Ter uma equipe motivada é fundamental para uma empresa se destacar no mercado. Afinal, sem o total empenho dos colaboradores, é impossível alcançar resultados acima da média. Por isso, um dos maiores desafios do RH e das lideranças é pensar em formas de incentivo para funcionários.

Como engajar o time? O que fazer para aumentar a produtividade?

Para responder a essas perguntas, listamos neste artigo maneiras criativas de motivar os funcionários, desde grandes ações até pequenos gestos no dia a dia. Quer saber mais? Continue conosco!

 

O que são incentivos para funcionários?

Incentivos para funcionários são ações planejadas para aumentar a satisfação, motivação e engajamento dos membros de uma empresa. Dessa forma, é possível melhorar a produtividade e o atendimento aos clientes, fazendo crescer cada vez mais a relevância e o destaque da empresa no mercado.

Infelizmente, muitos líderes ainda não compreendem a importância de motivar seus colaboradores.

É comum ouvir: “o salário é o melhor incentivo que uma pessoa pode ter”. No entanto, o poder do dinheiro é limitado. Há necessidades do ser humano que as cifras não conseguem suprir.

O grande segredo é entender quais são essas necessidades e elaborar um plano para atendê-las com eficiência.

Para isso, procure conhecer bem cada profissional, levando em conta suas ambições, angústias e dificuldades no dia a dia. Coloque-se no lugar deles e pergunte-se: “o que me deixaria mais motivado se eu fosse essa pessoa?”.

Fazendo isso, com certeza a gestão de pessoas da sua empresa dará um salto de qualidade. E isso se refletirá diretamente no nível das entregas e na satisfação dos clientes.

 

Quais são as principais formas de incentivo para funcionários?

É possível ser criativo ao propor formas de incentivo para funcionários. Confira a seguir algumas maneiras efetivas de aumentar a motivação da sua equipe.

 

1. Gamificação das metas e objetivos

Injetar uma dose de competição saudável no ambiente de trabalho é uma excelente maneira de incentivar os funcionários. A melhor estratégia para conseguir isso é a gamificação de metas e objetivos.

Utilize mecânicas de jogos, como pontuações, medalhas e rankings, para estimular a equipe a superar suas metas.

Hoje, há empresas especializadas em desenvolver plataformas online com esse objetivo. Basta procurar um bom parceiro e estruturar uma solução que seja intuitiva e dinâmica.

No entanto, a brincadeira não deve ficar apenas no campo virtual. Em vez de manter apenas medalhas digitais, que tal trabalhar com broches e troféus reais?

Isso torna os prêmios mais palpáveis e ajuda a motivar ainda mais os colaboradores.

Inclua também recompensas criativas, como viagens e jantares, de acordo com os objetivos alcançados. É uma ótima oportunidade de valorizar o bom trabalho e medir o desempenho da equipe.

Apenas tome cuidado para não acirrar demais a disputa entre os funcionários. Manter um bom clima interno é sempre prioridade.

 

2. Benefícios voltados para a qualidade de vida

Um bom pacote de benefícios é uma das melhores formas de incentivo para funcionários que a sua empresa pode oferecer. Mas não adianta ficar só no básico, com vale-refeição e plano de saúde.

Para se destacar, é preciso ir além. Seja criativo e pense em vantagens que sejam relevantes e aumentem a qualidade de vida dos colaboradores.

Para descobrir qual caminho seguir, faça uma pesquisa interna com a equipe.

Elabore um questionário para descobrir quais benefícios os funcionários gostariam de receber. Depois, monte uma lista de vantagens e peça para eles escolherem suas favoritas. Com essas informações, você poderá tomar decisões mais acertadas.

Outro passo fundamental é observar o mercado. Analise quais benefícios seus concorrentes oferecem aos colaboradores, para ver quais necessidades eles não atendem e o que a sua empresa poderia melhorar.

Dessa forma, seu pacote fica cada vez mais completo, sem nunca estar abaixo da média do mercado.

São muitos os benefícios diferenciados que você pode proporcionar à sua equipe. A relevância deles vai depender muito do perfil e momento de vida de cada profissional.

Por isso, vale a pena fazer um estudo aprofundado do seu público interno antes de tomar qualquer decisão.

Mas, em geral, há vantagens que têm feito bastante sucesso em muitas organizações, como:

  • permissão para levar animais de estimação;
  • programas de bem-estar financeiro;
  • possibilidade de home-office;
  • horários flexíveis;
  • vale-cultura;
  • gratuidades ou descontos em parques, cinemas, restaurantes, etc.
  • creche no local;
  • auxílio para pais de recém-nascidos.

 

3. Ações de reconhecimento

Reconhecimento é uma das necessidades mais básicas do ser humano, e no ambiente de trabalho ela se torna ainda mais importante.

Sentir-se valorizado aumenta a autoestima e a motivação, pois se trata de uma confirmação de que a pessoa está fazendo a coisa certa.

Por isso, empresas que querem incentivar seus funcionários devem elaborar programas de reconhecimento muito bem estruturados.

E não estamos falando apenas de bônus e promoções. Como dito anteriormente, o fator financeiro é estimulante, sim, mas só até certo ponto.

O melhor reconhecimento é o elogio pessoal, feito de forma individualizada. Há várias maneiras de colocar isso em prática. Para profissionais que não gostam de muita exposição, pode ser um simples e-mail ou um feedback a portas fechadas.

Em outros casos, é possível fazer um agradecimento público em um evento corporativo, dando a oportunidade de a pessoa falar um pouco sobre o sucesso do seu projeto.

Ou então, que tal fazer uma votação? Todo mês, peça para a própria equipe escolher o colega que teve o melhor desempenho, ajudou mais os colegas ou melhor representou a cultura da empresa.

Tudo isso faz com que a pessoa se sinta orgulhosa e cada vez mais motivada a entregar um trabalho bem feito. Além disso, estimula os outros funcionários a fazerem o mesmo, pois sabem que terão o devido reconhecimento.

 

4. Comemoração de resultados em conjunto

Reservar um momento para celebrar o sucesso também funciona como uma das formas de incentivo para funcionários. Afinal, poucas coisas deixam as pessoas tão empolgadas quanto uma boa festa.

Não precisa ser uma grande balada com DJ e banda — deixe isso para a festa de fim de ano da empresa. Pode ser algo mais simples, como um almoço de equipe ou um happy hour com todos reunidos. Até mesmo um café funciona bem.

O importante é não deixar os bons resultados passarem em branco. Eles devem ser sempre reforçados e comemorados, a fim manter a equipe sempre em busca de desafios.

Além disso, a atitude deixa o clima muito melhor para o andamento dos próximos projetos.

 

Agora que você já conhece novas formas de incentivo para funcionários, que tal colocar o que aprendeu em prática?

Observe as necessidades da sua equipe e procure atendê-las da melhor forma possível. E não se atenha apenas às estratégias que citamos no post. Há sempre uma nova forma eficiente e criativa de aumentar a motivação do seu time.

 

Gostou do artigo? Não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais. Assim, você ajuda outros profissionais a conhecer novas estratégias para motivar os colaboradores!