Em qualquer negócio, independente do segmento, fazer um bom planejamento é uma das etapas mais importantes. É a partir dele que são estabelecidas quais são as metas. A gestão horizontal vai mostrar uma nova metodologia. E você sabe o que é gestão horizontal e como ela beneficia as empresas?

A gestão é um processo determinante que toda a empresa precisa para ser bem-sucedida em seu segmento para prosperar nos negócios.

O gestor não é alguém simplesmente encarregado de fiscalizar comportamentos, dar ordens e ditar as regras. Muito mais do que isso, ele é a pessoa responsável para atuar com uma atribuição político-administrativa no interior da empresa.

Continue lendo e entenda o que é gestão horizontal e o seu papel na construção de uma cultura organizacional bem sucedida.

O que é  gestão horizontal?

Uma empresa com uma gestão horizontal competente é capaz de influenciar positivamente todas as áreas do negócio: as pessoas, a estrutura, os processos e as finanças.

Cada vez mais, o mercado exige dos negócios uma otimização do tempo, agilidade nas burocracias e até mesmo uma reinvenção dentro da própria área e do segmento.

Em qualquer área, uma boa gestão tem como finalidade equilibrar todos os lados de uma empresa, para que o seu crescimento seja exponencial.

Considerando que a ideia de gestão vertical — baseada em um sistema hierárquico, vigente há anos — encontra-se defasada. É por esse motivo que as empresas buscam um novo modelo de como gerir uma empresa e a gestão horizontal pode ser aplicada como oposto aos formatos tradicionais.

Sendo assim, a gestão horizontal não se baseia, de forma alguma, na hierarquia. Graças a isso, os funcionários podem se sentir com mais liberdade para certas tomadas de decisões e, dessa forma, proporcionar para eles mesmos, um maior rendimento.

Nesse modelo de gestão, os colaboradores são estimulados a ter uma maior liberdade, engajando-os e fazendo com que eles tenham uma mais autonomia para as tomadas de decisões no ambiente interno de trabalho.

Grandes empresas multinacionais se baseiam no formato de gestão horizontal, como Netflix, Google, Grupo Ideal Trends e Tesla.

Benefícios

Entre as principais vantagens de adotar a gestão horizontal estão:

  • equipe versátil e plurivalente;
  • colaboradores interessados;
  • decisões tomadas de forma mais rápida;
  • melhor custo-benefício para a empresa;
  • trabalhos mais bem feitos;
  • maior agilidade dos colaboradores.

Não ter a necessidade de prestar contas diretamente a um gerente não significa que o empreendimento esteja desorganizado.

O diferencial da gestão horizontal é  investir o suficiente na capacitação de funcionários para que eles sejam capazes e tenham conhecimento pleno de como tomar as melhores decisões para executar as suas tarefas da melhor maneira possível.

Como implementar a gestão horizontal

O que é gestão horizontal e como implementar na sua empresa

Uma gestão não tem a necessidade de ser complexa para que seja eficiente. Na verdade, quanto mais simples e assertiva, melhor para todos os colaboradores.

A gestão horizontal dá à empresa uma certa emancipação, pois faz com que os processos internos se tornem mais eficazes, o que pode refletir positivamente no ambiente externo.

Quando uma empresa investe em marketing digital, fica claro para ela a importância do bom relacionamento com o seu público, como também é essencial desenvolver a identidade e fortalecer a marca.

O futuro é da gestão horizontal!

A gestão horizontal pode ser um dos caminhos para implementar uma cultura empresarial — um conjunto de filosofias e valores — com os quais seus colaboradores se identifiquem. Na verdade, o ideal é que todos trabalhem juntos a essa mesma cultura.

Um exemplo disso no Brasil é o Grupo Ideal Trends. A cultura do trabalho do Grupo Ideal Trends acredita que os seus funcionários sabem lidar com os problemas que aparecem como uma forma de ‘liberdade com responsabilidade’, por acreditar que os dois andem sempre juntos.

Dessa forma, foram criados 10 princípios da gestão horizontal no Grupo Ideal Trends:

  1. sonhar grande;
  2. meritocracia;
  3. formar líderes;
  4. ser exemplo;
  5. resultados;
  6. agir como dono;
  7. simplicidade e franqueza;
  8. empresa enxuta;
  9. trabalhar duro;
  10. integridade.

Avaliando tudo isso de maneira estratégica, pode ser também um braço do marketing digital uma vez que serve também para fortalecer a marca do Grupo Ideal Trends. Toda gestão horizontal pode servir como objetivo de desenvolver a identidade da empresa.

Além disso, cada vez mais há uma grande preocupação do público não apenas na qualidade do produto que a empresa oferece, mas principalmente em quais são os valores, os ideais e no quê a marca acredita. 

Dessa forma, quanto mais um negócio for transparente e acreditar em seus colaboradores a ponto de deixar que eles tomem as decisões, mais atraente para o público isso pode ser.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

.