O funcionário se divorciou, ficou viúvo ou um dependente faleceu?

divorcio de funcionário

Se um funcionário se divorciar, ficar viúvo ou o seu dependente falecer será necessário atualizar os seus dados no registro da empresa e corrigir algumas informações. Para isso, faça as etapas a seguir:

  1. Peça que ele entregue documentos comprovantes

Somente com a documentação correta ou uma averbação que comprove a mudança do estado civil será possível iniciar as alterações.

  1. Retire o antigo dependente do plano de saúde

O funcionário deverá preencher o formulário de cancelamento do plano de saúde e entregá-lo.

  1. Retire o antigo dependente do Imposto de Renda

Se o cônjuge é beneficiário ou dependente do Imposto de Renda, será necessário retirar o seu registro. Essa modificação é feita no software de cálculo de folha de pagamento e deverá ser realizada pelo seu contador ou área financeira da empresa.

Com isso, o desconto do imposto será maior. Clique aqui e veja todos os valores dos descontos.

  1. Verifique se houve mudança de nome do funcionário

Se o funcionário tiver mudado de nome, é importante que a empresa registre a mudança da forma correta para evitar erros de informações e dados de FGTS, no Ministério do Trabalho e Emprego, e confusão com duplicidade de contas. Neste link você pode conferir um passo a passo.

  1. Altere as informações no sistema

Faça a mudança do estado civil no seu sistema de gestão para que na próxima vez que você enviar a SEFIP, o cadastro seja atualizado corretamente e assim evitar problemas tanto para a sua empresa, quanto para o funcionário. A SEFIP é a única guia que precisa ser enviada com atualização quando esse tipo de evento acontece.

E pronto! Depois que todas as etapas forem feitas, as informações estarão atualizadas e, com isso, todos os possíveis problemas serão evitados depois que um funcionário mudar de estado civil. Se depois de tudo isso ele voltar a se casar, não se desespere! Confira aqui como fazer todas as mudanças necessárias.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *