar um happy hour na empresa √© uma maneira simples e divertida de amenizar as press√Ķes cotidianas e recompensar os seus profissionais por isso.

Por que promover um happy hour na empresa?

Acima, nós já destacamos alguns dos motivos que deveriam inspirar o seu setor de RH a organizar um happy hour na empresa, mas podemos nos estender nesse assunto.

Veja alguns mais alguns motivos para investir no happy hour corporativo:

  • pode ser uma maneira de integrar setores e tamb√©m a lideran√ßa, que pouco dialogam, mas t√™m grande participa√ß√£o no fluxo de trabalho;
  • pode atuar como uma ferramenta de comunica√ß√£o¬†para ‚Äúquebrar o gelo‚ÄĚ;
  • pode servir de instrumento motivacional para unir as pessoas, valorizar os seus recursos humanos e contar com um poderoso meio de engaj√°-los nos objetivos da empresa.

Vale destacar ainda que o evento informal n√£o impede que assuntos de trabalho sejam tratados. √Č uma oportunidade valiosa, portanto, de gerar eventuais insights para a organiza√ß√£o. Afinal, at√© mesmo em momentos de lazer podem surgir boas ideias focadas no meio corporativo.

Como organizar um happy hour na empresa?

Como organizar um happy hour na empresa: todas as etapas

O happy hour corporativo n√£o precisa ser um evento √ļnico e, tampouco, um evento semanal para a empresa. √Č importante sentir como os colaboradores anseiam por esse tipo de atividade e qual √© o n√≠vel de engajamento antes de coloc√°-lo definitivamente no calend√°rio da organiza√ß√£o.

Além disso, a variedade de happy hours que pode ser implementada exige um planejamento contínuo do seu setor de RH, já que cada um deles vai demandar boa dose de contatos e cuidados para torná-lo em um evento inesquecível.

Abaixo, voc√™ pode seguir as nossas dicas de como organizar um happy hour na empresa ‚ÄĒ dentro ou fora ‚ÄĒ na empresa!

1. Escolha o local

O primeiro passo para organizar um happy hour na empresa é saber se o happy hour vai ser dentro ou fora da empresa? Comece respondendo a essa pergunta e isso vai abrir todas as portas que você precisa até a sua realização.

Em bares, o happy hour exige menos atenção do RH. Basta encontrar um local adequado e quem sabe fechar pacotes corporativos para que todos se divirtam à vontade.

J√° o happy hour na empresa, por sua vez, demanda mais tempo e planejamento para decidir os comes e bebes, a eventual tem√°tica e at√© mesmo o hor√°rio apropriado para que todos possam ‚Äúcomparecer‚ÄĚ ao evento ap√≥s o expediente.

2. Envolva os colaboradores

Para organizar um happy hour na empresa, primeiramente, pense no perfil dos seus colaboradores: eles preferem uma atividade interna ou externa? Bar ou balada? Drinques ou bebidas sem √°lcool?

Para ter mais assertividade nas suas escolhas, envolva-os e faça uma pesquisa. A participação deles é essencial para garantir um happy hour corporativo no qual todos se divirtam e que seja do jeitinho que eles gostam.

4. Valorize também a cultura da empresa

√Č importante lembrar-se tamb√©m da cultura organizacional no momento de organizar um happy hour na empresa. E isso nem deve ser um desafio t√£o grande, considerando que voc√™ pode ter uma cultura muito bem inserida e os seus colaboradores se identificam amplamente com a mesma.

Ainda assim, promova um evento que tenha a ver com a identidade da sua marca. Afinal de contas, o happy hour corporativo vai refletir o posicionamento da empresa e tem que estar alinhado às suas características.

5. Estabeleça algumas regras

Embora tenha a diversão como pilar estrutural, um happy hour corporativo não é uma terra sem lei. Por isso, condicione os colaboradores a seguirem algumas regrinhas básicas de boa conduta.

Por exemplo: os vexames, as brigas e as atitudes inconvenientes devem ficar do lado de fora do evento. Assim, a diversão é coletiva e não apenas de algumas pessoas.

6. Vá além da tradicional cervejinha

Que tal um sorteio, uma gincana ou mesmo um encontro fora da empresa que não seja focado em bebidas alcoólicas (ou que não sejam o elemento agregador)?

Bons exemplos disso podem ser realizados ao longo do ano inteiro. Quer ver só?

Aproveite eventos esportivos de todas as modalidades como futebol, v√īlei, atletismo, etc para organizar um happy hour na empresa. S√£o oportunidades de criar um evento singular para a sua empresa fortalecer o elo com os colaboradores e gerar momentos √ļnicos.

Vale destacar tamb√©m que as atividades que v√£o al√©m da m√ļsica e dos comes e bebes podem ser usados como uma esp√©cie de treinamento dos profissionais.

As  gincanas, por exemplo, podem ser idealizadas de maneira que ajudem uma equipe a ser mais integrada e unificada.

Ou ainda,bole uma atividade que envolva diferentes setores para a sua realiza√ß√£o (como as afamadas escape rooms). Divers√£o e aprendizado podem ‚ÄĒ e devem ‚ÄĒ caminhar lado a lado, afinal de contas.

Por onde começar organizar um happy hour?

Viu como toda a diversão de organizar um happy hour na empresa pode vir carregada de vantagens para o crescimento do negócio e, especialmente, a valorização dos seus recursos humanos?

Por isso, re√ļna as nossas dicas e comece a implementar o happy hour corporativo para que em pouco tempo o evento seja instaurado no seu cotidiano!

Organize os eventos com um software de RH

Para organizar um happy hour na empresa com mais facilidade e montar eventos dos quais a equipe vai gostar de comparecer, √© importante criar meio de coletar essas opini√Ķes.

Para otimizar esse processo, um software de gest√£o de RH pode ajudar a implementar pesquisas r√°pidas e fazer repasses para a equipe sobre os happy hour corporativos marcados.

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