Economia: quais hábitos podem melhorar a sua vida financeira?

hábitos podem melhorar vida financeira

Uma coisa é fato, ninguém nos avisou que cuidar da vida financeira seria tão desafiador na vida adulta. Se não houver disciplina e organização, o acúmulo de falhas ou pendências podem trazer problemas graves.

Justamente para te ajudar a enfrentar esse desafio com mais tranquilidade e qualidade, criamos uma lista de medidas que podem revolucionar a sua gestão econômica. Alguns dos hábitos que podem melhorar a sua vida financeira são:

  • use o débito automático;
  • evite parcelamentos;
  • crie uma reserva de emergência;
  • invista parte do salário;
  • organize os gastos gerais;
  • acompanhe a fatura do cartão de crédito;
  • estabeleça metas claras.

Se você quiser saber como estruturar um planejamento familiar inteligente e prático, recomendamos a leitura deste outro artigo aqui, que traz muitas dicas e os principais passos do processo.

Agora, continue acompanhando este post para ver em detalhes quais hábitos podem melhorar a sua vida financeira. Boa leitura! 

O que é saúde financeira?

Antes de explorarmos quais hábitos podem melhorar a sua vida financeira, vamos entender melhor do que se trata a saúde financeira e qual a importância de preservá-la.

Grosso modo, como o próprio nome sugere, saúde financeira é o estado de plenitude das economias de um indivíduo ou grupo (família). 

Essa condição mensura questões como a compatibilidade entre os gastos e os ganhos, a existência de reserva de segurança, a gestão de uma previdência, e assim por diante.

Tudo isso, tendo como objetivo a independência financeira. Em outras palavras, o comportamento, hábitos (diários, semanais e mensais), planejamento e metas financeiras são analisadas rigorosamente para qualificar uma realidade econômica.

Portanto, a saúde financeira envolve muito mais do que o volume de renda ou de bens; ela está relacionada com todos os costumes que afetam direta ou indiretamente o capital e a realização do objetivo econômico de um sujeito.

Quais hábitos podem melhorar a sua vida financeira?

Ter uma saúde financeira afirmativa é sinônimo de segurança, por isso a sua estruturação e preservação são indispensáveis.

A sequência de algumas ações específicas pode te ajudar a conquistar esse estado de plenitude com mais tranquilidade. Confira a seguir quais hábitos podem melhorar a sua vida financeira e otimizar o seu rendimento. 

Use o débito automático

O primeiro hábito que vamos explorar é o uso do débito automático. Sempre que for possível, adote esse método de pagamento para as suas contas mensais.

Além da praticidade, o débito automático evita atrasos, e, consequentemente, o desperdício de dinheiro com juros e multas. Portanto, é uma forma de preservar o seu capital e otimizar o seu rendimento.

Uma dica é definir as datas para a debitação, considerando o dia do seu recebimento. Assim, a falta ou insuficiência de capital em conta não será um problema e as demais despesas poderão ser gerenciadas de maneira mais pragmática.

Evite parcelamentos

Um costume que deve ser evitado é o parcelamento. Da nossa lista de “Quais hábitos podem melhorar a sua vida financeira”, este talvez seja o mais desafiador de se cumprir.

Isso porque a facilidade que esse método de pagamento oferece é um benefício escandaloso, mas nem sempre isso é uma vantagem para a sua saúde financeira. 

Além de comprometer o seu orçamento por meses, o parcelamento é uma dívida que engole parte do seu capital com as taxas de juros abusivas ou tarifas de manutenção

Portanto, opte sempre por economizar, juntar o valor e realizar pagamentos à vista.

Crie uma reserva de emergência

Outro hábito importante para investir na sua saúde financeira é estruturar um fundo ou reserva de emergência.

Para ser eficaz, essa economia deve somar uma quantia de 6 a 12 meses do rendimento dos provedores do lar. Isso pode levar certo tempo, por isso a economia deve ser uma rotina.

Além de ser decisiva para situações imprevistas, como acidentes, desemprego, contratempos, dentre outros, por meio da oferta de proteção a qualidade de vida, a reserva de emergência ainda evita o pedido de empréstimos bancários.

Invista parte do salário

Investir parte do salário também é uma medida interessante para otimizar o rendimento do seu capital.

Seja no mercado financeiros (em ações, fundos imobiliários, Certificado de Depósito Bancário, etc.), previdência privada, atividades de renda extra, e assim por diante.

Da nossa lista de hábitos que podem melhorar a sua vida financeira, esse hábito é um dos que trazem a possibilidade de adquirir retornos financeiros.

Organize os gastos gerais

Esse hábito é básico, sem ele nenhuma das outras medidas atingirá seu potencial máximo. A organização dos ganhos e gastos deve ser o primeiro passo de qualquer iniciativa financeira.

Seja por meio de planilhas, tabelas, aplicativos, softwares de gestão, ou qualquer que seja a ferramenta escolhida, esse controle deve ser executado com atenção e muita responsabilidade.

Deverão ser consideradas questões como despesas fixas (aluguel, condomínio, luz, água, internet, gasolina, mensalidade de colégios, dentre outros), despesas variáveis, dívidas, metas financeiras, e assim por diante. 

Desta forma, a definição dos valores de cada aplicação, das datas, dos destinos e dos prazos, é feita com mais segurança e qualidade.

Acompanhe a fatura do cartão de crédito

Outro hábito para melhorar a sua vida financeira que merece atenção é o controle do cartão de crédito. Embora seja uma forma de pagamento cômoda e conveniente, pode ser perigosa!

Felizmente, praticamente todos os bancos dispõem de ferramentas auxiliares para acompanhar as transações de uso, tais como internet banking ou sistema de avisos por SMS.

Além de facilitar a fiscalização dos gastos, evitando que o limite seja extrapolado, ainda é uma forma de proteger a sua conta de possíveis fraudes, pagamentos duplicados, estornos indevidos, dentre outros.

Estabeleça metas claras

Por fim, o último item da nossa lista de “Quais hábitos podem melhorar a sua vida financeira” é a definição de metas.

Isso porque o maior motivador por trás de qualquer mudança é o seu propósito, independentemente do tamanho ou prazo. Por isso, é indispensável defini-lo com clareza.

Seja a troca de um carro, compra de uma casa ou apartamento, realização de uma viagem ao exterior, quitação de uma dívida antiga, começar um curso profissionalizante, criar um fundo privado, organizar um evento especial; as opções são ilimitadas.

Tendo em mente a realização desse sonho, fica mais fácil cumprir com as economias definidas mensalmente. 

Portanto, podemos concluir que investir na gestão das suas finanças é fundamental para conquistar metas, e os caminhos são diversos. 

Faça uma boa análise da sua realidade econômica atual, estude as medidas exploradas neste post e escolha quais hábitos podem melhorar a sua vida financeira com mais expressividade e comece agora mesmo. O seu sonho não pode esperar!

Curtiu o post? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais com quem também possa estar precisando dessas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar