Inscreva-se

Gestão inovadora: como inovar nos processos admnistrativos da empresa
Cultura da Empresa

Gestão inovadora: como inovar nos processos admnistrativos da empresa

A gestão inovadora é uma prática que consiste no acompanhamento das principais tendências e soluções corporativas, envolvendo a empresa em todos os aspectos com treinamentos, capacitações e tecnologias que ajudem a suprir e antecipar as demandas.

 

Muito se tem dito a respeito de inovação para as empresas, atualmente, com prevalência no uso de novas tecnologias para qualificar o processo.

Acontece que a gestão inovadora temmuito do investimento em soluções tecnológicas. Só que não apenas isso. A inovação pode vir de dentro e também de uma nova postura dos colaboradores e da instauração de novos processos.

O resultado disso é imediato: mais produtividade com menos uso de recursos. E, potencialmente, mais motivação e engajamento dos colaboradores.

Quer entender os motivos para isso e por que a sua empresa deveria investir o quanto antes em uma gestão inovadora? Basta seguir, então, com a leitura do nosso artigo e inspirar-se em nossas sugestões!

Após finalizar a leitura, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você descobrirá dicas essenciais para criar um planejamento de RH eficiente! Responda o formulário e receba agora mesmo:


O que é gestão inovadora?

Em resumo, a gestão inovadora é uma prática que consiste no acompanhamento das principais tendências e soluções corporativas, envolvendo a empresa em todos os aspectos.

Isso tudo, por meio de treinamentos e capacitações, para a gestão de pessoas, avaliações contínuas e no trato dos recursos humanos e nas relações com o consumidor. E, sem dúvidas, o auxílio pontual de novas tecnologias que ajudem a suprir e antecipar as demandas.

Afinal, os tempos mudaram — e muito — nas duas últimas décadas. As organizações corporativas que ainda não se atentaram a isso perderam vantagens competitivas.

É só perceber o valor que essa mudança de atitude agrega à rotina de uma empresa — e isso independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

Vamos tomar como exemplo imediato a geração millennial. Movido por desafios e mudanças constantes, esse perfil de profissional não se adapta à rigidez de uma cultura organizacional tradicional e inflexível.

Detalhe: os millennials já correspondem a, pelo menos, 50% de toda a força de trabalho dos dias atuais.

Vale, ainda, dissociar a ideia de que inovação é um termo pertinente apenas às mentes mais brilhantes do século.

O trabalho de uma gestão inovadora é aplicado com muito esforço e criatividade, sim, mas com planejamento coletivo e com atenção a uma série de fatores, como:

 

Fatores importantes para o planejamento da gestão inovadora

  • o conhecimento de todo o fluxo de trabalho da empresa, para identificar oportunidades e gargalos produtivos em cada uma de suas etapas;
  • o momento mercadológica e as tendências consolidadas que podem ser aplicadas na realidade da sua empresa;
  • o perfil dos seus colaboradores e o nível de motivação no trabalho, buscando a sua contínua manutenção e aperfeiçoamento;
  • as ações da concorrência e a avaliação estratégica de quais podem ser aproveitadas e moldadas, e quais devem ser descartadas;
  • o nível de satisfação do seu público-alvo com relação às suas soluções e ao atendimento prestado pelas suas equipes.

Vale salientar que essas atitudes devem vir acompanhadas de um desafiador trabalho de flexibilidade na mentalidade e no comportamento da cultura da empresa.

A rigidez dos processos perdeu espaço para o dinamismo da Era Digital. E a gestão inovadora está intimamente associada esses preceitos tão fundamentais na organização de nossa sociedade, hoje em dia.

 

Quais são as vantagens em aplicar a gestão inovadora?

Embora o trajeto tenda a ser desafiador — afinal, estamos falando da ruptura de uma cultura organizacional, em muitos casos —, os benefícios da gestão inovadora são variados.

E, muitos deles, são ganhos imediatos. Isso significa que a sua empresa se adapta rapidamente às exigências e necessidades do mercado e não demanda tanto tempo para alcançar isso.

Abaixo, destacamos algumas das principais vantagens em aplicar a gestão inovadora:

 

Mais competitividade para a empresa

Ao reinventar os processos, cuidar dos talentos internos e promover melhorias qualitativas no investimento tecnológico, é imediata a transformação da empresa.

Consequentemente, você se distancia da concorrência, que pode ainda estar resistente à ideia de aplicar a gestão inovadora. Ou mesmo que tenha identificado soluções de menor impacto.

 

Transforma a sua marca em autoridade

Muito se fala, atualmente, em agregar mais valor. As empresas devem traduzir isso nos seus produtos ou serviços, mas internamente também. Fazer com que os colaboradores se tornem “embaixadores” da marca, e ajudem a consolidar a reputação da empresa no mercado.

Uma cultura de inovação permite que você obtenha a retenção de talentos e, ainda, que atraia indivíduos no mercado em busca de uma empresa com essas características.

 

Contribui com a manutenção do engajamento dos colaboradores

Vamos tomar como exemplo uma empresa que tenha investido em um software de gestão para o RH. Nesses casos, muitas tarefas podem ser automatizadas, providenciando mais tempo livre para os profissionais do setor trabalharem em elementos estratégicos.

Um deles é a motivação dos funcionários. As avaliações passam a ser mais frequentes e aprofundadas, identificando eventuais problemas antes que eles evoluam.

E uma empresa que consegue minimizar essas questões e evoluir a satisfação geral do seu quadro de colaboradores tem muito a ganhar. Afinal, profissionais felizes trabalham muito mais e melhor!

 

Ajuda na organização de processos internos

Por fim, convém mencionar que os processos internos passam a ser melhor organizados. A própria tecnologia citada anteriormente é um fator relevante.

Mas não apenas ela: a gestão inovadora faz um mapeamento de todo o fluxo de trabalho. Isso permite que os processos sejam avaliados constantemente e monitorados.

Como resultado, a organização se torna parte permanente da cultura organizacional da empresa.

 

Como implementá-la?

Até aqui, vimos o que é a gestão inovadora e quais são os benefícios da sua aplicação. Falta, portanto, compreender o caminho para o seu planejamento e execução para colher os resultados mencionados anteriormente.

Para facilitar, abaixo nós compilamos um completo passo a passo para que a gestão inovadora seja absorvida plenamente no DNA da organização onde você trabalha. Confira:

 

Passo a passo para uma gestão inovadora

  • tenha um planejamento estratégico. Saiba para onde você deseja orientar o desenvolvimento da empresa antes de apontar soluções tidas como inovadoras;
  • identifique, então, as situações que podem ser aprimoradas e quais são as respectivas soluções para cada uma delas;
  • envolva as equipes no processo. Uma das grandes características da gestão inovadora é a ruptura da hierarquia vertical de liderança, por isso, compartilhe ideias e abra os canais de comunicação para que os colaboradores participem ativamente do processo;
  •  monitore e acompanhe as principais métricas avaliadas por meio dos objetivos traçados. Elas vão ajudar a consolidar a atenção dos responsáveis pelas mudanças e, então, avaliar constantemente se a empresa está no caminho certo ou se ajustes são necessários.

Com base no que vimos, anteriormente, vamos usar novamente o exemplo do software de gestão. Uma vez identificada a sua necessidade, o responsável pela implementação do projeto deve ter, previamente, o objetivo esclarecido e toda a transição mapeada.

Assim, ao longo do processo é possível avaliar quais foram os resultados imediatos, com essa mudança, e quais foram as melhorias identificadas.

No dinamismo promovido pelas soluções tecnológicas, há como ter os dados à mão facilmente, contribuindo para um monitoramento eficaz e cujo tempo de resposta é curto.

 

Existem desafios na implementação da gestão inovadora?

Como já havíamos antecipado, a gestão inovadora pode não ser tão fácil quanto os seus idealizadores gostariam. Afinal, nem todo ponto de ruptura é feito da noite para o dia.

Mas isso varia de acordo com a própria cultura da organização. Existem empresas que já lidavam com um modelo mais flexível e que, diante de uma solução apontada como diferenciada, consegue realizá-la sem grandes obstáculos no percurso.

Além disso, outro desafio a ser observado é o impacto das soluções avaliadas. Pois, como também já mencionamos, a concorrência também deve estar atenta à implementação de uma gestão inovadora.

Só que, da mesma forma que uma solução pode funcionar para o concorrente, o mesmo pode não servir adequadamente para a sua rotina. Não vale, portanto, imaginar uma solução genérica.

A cultura de uma gestão inovadora está na personalização de estratégias e na sua aplicação de acordo com a demanda, necessidades e objetivos de cada empresa. Aí está o grande desafio.

 

Quais projetos podem ser inspiradores nesse sentido?

Para finalizarmos o nosso conteúdo — e agregar um valor real a todas as palavras que apresentamos até aqui — cabe espaço para cases inspiradores.

Ou seja: situações reais do mercado em que a gestão inovadora se mostrou eficaz para que os resultados esperados fossem alcançados. São elas:

 

Osklen

Resultado da atenção profunda sobre as demandas do mercado e os rumos da sociedade, a marca de confecção de roupas esportivas investiu não apenas em elegância, mas em sustentabilidade.

Perceba o impacto disso, em um momento no qual o assunto influencia ativamente na percepção de marca do consumidor. E a empresa ditou os rumos, alinhando os seus valores a uma produção que alia estilo com a conscientização do meio ambiente.

 

Gerdau

A crise financeira internacional, entre 2007 e 2009, fez com que a Gerdau desse uma aula de gestão inovadora: a siderúrgica investiu pesado em novas tecnologias e na modernização de sua cadeia produtiva.

Como resultado, o custo produtivo foi menor e, a capacidade produtiva, maior. Isso gerou mais rendimentos à empresa, que mostrou a relevância de estar um passo à frente das circunstâncias que envolvem o seu setor de atuação — direta ou indiretamente.

Quer saber mais a respeito do assunto? Então, não deixe de conferir também nosso artigo que aponta 6 das empresas mais inovadoras em recursos Humanos!

 

E então, deu para ter uma boa ideia do poderio da gestão inovadora, as suas vantagens e como aplicá-la na realidade do seu negócio? Agora, se estiver em busca de mais dicas e novidades do seu mercado, assine a nossa newsletter — é só preencher o seu endereço de e-mail no campo específico, localizado no canto inferior direito do nosso blog — para receber todos os nossos artigos em primeira mão!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *