festa junina na empresa

Festa junina na empresa: como montar e dicas para organizar

Aproveitar as datas comemorativas para promover o lazer entre os funcionários é uma ótima maneira de garantir um clima organizacional positivo. No mês de junho, organizar uma festa junina na empresa é indispensável para integrar a equipe e proporcionar momentos divertidos aos colaboradores.

Para ajudar você a aproveitar essa oportunidade, fizemos um passo a passo de como montar uma festa junina na empresa. Você verá dicas de comidas, brincadeiras a ações de divulgação para que o seu arraiá seja um sucesso. Preparado? Então, vamos lá!

Por que fazer uma festa junina na empresa?

A maioria das pessoas adora as brincadeiras e comidas típicas das festas juninas. Por isso, a época é perfeita para unir a equipe e aumentar a satisfação dos funcionários. Momentos de lazer são perfeitos para reforçar a imagem positiva da empresa, aumentando o senso de pertencimento, o engajamento e a produtividade.

Com todo mundo reunido, os líderes podem aproveitar para lançar produtos e campanhas de um jeito descontraído. Também é uma grande chance de fazer pronunciamentos, homenagens e promover o reconhecimento de colaboradores de destaque.

Tudo isso ajuda a mostrar aos funcionários a importância que eles têm para a empresa. Dessa forma, eles se sentem cada vez mais felizes e orgulhosos em fazer parte do time, o que gera ótimos impactos para a reputação, employer branding e resultados do negócio.

montar festa junina na empresa

Como montar uma festa junina na empresa?

Uma boa festa não existe sem uma boa organização. É preciso planejar com antecedência o local, a data, a música e as comidas, para todo mundo poder curtir o momento com tranquilidade. Confira o passo a passo ideal para você preparar o evento de maneira adequada:

  1. defina um orçamento;
  2. defina o público da festa;
  3. defina um local, data e horário;
  4. crie um convite chamativo;
  5. planeje a decoração;
  6. planeje o cardápio;
  7. defina as brincadeiras;
  8. monte uma playlist de festa junina.

A seguir, você verá mais detalhes sobre cada tópico. Continue com a gente!

orçamento festa junina na empresa

1. Defina um orçamento

Antes de tudo, é preciso definir um orçamento para a festa: qual é o valor máximo que a empresa pode gastar? Com o budget estabelecido, o próximo passo é decidir quando será gasto em cada área de produção (decoração, música, alimentação) e deixar uma margem de sobre em caso de emergências.

Coloque tudo em uma planilha para manter o controle da verba e não perder nenhum detalhe. Assim, a empresa corre menos riscos e aumenta as chances de sucesso da comemoração.

 

2. Defina o público da festa

Ao organizar uma festa junina na empresa, o ideal é que todos os colaboradores sejam convidados. Limitar o público apenas para funcionários de alguns setores não é uma boa ideia, pois quem não for incluído pode se sentir desprestigiado.

Lembre-se: o objetivo é integrar o time e aumentar a felicidade no trabalho. Portanto, excluir alguns grupos vai contra a essência do evento.

 

3. Defina um local, data e horário

O local do arraiá deve ser condizente com o número de colaboradores. Normalmente, esse tipo de festa é realizado dentro da empresa mesmo, em um pátio ou outro local com bastante espaço. Porém, dependendo da quantidade de pessoas, pode ser necessário alugar um salão.

Para garantir o conforto de todos, preste atenção a detalhes como segurança e infraestrutura, banheiros adequados, acessibilidade e sinalização.

A data e os horários devem ser definidos de acordo com a disponibilidade dos colaboradores. Não marque o evento em finais de semana ou feriados, já que a adesão certamente será baixa. Evite, também, dias do mês com maior volume de trabalho.

O mais indicado é escolher uma data durante a semana, com movimento mais tranquilo na empresa, em um horário no finalzinho do expediente. Assim, todos poderão participar e aproveitar a festa sem preocupações.

 

convite festa junina empresa

4. Crie um convite chamativo

O comunicado de festa junina na empresa deve ser bem construído e planejado, de modo a estimular a participação de todos os colaboradores. Crie um convite físico chamativo e personalizado para cada funcionário, com nome, data, local da festa e cronograma de atividades.

A divulgação também deve ser feita nos canais digitais da empresa, por meio da intranet e e-mail. Faça uma contagem regressiva, lembrando a todos a data da comemoração com mensagens divertidas para gerar engajamento. Dessa forma, o convite para a festa junina na empresa se torna muito mais efetivo.

 

decoração festa junina empresa

5. Planeje a decoração

A decoração da festa junina na empresa deve estar impecável, para deixar todo mundo no clima do evento. Como o ambiente vai ficar enfeitado o mês todo, vale investir um tempinho a mais na preparação.

Coloque bandeirinhas coloridas, chapéus de palha, estampas xadrez e o que mais a sua criatividade permitir. Assim o ambiente fica mais leve, alegre e divertido para a festa.

 

cardápio festa junina na empresa

6. Planeje o cardápio

As comidinhas são as grandes estrelas do momento! Monte um cardápio variado e estimule os colaboradores a compartilharem pratos típicos. Veja abaixo algumas ideias do que levar na festa junina da empresa:

  • cachorro-quente;
  • espetinhos;
  • pipoca doce e salgada;
  • arroz doce;
  • canjica;
  • maçã do amor;
  • quentão;
  • vinho quente;
  • pamonha, cural, milho verde;
  • paçoca;
  • pé-de-moleque.

 

7. Defina as brincadeiras

Planejar as brincadeiras para a festa junina da empresa é uma das melhores partes de organizar o evento. Confira algumas ideias para animar o ambiente e deixar todos mais descontraídos.

 

Correio elegante do feedback

No correio elegante tradicional, você escreve um bilhete para a pessoa que gosta e pede para as caipiras entregaram a mensagem discretamente. Nesta versão da brincadeira, acontece a mesma coisa, só que com elogios aos colegas de trabalho!

 

Pescaria

A pescaria é um dos jogos mais típicos das festas juninas. Para animar os colaboradores, coloque desafios diferentes em cada peixe e deixe o jogo acontecer. Podem ser coisas simples, como “traga um prato típico” ou “convide um colega de outro setor para um café”.

 

Bingo

A melhor opção para divertir e integrar os funcionários é promover um bingo na festa junina da empresa. Além de render boas risadas, a brincadeira ainda oferece prêmios, o que estimula ainda mais a participação dos colaboradores.

 

Concurso “prato mais caipira”

A diversidade de pratos é um aspecto atrativo para qualquer celebração, principalmente para a festa junina na empresa. Para incentivar a variedade, faça um concurso e defina um prêmio para o prato mais criativo!

 

Caipira day

Para que a comemoração fique mais descontraída, é importante que todos saibam como se vestir na festa junina na empresa. Avise a todos que o dia da festa será um “Caipira day”, ou seja, todos devem ir vestidos a caráter: os homens de camisa xadrez, chapéu de palha, barba e bigode; e as mulheres de vestido estampado, tranças e pintinhas nas bochechas.

Faça uma sessão de fotos para registrar a ação e divulgue em todos os meios de comunicação e nas redes sociais da empresa!

 

Curiosidades sobre a festa

Antes do dia da festa, divulgue curiosidades sobre a data nos canais digitais da empresa. Você pode abordar temas como por quê as festas juninas existem ou como elas são comemoradas em cada estado brasileiro. Assim fica mais fácil criar identificação com o evento e deixar todo mundo mais a fim de participar.

 

Outras recreações

As ideias não param por aí. Há, ainda, muitas outras brincadeiras que você pode trazer para a festa junina na empresa, como:

  • tiro ao alvo;
  • boca do palhaço;
  • touro mecânico;
  • argolas.

Quanto mais jogos a festa tiver, melhor! Mas lembre-se: tudo deve ser definido de acordo com o espaço físico disponível e a verba estabelecida para a organização do evento.

 

8. Monte uma playlist de festa junina

Um arraiá de respeito precisa ter muita música típica! Monte uma playlist temática com forró, sertanejo e canções de quadrilha para animar a festa. E não se esqueça de montar um sistema de som de qualidade, para que todos possam curtir e dançar muito!

Não sabe que músicas escolher? Confira aqui uma sugestão de playlist prontinha para a sua festa!

 

Agora que você já sabe como preparar uma festa junina na empresa, é hora de colocar o que aprendeu em prática! Planeje bem o evento para que todos aproveitem ao máximo o momento de descontração. Isso com certeza vai fazer com que os colaboradores fiquem mais satisfeitos e engajados no dia a dia de trabalho.

Se você gostou do artigo, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais. Assim você ajuda outros profissionais de RH a organizarem a melhor festa junina possível em suas empresas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.