Funil de recrutamento

Funil de recrutamento: o que é e como usar para otimizar suas contratações

O funil de recrutamento e seleção é um guia completo detalhando todas as etapas que o candidato deve passar, desde da aplicação na vaga até a contratação. Ele ajuda a dar visibilidade ao processo de seleção como um todo, além de permitir fazer análise das contratações e mensurar cada uma das etapas.

Você já parou um tempo para analisar como estão as etapas do processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores para a sua empresa? Ainda não fez isso? Então, está perdendo grandes oportunidades e talentos. 

Ter assertividade nas contratações, além de trazer benefícios econômicos, é fundamental para otimizar o crescimento da sua empresa. Mas nem sempre o processo é eficiente e a escolha do profissional a mais adequada. Por isso, utilizar corretamente o funil de recrutamento é fundamental.

As dificuldades no recrutamento e seleção estão muito relacionadas à inexperiência dos candidatos ou mesmo à urgência para fazer a contratação. Entretanto, este é um processo que requer calma e atenção.

Um estudo divulgado pela Harvard Business apontou que 80% da rotatividade de colaboradores têm relação com decisões erradas tomadas durante o processo de contratação.

Portanto, é de extrema importância estar munido de ferramentas, como o funil de recrutamento e seleção, que facilitem o desenvolvimento e a análise de todo o processo de contratação.

Descubra a seguir, como o funil de recrutamento pode melhorar o processo de gestão de talentos e elevar a qualidade das suas contratações.

Funil de recrutamento e seleção: o que é e porque fazer?

O funil de recrutamento é um conceito que vem do marketing digital, usado para mapear o caminho do lead, desde sua visita ao site até chegar na compra final.

Baseando o processo de recrutamento nesta ferramenta de método de abordagem, o funil é direcionado para percorrer todo o caminho dos candidatos a uma vaga de emprego.

Desde a candidatura à vaga até o fim da contratação e início do trabalho, passando pelo exame médico e entrevistas.

O funil de recrutamento e seleção é uma representação gráfica das etapas do processo seletivo, servindo como um guia que permite visualizar o processo como um todo.

Por meio dele, é possível gerenciar os candidatos da melhor forma possível, tendo mais clareza e confiança nos resultados obtidos. Além de facilitar a avaliação do processo de recrutamento e seleção para otimizar o processo seletivo, por meio de funções como:

  • identificar quantos candidatos se candidataram à vaga;
  • quantos participaram de cada fase;
  • qual a taxa de conversão em cada etapa;
  • quantos dias ou semanas demorou para passar para etapa seguinte;
  • qual fase teve mais reprovação;
  • qual teve maior número de desistência;
  • qual etapa teve mais engajamento;
  • dimensionar o seu time to hire, tempo total desde a atração dos candidatos até a conclusão do processo de seleção.

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Etapas do funil de recrutamento

O funil pode ser dividido em três etapas distintas:

  1. Topo de funil: atração dos melhores candidatos e triagem de currículo;
  2. Meio de Funil: entrevistas e mensuração do engajamento;
  3. Fundo de Funil: escolha do melhor talento e contratação.

1. Topo de funil

Para atrair talentos que se encaixem no perfil da vaga é fundamental caprichar no conteúdo divulgado. Conheça bem as características dos seus candidatos e escolha o tipo de conteúdo e abordagem mais adequada para a entrevista.

Para saber se a divulgação da vaga está sendo bem sucedida, faça uma análise dos dados de acesso à vaga X número de candidaturas. De acordo com uma pesquisa do Recruiterbox, se a taxa de conversão estiver abaixo de 10-15%, existe algum problema na divulgação. Para corrigir possíveis erros, vale à pena:

  • verificar se a linguagem está adequada;
  • se as informações estão completas e atrativas;
  • se a vaga está sendo divulgada nos canais corretos, onde seu público está presente.

Cada empresa requer um tipo específico de abordagem e divulgação.

Ainda no topo do funil, é necessário realizar a triagem e análise dos currículos. Se a divulgação for correta, a atração será bem-sucedida e o número de candidatos alto. Por isso a necessidade de filtrar corretamente, evitando assim candidatos que não tenham o perfil adequado para a vaga.

Essa triagem pode ocorrer em duas etapas:

  1. análise automatizada: utilizando ferramentas de automação e recrutamento online para filtrar e selecionar currículos que se encaixem nos requisitos indispensáveis para a vaga;
  2. análise comportamental: a definição do perfil comportamental é uma boa estratégia para realizar uma seleção assertiva. Também é possível automatizar este processo, selecionando apenas os currículos com tendências comportamentais e competências necessárias para a vaga.

2. Meio de Funil

Com a redução de currículos feita na fase anterior, já será possível analisar, manualmente, os currículos que restaram para conhecer melhor os candidatos e convidá-los para uma entrevista, essa é uma etapa fundamental do funil de recrutamento.

É importante, mais uma vez, ficar de olho nas métricas de recrutamento. Do número total de candidaturas, quantos profissionais estão condizentes com os pré-requisitos exigidos?

Se a taxa for muito baixa, vale a pena revisar a descrição do cargo, alinhando a comunicação ao público que procura. E, desta forma, conseguir alcançar pessoas mais qualificadas e dentro do perfil exigido.

Leia mais em: Como fazer um job description para atrair funcionários talentosos

Seguindo o processo com as entrevistas, esse é o momento de deixar o candidato à vontade para fazer a sua apresentação profissional.

As opções de tipos de entrevista são diversas:

É muito importante medir o nível de engajamento do candidato e observar se os seus valores são os mesmos compartilhados pela empresa.

3. Fundo de Funil

Depois de passar pela atração, recebimento de currículo, triagem dos perfis mais adequados para a vaga, dinâmicas e entrevistas, é chegada a hora de tomar a decisão final.

Mas o funil de recrutamento não termina por aí. Depois de decidir qual é o melhor candidato e realizar a contratação, temos a fase de onboarding.

Este é o momento no qual o setor de RH deve inserir o novo profissional à empresa, fazendo com que ele seja acolhido pela equipe.

Para que essa recepção ocorra bem, uma dica é informar ao líder do setor o perfil desse novo colaborador. Desta forma ele pode aplicar uma gestão adequada, apoiando e dando todo o suporte para que ele se encaixe no time.

Vale lembrar que não existe uma estrutura definida do funil de recrutamento e nenhuma etapa obrigatória. O que apresentamos aqui é uma sugestão de processo, mas as etapas devem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada vaga.

O importante é ter em mente que trabalhar a metodologia do funil de recrutamento otimiza muito o recrutamento e seleção, além de estabelecer indicadores que aperfeiçoam cada vez mais o processo, tornando-o mais efetivo para a empresa.

Com esse gerenciamento o processo se torna mais rápido, organizado, estratégico e, principalmente, mais assertivo, diminuindo a taxa de turnover e aprimorando a seleção de candidatos.

Tomar as decisões corretas sobre novos colaboradores é essencial para o crescimento da receita e da empresa como um todo.

Portanto, agora que você já conhece o funil de recrutamento, é só colocar esta metodologia em prática nos próximos processos de recrutamento e seleção, e observar como será mais fácil alcançar os melhores talentos e realizar contratações de qualidade para a sua equipe.

A plataforma de Recursos Humanos da Xerpa pode ajudar sua empresa a otimizar as funções do departamento de RH.  Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

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Gostou das nossas dicas? O que mais você sente dificuldade no processo seletivo? Deixe aqui nos comentários.

 

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