Filantropia corporativa

Filantropia corporativa: por que e como adotar essa prática na sua empresa?

Você já ouviu falar em filantropia corporativa? Essa prática traz benefícios para a sociedade e também para a empresa. Sabendo de suas vantagens, grandes corporações já introduziram a filantropia em sua cultura organizacional, colaborando para a melhora da sociedade

Neste post, vamos explicar:

  • o que é a filantropia corporativa;
  • como ela ajuda uma organização;
  • apresentar alguns cases de empresas que a aplicam frequentemente.

Tem interesse pelo assunto? Então continue lendo o post!

O que é filantropia corporativa?

Para entender melhor o que é filantropia corporativa, o primeiro passo é assimilar o que filantropia significa.

A palavra, de origem grega, significa amor profundo à humanidade. Hoje, a compreensão desse conceito inclui a doação voluntária a uma pessoa ou grupo, que promova uma melhora social.

É geralmente vista como uma doação financeira, mas também inclui a dedicação de tempo para ajudar outra pessoa.

A filantropia corporativa pode ser entendida como a participação das empresas em causas voltadas ao bem estar da comunidade, por meio de doações em dinheiro ou facilitando a participação de funcionários em causas comunitárias.

Qual a diferença entre filantropia corporativa e responsabilidade social?

Os conceitos de filantropia e responsabilidade social nas empresas são constantemente confundidos.

Enquanto a filantropia envolve um forte senso moral e baseia-se em uma ação sem qualquer tipo de planejamento ou espera de resultados, a responsabilidade social se baseia em ações voltadas para a:

  • educação;
  • produção e distribuição de renda, sempre em busca de promover uma melhor qualidade de vida.

Como exemplo prático, a partir do momento em que uma empresa usa mão de obra local ou recursos naturais em seus processos produtivos, passa a ter uma responsabilidade sobre todo o seu entorno.

Outra diferença importante entre os dois conceitos é que enquanto a filantropia oferece ajuda imediata na solução de problemas emergenciais, a responsabilidade social tem efeitos em longo prazo, com foco na sobrevivência e sustentabilidade.

Quais são as vantagens da filantropia corporativa?

Além da ajuda à sociedade que as empresas experimentam ao praticar a filantropia, a explosão das mídias sociais faz com que essas iniciativas fiquem mais conhecidas pela população em geral.

Por isso, uma estratégia bem estruturada de filantropia corporativa pode trazer diversas vantagens, já que os consumidores estão mais interessados nas organizações que se preocupam com o ambiente em que vivem.

Além de aumentar o valor da imagem corporativa externa, iniciativas como estas, reforçam as estrategias de employer branding.

O voluntariado, quando estimulado dentro da empresa, ainda estimula um engajamento maior dos funcionários.

Para que funcione, a filantropia corporativa deve ter identificação com a cultura organizacional, ser motivadora e não se limitar a uma atuação isolada, estendendo-se a longo prazo.

Quais empresas apostam na filantropia corporativa?

Conheça 5 empresas que praticam a filantropia corporativa e como elas fazem esse trabalho.

1. Apple

Assim que o CEO Tim Cook assumiu a liderança principal na Apple, organizou um programa para combinar as doações dos funcionários. O resultado foi mais de 25 milhões de dólares em doações apenas dos colaboradores, com mais de 50 milhões de dólares destinados às instituições de caridade.

Em outubro de 2014, a empresa informou a expansão do programa de doações corporativas em todos os países que participa.

Além disso, o programa de subsídio de voluntariado forneceu aos funcionários 25 dólares por hora para suas respectivas organizações.

2. Microsoft

No primeiro ano de funcionamento da empresa, em 1983, a Microsoft conseguiu arrecadar cerca de 17 mil dólares para organizações sem fins lucrativos. A empresa também faz doações de equipamentos para outras corporações, em um esforço de trazer todas as organizações para o século XXI.

Além disso, a empresa oferece também um programa de apoio, no qual empresas sem fins lucrativos recebem 25 dólares por hora quando funcionários da Microsoft trabalharam como voluntários por pelo menos 4 horas.

3. Shell

A Shell oferece um grande apoio para a comunidade, por meio de relações filantrópicas de grande duração. A empresa já fez doações de mais 24 milhões de dólares à Universidade do Texas, além de um programa em que para cada doação entre 25 e 5500 dólares, a empresa também faz uma doação no mesmo valor.

4. PepsiCo

A Pepsi costuma priorizar causas filantrópicas relacionadas a alimentos e bebidas, como:

  • estilo de vida saudável;
  • acesso à água limpa;
  • agricultura sustentável;
  • entre outros.

Dentre os programas de filantropia corporativa da empresa, estão:

  • o de voluntariado em comunidades da África, índia e México;
  • a construção de uma torre de purificação da água na China;
  • a oferta de refeições gratuitas;
  • apoio às iniciativas de saneamento.

5. Google

A Google tem várias opções de filantropia corporativa. Com cerca de 70 escritórios espalhados em mais de 40 cidades ao redor do mundo, os projetos filantrópicos da Google têm um grande alcance.

São cerca de 6,5 mil funcionários que trabalharam voluntariamente em prol de causas por cerca de 80 mil horas, ao todo. Além disso, foram doados 21 milhões de dólares para mais de 9 mil organizações não governamentais.

Os programas filantrópicos da Google incluem:

  • apoio às comunidades locais;
  • tecnologia para ajudar na educação, entre outras iniciativas.

Agora que você sabe mais sobre a filantropia corporativa, como ela beneficia as empresas e alguns cases de iniciativas de grandes corporações, que tal pensar em como a sua organização pode ajudar a comunidade?

Podem ser ações pontuais para ajudar seu bairro ou pessoas menos favorecidas, o importante é que seja uma ação positiva!

Definir a cultura de uma empresa e as ações que ela vai apoiar também faz parte do leque de ações relacionadas à gestão de pessoas, que precisam de atenção dentro da sua empresa.

Fazer tudo isso sozinho, pode ser uma missão difícil de completar, por isso conte com a Xerpa. Somos uma plataforma de Recursos Humanos, que vai transformar a maneira como sua empresa faz a gestão de pessoas. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Se você quer mais informações sobre empresas e gestão de pessoas, siga os nossos perfis no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.