Inscreva-se

Luz, câmera, motivação: 7 filmes sobre liderança e motivação para assistir agora!
Dicas

Luz, câmera, motivação: 7 filmes sobre liderança e motivação para assistir agora!

Inspirar a equipe e engajá-la para que lute ao lado da empresa pelas metas: esse é o principal objetivo dos verdadeiros líderes. Porém, liderança está além do que apenas desejo e exige muito empenho e dedicação profissional.

Uma boa maneira para desenvolver e exercitar a liderança é através de filmes sobre liderança e motivação.

Com personagens inspiradores, é possível elevar o nível de aprendizagem com lições de vida. Isso pode motivá-lo a buscar obter mais sucesso na vida pessoal e profissional.

Selecionamos uma lista com 7 filmes sobre liderança e motivação para que você tenha novos insights na carreira com sua equipe.

 

Após finalizar a leitura deste artigo, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você entenderá como fazer um excelente processo de recrutamento e seleção! Responda o formulário e receba agora mesmo:


1. Steve Jobs (2015)

Sinopse: A biografia de um dos maiores gênios da tecnologia de todos os tempos. Steve Jobs (Michael Fassbender), fundador da Apple, tem o seu retrato nas telonas dividido na invenção de algumas das suas principais criações, como o Machintosh e o iPod.

 

O que você pode aprender com este filme

“Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção” (Steve Jobs).

Jobs foi exemplo de uma liderança inspiradora. Steve Jobs é um dos filmes sobre liderança e motivação que apresentam a importância da inspiração como o sinônimo de engajamento de quem está ao seu redor.

O criador da Apple era visto por muitos como péssimo para lidar com as pessoas. Porém, é inegável que arrastava todo mundo pelo exemplo e pelo seu talento e criatividade.

Era um líder que conseguia tirar o máximo de seus profissionais. Aqueles que acreditavam nele, tinham um brilho nos olhos para alcançar os objetivos.

Independente da sua dificuldade em lidar com as pessoas, Jobs inspirava-os porque acreditava que o erro era um resultado para levar a uma nova direção. E sem dúvida, essa é uma das maiores habilidades que um líder deve ter.

 

2. O Lobo de Wall Street (2013)

Sinopse: O drama do diretor Martin Scorsese se baseia na história do corretor Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio). Depois de trabalhar em uma corretora de Wall Street e em uma pequena empresa, ele resolve criar a sua própria e acaba construindo um império com métodos muito perigosos.

 

O que você pode aprender com este filme

“A única coisa que separa você dos seus objetivos são as desculpas que você dá a você para evitar o sucesso” (Jordan Belfort).

O Lobo de Wall Street é uma aula de dedicação, de encontros e desencontros, numa visão completa e complexa sobre liderança. Um exemplo de como a dedicação ao extremo leva aos resultados.

Líder não deve ser apenas um cargo de superior, mas um cargo onde o profissional precisa se atualizar diariamente, se capacitar para enfrentar a competição do mercado.

E Jordan Belfort, apesar dos problemas, se dedicou, suou sangue, mas não desistiu de suas metas, para ser lembrado eternamente. O Líder não é aquele que se acomoda, mas o que está sempre em busca de uma evolução diária.

 

3. Um sonho possível (2009)

Sinopse: O filme conta a trajetória do jogador de futebol americano Michael Oher (Quinton Aaron). Um jovem da periferia que é adotado pela família de alto padrão Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), que o incentiva e dá toda a estrutura para ele estudar e se tornar um astro do esporte.

 

O que você pode aprender com este filme

“Se você morrer tentando por alguma coisa importante, então você terá ambos – coragem e honra” (Michael Oher).

A forma como você se comporta ou se posiciona diante de inúmeras situações serão determinantes para engajar e estimular sua equipe.

Mirar no resultado e se desafiar a cada dia para ser melhor. “Um sonho possível” sempre entra na lista de filmes sobre liderança e motivação e tem muito a ensinar para os gestores.

Focado na história de Michael Oher e sua entrada para a NFL, o filme, se introduzido no cenário empresarial tem Oher como “colaborador” e Sandra Bullock como a “líder”. E destaca que, quando uma equipe tem o mesmo propósito é possível alcançar os objetivos, independentemente dos problemas enfrentados.

Sandra em vários momentos é uma mentora de Oher. Ela respeita e segue suas ideias e propostas. Uma relação de confiança, que, aliás, tem total impacto no futuro dele.

Quem acredita em seu líder e confia nas suas propostas, tende a caminhar lado a lado com ele. Assim, essa união não desanima líderes e colaboradores diante das lutas e desafios que se apresentam.  

 

4. Capitão Phillips (2013)

Sinopse: Baseado em uma história real, o longa conta a história de Richard Phillips (Tom Hanks), um experiente comandante que tem seu navio invadido por piratas e que precisa lutar para manter a própria vida e da tripulação.

 

O que você pode aprender com este filme

“Fiquem juntos. E ficaremos bem” (Capitão Phillips).

Como se comportar diante de situação adversa? Capitão Phillips é um bom exemplo de filmes sobre liderança e motivação que pode dar insights aos gestores.

Um filme que mostra como se posicionar diante das adversidades e suas reações. E, através dessa condução, o líder consegue ter o “poder” de conduzir sua equipe para o sucesso ou fracasso.

O longa destaca o comportamento de um personagem central, o líder e capitão Phillips, como um exemplo de superação e coragem. Um líder com a capacidade de influenciar os que estão ao seu redor.

Colocado a prova, ele não desiste diante das situações difíceis e tenta a todo o tempo fazer o melhor pela sua equipe, para protegê-los e estimulá-los a caminharem juntos com ele. Um líder que passa confiança mesmo tendo uma situação completamente adversa a sua frente.

 

5. Spotlight – Segredos revelados (2015)

Sinopse: O filme conta a história da investigação do jornal The Boston Globe sobre casos de pedofilia na igreja católica. Obstinados e com um trabalho em equipe de destaque, o grupo de jornalistas vai em busca de provas para sustentar a história. O longa é estrelado por Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAdams.

 

O que você pode aprender com este filme

Um trabalho em equipe que leva ao resultado almejado, onde todos caminham juntos. E, a frente, um líder que confia na equipe e no trabalho executado.

Spotlight mostra uma realidade jornalística. Um trabalho de investigação, mas também está entre os filmes de liderança e motivação em sua essência.

Destaque para pontos como dedicação, engajamento, liderança e motivação. Um filme que demonstra como o trabalho em equipe é fundamental para alcançar resultados e como um bom líder é essencial para conduzir o trabalho.

Destaca, também, os papéis do líder e comandados em um trabalho extraordinariamente organizado e bem-sucedido.

 

6. O Discurso do Rei (2011)

Sinopse: O filme se baseia na história de superação de George VI (Collin Firth), que assumirá o trono britânico, mas precisará lidar com o desafio de conter sua gagueira, que vem desde os 4 anos de idade.

 

O que você pode aprender com este filme

“Uma frase pequena para o homem. Um discurso gigante para a humanidade” (George VI).

Uma das maiores exigências que se faz para um bom líder é que consiga superar as dificuldades. Ninguém é mais exemplar quando se refere a essa habilidade como George no filme “O Discurso do Rei”.

Mesmo tendo uma limitação, ele busca um aprimoramento e não desiste dos desafios que se apresentam. Esse cenário ocorre diariamente nas empresas. Aqueles líderes que se destacam são os que movem a equipe mesmo nas dificuldades.

Eles inspiram o time e demonstram confiança na habilidade de cada colaborador.

 

7. Invictus (2009)

Sinopse: A África do Sul está dividida e vive o apartheid, regime de segregação social. Porém, a chegada da Copa do Mundo de Rúgbi, faz com o presidente Nelson Mandela (Morgan Freeman) tente unir seu povo através do esporte. Em uma conversa pessoal com o capitão do time sul-africano, Francois Pienaar (Matt Damon), Mandela lhe entrega a missão de conduzir a equipe rumo ao título.

 

O que você pode aprender com este filme

“As coisas mudam. E nós temos que mudar com elas” (Nelson Mandela).

Entre os principais filmes sobre liderança e motivação, Invictus sem dúvida é um das melhores pedidas para os gestores se inspirarem.

A começar por Nelson Mandela, que muito mais do que inspirar o capitão da seleção, usa a estratégia de usar o esporte para engajar um país e unir seu povo.

Mandela também se destaca por motivar seu capitão para que lutem pelo título. Ele oferece conselhos, como um coach, para que Pienaar consiga carregar seus comandados rumo ao objetivo principal.

 

Filmes sobre liderança e motivação = obras para te inspirar

Filmes sobre liderança e motivação são alternativas menos tradicionais para que líderes e gestores tenham novos insights na construção da sua gestão.

Se basear em exemplos de superação, dedicação e luta por objetivos gera um novo cenário sobre o que o que o gestor acredita.

O mercado exige bons líderes, e pessoas que consigam engajar os colaboradores para que eles estejam dispostos a lutar pelos objetivos da empresa.

Na lista que fizemos acima, citamos grandes personagens da história e dos filmes. Pessoas que enfrentaram desafios como um degrau para alcançar os resultados. E, em nenhum momento desistiram diante das dificuldades.

Pessoas que se incorporaram como líderes natos do mercado – impulsionaram e inspiraram pessoas ao seu redor. O segredo da liderança não é saber tudo, mas estar sempre disposto a mudar, a aprender e a se desafiar diariamente. Os personagens dos filmes citados tiveram essa habilidade, que é de grande valia para quem quer se destacar nessa posição de liderança.

 

Gostou do nosso post? Compartilhe nosso artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam se inspirar com essas histórias fantásticas do cinema.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *