Inscreva-se

Qual a importância da gestão do capital humano para as empresas?
SSUCv3H4sIAAAAAAAEAJ1Sy27EIAy8V+o/rDgvUngkQH+l6oGA2UWbhiqQrapV/r2EJBXtsTc89pjx2I/np9MJ9Tp6g15OjzXKsR+GOaZJJx/GDDfnHQfrU5i8HlZwxZaSQTHpNEeIVYt4nVOCKaZgbhlmVbXRCS65za/6Q8LrFp+ORElmRk4hdK6wOPcFO6Dl/G/m9ng7ptQXGM3Xqm2pVE8wgN5m3DUiJ1lnnesxbQzBvLc9lsQCBslJI6hoKZXHz0haSYCLFgupJOaNZVhLp7HjikrBOyN68VPMGt70BBymCnJnZTosJROYESKYg0YI2RX9m2h0+8xevxc/d7l3byFUsZ6tD5Xf92D0EP9s5mPyxo+XihbSFaaKZsI8pmk1BxHVonqr+WLCe0UdQypu7eYjm9deeIy0RAlGGFMdIVzuY6NyK97WU3hbGELpnkOHW9AWc0dX65oOU22cE0CtaV2WsnwD+asmUc0CAAA=
Dicas

Qual a importância da gestão do capital humano para as empresas?

A gestão do capital humano é um dos principais impulsionadores para o sucesso corporativo e para uma vantagem competitiva sustentada. Por exemplo, se a sua empresa e os concorrentes apresentam um nivelamento em termos de produtos e serviços, o capital humano é o ponto que pode fazer toda a diferença a seu favor.

O fato é que o mercado de trabalho está evoluindo a cada dia, juntamente às mudanças gerais no ambiente de negócios. Isso significa que as empresas precisam, mais do que nunca, ter um maior controle sobre as suas forças profissionais. Esse direcionamento é essencial para o destaque em termos econômicos, criativos e de inovação.

Por isso, neste artigo, apresentaremos os principais pontos sobre a gestão do capital humano nas empresas. Continue lendo e confira!

Após a leitura do artigo, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você aprenderá a criar um planejamento de RH eficiente! Responda o formulário e receba agora mesmo:


O que é o capital humano?

O capital é um tipo de ativo que permite que uma empresa alcance resultados e obtenha lucros. Exemplos de capital incluem financeiro, ferramentas, equipamentos, humano, entre outros.

Por sua vez, o capital humano é a soma total do conhecimento e das habilidades de um profissional que a empresa pode utilizar para promover os seus objetivos. Ou seja, diferentemente do que muitos acreditam, capital humano não se define apenas pela quantidade de trabalhadores que fazem parte da empresa e, sim, pelas possibilidades e os valores que essas pessoas podem agregar ao negócio.

 

Qual a importância da gestão de capital humano para as empresas?

Ainda que, hoje, já existam tecnologias com inteligência artificial, as empresas ainda precisam do capital humano para realizar quase todos os processos. Em outras palavras: é preciso capital humano para criar outras formas de investimento e renda. 

À medida que nos aprofundamos cada vez mais em uma economia baseada no conhecimento, que depende de informações e habilidades de alto nível, o gerenciamento da capacidade dos profissionais se torna cada vez mais importante.

Como dito, os processos e produtos estão bastante nivelados no mercado atual. A qualidade humana de cada empresa é o que pode pender a balança a favor de uma marca.

 

Como ter uma boa gestão de capital humano?

Confira, agora, algumas dicas de como ter uma boa gestão humana.

Identifique o perfil dos profissionais

Uma das maneiras mais inteligentes e adequadas para gerenciar os profissionais da sua empresa é identificando o perfil de cada trabalhador. Com essa estratégia, será possível realizar comparativos de habilidades e comportamentos para criar equipes mais coesas e com maiores chances de produtividade.

 

Proporcione oportunidades para crescimento

Manter a motivação dos profissionais é importante para toda organização. Proporcionar oportunidades de crescimento é uma ótima maneira de conseguir isso. Então, trabalhe com metas realistas e ofereça a melhor estrutura (física, tecnológica e administrativa) para que os colaboradores consigam atingir os objetivos individuais e coletivos.

 

Promova sessões de treinamento e capacitação

Promover sessões de treinamento é uma das formas mais indicadas de extrair as habilidades mais aguçadas de um profissional. Gerenciar o capital humano significa trabalhar os valores que cada funcionário pode oferecer para a empresa. A capacitação de um trabalhador torna esse acompanhamento real e mais benéfico para todos os envolvidos.

 

Quais os principais desafios nesse gerenciamento?

Claro, obter sucesso na gestão de capital humano é um desafio que as empresas devem estar dispostas a enfrentar. Diferentemente de uma gestão de sistemas, aqui, a interação é com seres humanos, e isso torna o trabalho muito mais abrangente. Entre os principais desafios das empresas, estão:

  • alinhamento das competências dos trabalhadores com as estratégias organizacionais;
  • aplicação de uma liderança humanizada (os gestores são responsáveis diretos pelos resultados das equipes);
  • mensuração dos resultados em um gerenciamento de capital humano (ainda há muita dificuldade por parte das empresas em medir os resultados desse trabalho).

 

Enfim, a gestão do capital humano envolve muitas questões que vão além de uma liderança básica. Por se tratar de profissionais com objetivos e desejos, é necessário um trabalho mais detalhado e alinhado para que os verdadeiros resultados apareçam. Então, analise as informações e extraia sempre o melhor dos profissionais da sua empresa.

 

Achou o artigo interessante? Então, que tal, agora, conferir o nosso texto sobre gestão de metas?

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *