Um gerenciador financeiro é capaz de lidar com os recursos financeiros de uma empresa. Com o objetivo de efetivamente atingir as metas organizacionais de sucesso nos negócios com rentabilidade.

Em suma, ele é essencial para qualquer empresa, uma vez que as finanças são uma das funções mais cruciais de uma organização, pois lidam diretamente com seu aspecto de lucratividade.

A gerência financeira é atendida por especialistas. A maioria possui diplomas em administração financeira e certificação em um ou vários cursos de finanças. Porém, ela também pode ser feita através de softwares especializados. Na verdade, o ideal é que as empresas trabalhem com os dois: gestores e ferramentas, juntos.

Ser uma empresa financeiramente bem-sucedida é o objetivo de qualquer organização e, portanto, todas as suas funções devem aderir às normas e práticas de gerenciamento financeiro. Entenda mais sobre o assunto!

Por que se preocupar tanto com a gestão financeira?

Antes de entender a importância de um gerenciador financeiro para o seu negócio, é preciso entender o porquê a gestão financeira está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso empresarial.

Ora, se empresários sabem que empresas não sobrevivem sem dinheiro, por que na prática não gerenciam as finanças? Há diferentes respostas para essa pergunta, claro, mas um dos fatores principais é o desconhecimento da importância de gerenciar o que entra e sai do caixa.

Quer um exemplo de como esse desconhecimento prejudica seu sucesso? Talvez você esteja cometendo, rotineiramente, erros comuns:

  • misturar as contas bancárias pessoais e empresariais;
  • tirar dinheiro do caixa sem registrar a operação;
  • pagar fornecedores sem marcar o que foi pago, quando foi pago e para quem foi pago;
  • não definir o pró-labore e, a cada necessidade, retirar dinheiro da empresa;
  • desconhecer as despesas e as receitas do negócio;
  • não se aprofundar no conhecimento de termos e conceitos empresariais;
  • não acompanhar métricas ou indicadores financeiros para entender os resultados obtidos;
  • deixar de avaliar, por meio de cálculos exatos, se a empresa está gerando lucros ou dando prejuízo.

A lista é longa, não é?

Muitos desses pequenos problemas (que se tornam bem maiores com o tempo) têm origem na educação financeira pessoal. Se no âmbito pessoal você tem muitas dívidas, vive no vermelho e não consegue poupar de jeito nenhum, essa situação provavelmente será refletida em seu negócio.

 

Não perca esse conselho valioso!

E se você parar para pensar, os tópicos acima se relacionam uns com os outros.

  • Se as contas pessoais e empresariais estão misturadas e não há o registro de entradas e saídas de dinheiro do caixa (pagamentos/recebimentos), como será possível saber qual é a situação atual?
  • Se você não sabe onde o dinheiro está sendo gasto ou investido, exatamente, como vai reduzir custos e cortar despesas?
  • Se não há a análise de relatórios e o acompanhamento de indicadores, como os gestores e a equipe vão saber se as estratégias (de vendas ou de marketing, por exemplo) estão dando certo?

Nem os serviços da contabilidade, por melhores que sejam, conseguem lidar com a falta de organização de dados. Afinal, o escritório de contabilidade trabalha com documentos e com dados repassados pela própria empresa.

Por isso, oferecemos um dos conselhos mais valiosos que empresários podem receber: faça da gestão financeira uma rotina!

Realizar conciliações bancárias, acompanhar o Fluxo de Caixa e analisar as contas a pagar e a receber: todas essas atividades devem ser feitas periodicamente. A disciplina anda junto com o sucesso das finanças.

Para ajudar, apresentamos agora o ponto central deste artigo, o gerenciador financeiro!

O que faz um gerenciador financeiro?

Significado de gerenciamento financeiro: Ele analisa, otimiza e envolve orçamentos, estoques, pedidos de alteração, folhas de ponto, faturamento, lucratividade e relatórios para todas as iniciativas comerciais individuais incluídas nos relatórios financeiros de uma empresa.

Um gerenciador financeiro, além de gerar relatórios referentes às suas finanças, ainda facilita o fluxo de caixa da empresa, oferece segurança para os negócios, otimizam tempo e dinheiro e pode ser executado de qualquer lugar.

Em suma, as principais funcionalidades daquele que é responsável pelas finanças são: controle e fluxo de caixa, análise de contas a pagar e receber, emissão de relatórios…

Emitir relatórios ao se falar de gerenciamento financeiro é algo essencial. Sem isso, não é possível catalogar e comprovar a entrada e saída de nenhuma operação de fluxo de caixa, muito menos analisa-las para poder melhorar os procedimentos e as estratégias da empresa.

Além de otimizar sua empresa através da geração de relatórios, existem vários benefícios do gerenciamento financeiro dentro de uma empresa. Alguns deles são discutidos abaixo:

 

Mobilidade

O gerenciador financeiro certo oferece a vantagem de você poder acessar suas contas comerciais de qualquer lugar em função de sua tecnologia.

Além de oferecer suporte aos navegadores da web mais usados, a maioria dos programas que atua de forma similar a um profissional responsável pelas finanças fornece aplicativos para iPhone / iPad e Android. Com isso você pode:

  • Enviar uma fatura diretamente do seu dispositivo móvel;
  • Exibir informações de cliente, despesas ou faturas;
  • Registrar despesas imediatamente e anexar recibos;
  • Importar os dados de um novo cliente diretamente das informações de contato do telefone;

Outra vantagem de economizar tempo e dinheiro é a capacidade de permitir ao responsável pelas finanças acesso direto aos seus livros online, ao invés de precisar transferir manualmente arquivos em papel ou eletrônicos sempre que precisar acessar suas contas.

 

Centralização

O uso de um bom gerenciador financeiro centraliza muitos aspectos das finanças de sua empresa, pois você poderá lidar com tarefas como gerenciamento de estoque, faturamento, folha de pagamento e até mesmo alguns aspectos do gerenciamento de relacionamento com clientes.

Tudo isso através do seu programa e gerenciador financeiro. A centralização economiza tempo e dinheiro, pois você não precisa comprar programas separados para realizar tarefas básicas.

 

Simplifica a conformidade tributária

Além de mostrar o quanto de imposto é pago em faturas específicas, o gerenciador financeiro de contabilidade para pequenas empresas também permite preparar relatórios mostrando, por exemplo, quanto de um imposto específico que sua empresa pagou durante um determinado período de tempo.

Isso facilita a coleta dos dados de que sua empresa precisa.

 

Fornece ferramentas de análise

Ter um bom gerenciador financeiro é como ter um consultor financeiro interno; os relatórios personalizáveis ​​permitem analisar diferentes aspectos da sua pequena empresa, fornecendo os dados necessários para tomar melhores decisões financeiras.

Relatórios como resumos de balanços mostram exatamente o desempenho de seus negócios no momento. Enquanto relatórios como clientes que devem dinheiro permitem que você gerencie suas contas a receber com mais facilidade.

 

Precisão

Como o gerenciador financeiro para empresas faz muitos dos cálculos necessários para você, seus dados financeiros terão um nível de precisão mais alto do que se você mantivesse registros de papel e caneta.

Isso acontece especialmente se você tiver várias pessoas inserindo os dados em um mesmo lugar. O que pode causar irregularidades diversas advindas do erro humano.

Ele também facilita o acesso e o fornecimento de informações precisas. Precisa do endereço de correspondência de um fornecedor? Quer saber quando um cliente fez o último pagamento de uma conta pendente? Conte com o gerenciador financeiro.

 

Conclusão: gerenciador financeiro

Um gerenciador financeiro é essencial para qualquer empresa, seja ele um profissional ou um software executado por quem entende do assunto.

Enquanto o profissional é uma pessoa só e pode contar com o erro humano, um software tem mais chances de efetuar seus serviços de forma precisa, além de poder ser gerenciado de qualquer lugar.

Sabendo disso, conheça a funcionalidade controle financeiro do ERP GestãoClick, o melhor gerenciador financeiro que você pode ter!

* Esse artigo foi produzido pelo GestãoClick.