Gestão por Competências: o que é e como devo implementá-la?

Descobrir e reter os talentos da empresa, gerir pessoas, engajar os profissionais esses são alguns dos pontos que fazem parte da Gestão por Competências, que é uma forma eficaz dos recursos humanos planejar estrategicamente o futuro da empresa.

Esse sistema de responsabilidade é uma forma de sanar problemas de equipe, de gerenciamento do negócio e administração dos colaboradores, que poderão render mais se estiverem em seus devidos cargos, conforme suas habilidades e atribuições.

Quando se aplica uma Gestão por Competências de forma correta dentro da empresa, os funcionários podem ser mais bem aproveitados e consequentemente trazer mais resultados, já que suas habilidades e capacidade técnica estão sendo exploradas de maneira mais satisfatória, oferecendo maior possibilidade de crescimento do profissional.

A Gestão por Competências, em seus processos iniciais, ajuda também a medir a necessidade da empresa em relação as competências específicas para exercer determinadas tarefas, focando na produtividade e engajamento dos funcionários e na busca por resultados.

Algo que pode contribuir com a diretoria e os profissionais de recursos humanos é o Ciclo de Gestão por Competências, que oferece o mapeamento, avaliação, desenvolvimento e monitoração.

Esse modelo de Gestão por Competências deve ser aplicado em todos os setores da empresa, pois assim é possível selecionar e recrutar com maior eficiência, avaliar o desenvolvimento e desempenho do colaborador e consequentemente mensurar os resultados das mudanças ao final do processo.

É preciso ter em mente que uma Gestão por Competências precisa estar adequada a realidade da empresa, para que assim a estratégia possa estar conforme as necessidades da organização. Vamos trazer agora o passo a passo de cada um desses pontos.

• Mapeamento

Mapeie todas as competências da organização através da Gestão por Competências, assim é possível observar e adequar os profissionais as exigências dos cargos.

• Avaliação

Avalie se seus colaboradores se adequam as habilidades e responsabilidades do cargo em que estão inseridos. É possível também avaliar esse ponto anteriormente ao preenchimento da vaga as competências da função, para assim não errar na hora de preenchê-la com determinado funcionário.

• Desenvolvimento

Engajar funcionários, oferecer possibilidades para ele crescer por meio da Gestão por Competências. Nesse ponto é muito importante avaliar quais colaboradores estão abaixo do nível de exigência para o seu cargo e aprimorar suas habilidades.

• Monitoração

É nesse momento que se torna fundamental avaliar se as mudanças pela Gestão por Competências trouxeram mudanças efetivas em relação a equipe e se os resultados foram satisfatórios. Chegando nessa etapa de análise, se inicia novamente o Ciclo de Gestão por Competências.

 

Reunião e planejamento do futuro

Vislumbrar o futuro do negócio é parte integrante da Gestão por Competências, já que por meio dela você pode ter uma visão do que sua empresa almeja e necessita. Por esse motivo, reuniões entre líderes, diretores e recursos humanos precisam ser objetivas e concisas, focando sempre nas competências.

 

Subdivisão de cargos

Dentro de um mesmo setor existem várias competências, porém é imprescindível identificar, selecionar e dividir os colaboradores conforme suas habilidades e dentro de um nível de hierarquia. A Gestão por Competências precisa fazer parte desse processo, e ser o apoio nessa subdivisão de cargos.

 

Divisão de perfis e competências

Quando se obtém todas informações necessárias pelos métodos de Gestão por Competências, você poderá especificar e dividir todos os perfis, cargos, habilidade e competências que os setores demandam, inclusive descrevendo os objetivos e o papel que cada profissional precisa executar em sua área.

 

Remanejamento de colaboradores

A Gestão por Competências pode regir toda realocação de colaboradores da sua empresa. Se você tem em mãos as necessidades da empresa, os perfis e habilidades de cada funcionário, fica ainda mais fácil remanejar um colaborador para outra função, minimizando os erros de troca.

 

Recrutamento

Um processo de recrutamento pode parecer uma tarefa árdua e pesada dentro de uma empresa, porém com um sistema de Gestão por Competências, essas escolhas de novos colaboradores podem se tornar mais eficientes e corretas, já que você terá em mãos todas as necessidades do cargo e as competências necessárias para ocupá-lo, sendo mais assertivo na hora de optar por um determinado profissional.

 

Aprimoramento dos profissionais

Manter os colaboradores engajados, com capacitações, cursos e etc., são uma forma de abrir as portas para o crescimento não só do seu profissional, mas também da empresa, que terá alguém mais pronto e constantemente atualizado com a realidade da empresa e do mercado. É fundamental cruzar as competências existentes com as competências necessárias para realizar promoções, realocação de cargos e definição para futuras competências.

 

Conclusão

Em um mercado competitivo e repleto de profissionais, os mínimos detalhes é que fazem a diferença para a empresa engrenar ou fracassar. Apostar em recursos acessíveis e meios simples de serem colocados em prática, como a Gestão por Competências, por exemplo, é o que atualmente contribui para alavancar os resultados da empresa, já que um processo como esse quando aplicado, tende a aumentar o desempenho dos colaboradores e consequentemente oferecer maior possibilidade de sucesso a empresas que adotam tais métodos.

Porém, um sistema de Gestão por Competências não pode mais ser algo apenas conceitual, que fica no universo das ideias, mas precisa ser um processo obrigatório e concreto na realidade das empresas.

Uma empresa que busca acertar nos recrutamentos, na gestão dos próprios funcionários e na busca incessante por resultados, precisa ter controle sobre a própria equipe. Como ainda é possível que uma empresa que tem objetivos e metas ainda não tenha descrito as competências dos próprios cargos.

Ultrapasse as próprias barreiras e adote no seu dia a dia uma Gestão por Competências se você ainda não fez. Os resultados de um sistema como esse são extremamente satisfatórios e sem dúvida farão com que a sua empresa erre menos nas tomadas de decisão ao remanejar um funcionário ou mesmo no momento de efetuar uma contratação.

Saiba como fazer a Gestão por Competências da sua empresa com a Xerpa.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *