Faz sentido ter fornecedores distintos de folha de pagamento e de contabilidade?

folha de pagamento e contabillidade

A terceirização de uma ou mais atividades de um negócio não é uma estratégia nova no mundo empresarial e vem ganhando força nos últimos anos. Segundo a revista Época Negócios, esse tipo de serviço já é realidade na vida de 13 milhões de trabalhadores no Brasil. Sendo assim, existem empresas que terceirizam desde o atendimento ao cliente até a gestão da folha de pagamento.

Porém, alguns empresários ainda têm dúvidas sobre essa modalidade de trabalho. Por exemplo, eles acham que não é possível contratar duas empresas diferentes, uma para fazer os serviços de contabilidade de seu negócio e outra para gerenciar a folha de pagamento.

Para esclarecer de vez as dúvidas, este artigo responderá as seguintes perguntas: o que é terceirização? É necessário contratar várias empresas diferentes para isso? Quais são as vantagens de possuir diversos fornecedores de serviços? Acompanhe nosso post!

O que é terceirização?

A terceirização é um sistema de trabalho no qual uma empresa deixa de realizar certas funções ou serviços e contrata outra companhia — geralmente especialista em determinada área—para efetuar essas tarefas em seu lugar.

Nesse caso, a empresa que contrata os serviços é denominada tomadora de serviços, enquanto a companhia que foi contratada é chamada de prestadora de serviços. A título de comparação, é como se uma dona de casa, à medida que faz a massa de um bolo, pede que uma amiga faça o recheio. No fim, o bolo fica completo.

Será que é vantagem contratar uma empresa para fazer a gestão da folha de pagamento e outra para a área de contabilidade? Que benefícios essa prática pode trazer para a empresa? Vamos explicar no próximo tópico.

Quais são as vantagens de ter múltiplos fornecedores?

Alguns acreditam que não é viável fazer diversas contratações, pois seria um processo oneroso e que dificultaria a administração por parte dos gestores da empresa contratante. Mas isso não é verdade.

Outros desconhecem a possibilidade de ter fornecedores diferentes para setores com uma relação entre si — como as áreas de contabilidade e folha de pagamento —, pois imaginam que apenas uma empresa pode cuidar de ambas as repartições.

Embora o empresário não seja obrigado a terceirizar cada processo e muito menos se sentir coagido a isso, quando são analisadas as vantagens de ter diferentes prestadores de serviços chegamos à conclusão de que a empresa contratante pode conseguir excelentes resultados em suas demandas. Estes resultados, dependendo do caso, podem até superar a desvantagem de ter uma terceirizada a mais para gerenciar.

Vamos conhecer agora alguns desses ganhos.

Fontes de conhecimento

Se você é um gestor, pode entender bem o exemplo que daremos a seguir: imagine que um empresário idealize um projeto para sua empresa que, segundo ele, não haveria uma ideia melhor e mais inovadora que a sua.

Porém, ao se reunir com a alta administração de seu negócio ele percebe que seu projeto não é tão eficiente quanto pensava. Durante o encontro, novas ideias vindas de seus gestores surgiram e deram novas formas ao projeto original, tornando-o mais prático e inteligente. De fato, ter à disposição várias fontes de conhecimento enriquece o ambiente empresarial.

Portanto, ao contratar empresas distintas para cuidar da gestão da folha de pagamento e do setor contábil o empresário importa para dentro de sua instituição outras sementes de conhecimentos. Ao trabalhar junto com essas fornecedoras, o gestor fará crescer a eficiência de seus serviços.

Profissionais especializados

Os serviços da área contábil são muito burocráticos — o que inclui ofícios fiscais e tributários —, por isso, exigem dos profissionais bastante estudo, aperfeiçoamento contínuo e atenção às tarefas diárias. Além disso, a legislação fiscal muda a todo o instante e precisa ser acompanhada de perto para evitar transtornos à empresa.

A gestão da folha de pagamento também tem seus desafios, pois é um serviço complexo, cheios de minúcias e com frequência gera dúvidas nos colaboradores. Sendo assim, ao contratar uma empresa para cada uma dessas áreas o gestor obterá profissionais especializados e preparados para os percalços desses ramos.

Foco nas atividades

Adquirir uma empresa para administrar tanto a área contábil quanto a folha de pagamento pode prejudicar um fator que agrega muito valor para a companhia — serviços personalizados. Como assim? Por exemplo, uma empresa que presta serviços para ambos os setores pode não ser tão perita quanto uma que é focada e especializada em uma única área.

Ao oferecer um ofício específico, muitas vezes a empresa é mais minuciosa ao realizar suas tarefas. Uma vez que seu orçamento, treinamento e foco empreendedor estão totalmente voltados para um único objetivo: o ramo em que atua.

Então, por que contar com uma empresa para duas atividades diferentes se pode obter serviços mais versados e eficientes contratando uma companhia especialista em cada setor?

Equilíbrio de risco

Outra grande vantagem de contar com múltiplos fornecedores de serviços é o equilíbrio de risco. Mas o que significa isso? Imagine que sua empresa admita um fornecedor para a contabilidade e a folha de pagamento e no decorrer da prestação de serviços a companhia contratada começa a descumprir o acordo feito.

Dessa forma, inicia o não cumprimento de prazos, entrega de trabalhos sem o mínimo de zelo e parece que não se sente na obrigação de melhorar. Quanto prejuízo para a instituição contratante! E o pior é que dois setores fundamentais para o negócio foram afetados por essa falta de competência.

Sendo assim, não acha que o impacto dessa situação seria menor se essa empresa terceirizada cuidasse apenas de uma área? Haveria um equilíbrio de risco, ou seja, enquanto a instabilidade de um setor esta comprometendo a estrutura do negócio, a estabilidade do outro manterá a empresa nos trilhos.

Comprometimento

Quando uma empresa terceirizada percebe que divide espaço com outras prestadoras de serviços dentro de um ambiente empresarial, o nível de comprometimento aumenta. Afinal, essa situação gera uma competitividade positiva, de maneira que um fornecedor desejará ser tão benquisto pela alta gestão da instituição quanto o outro.

Além disso, quando o fornecedor percebe que a empresa contratante tem o desprendimento que adquirir os serviços de quantas companhias desejar, ele entende que a partir do momento que não atender aos requisitos do contratante, esse não demorará em procurar outro fornecedor mais competente.

—-

Em vista dos benefícios apontados por esse artigo, pense na possibilidade de ter vários fornecedores de serviços para sua empresa. Dessa forma, você poderá enriquecer seu ambiente corporativo e tornará seus serviços ainda mais profissionais em diversos casos. É claro que não existe solução que encaixa para todos então é importante você entender se isso faz sentido na sua realidade.

Esse artigo ajudou você a entender a importância de manter fornecedores distintos para a contabilidade e a folha de pagamento? Deixe um comentário aí embaixo!

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *