ferramentas itilizadas no processo de recrutamento e seleção

6 melhores ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção!

O recrutamento e a seleção de futuros funcionários merece muita atenção dos gestores das empresas. Afinal, saber escolher a pessoa correta para ocupar um cargo em sua empresa é algo complexo, não é verdade?

Quando bem-sucedido, esse processo pode evitar possíveis problemas futuros e, também, garantir que os investimentos gastos com determinados profissionais não foram em vão.

Realizá-lo com sucesso é essencial para o sucesso de qualquer organização. Já que é por meio dele, que as empresas conseguem identificar talentos com potencial para fazer parte de seu time.

Isso é  crucial nos dias de hoje, pois tem sido cada vez mais difícil fazer a diferença em um mercado tão competitivo.

Para recrutar os melhores candidatos do mercado, o RH das empresas precisa realizar o processo com os instrumentos adequados.

Portanto, algumas ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção são fundamentais, como:

  • aquelas baseadas em Inteligência Artificial;
  • testes de triagem online;
  • vídeo de testes online;
  • softwares de análise comportamental.

As competências e habilidades dos profissionais contratados passaram a ser ainda mais valorizadas. Portanto, o departamento de gestão de pessoas precisou se modernizar para ser mais assertivo e eficiente, tornando-se capaz de selecionar verdadeiros diferenciais para as empresas.

Sua empresa utiliza alguma delas? Confira as dicas a seguir de como usá-las a favor de sua equipe e recrute os melhores colaboradores para seus negócios. Confira:

 

A importância do recrutamento e seleção para as empresas

A medida que o Recursos humanos passou a ocupar uma posição mais estratégica dentro das empresas, o dia a dia dos colaboradores passou a ser otimizado, contribuindo para o aumento da produtividade, dos lucros e, ainda, a redução de despesas e falhas humanas.

Além do processo deixar de ser apenas operacional para se tornar estratégico, não podemos esquecer que reter talentos é, hoje, um grande desafio.

Esse tipo de profissional não busca apenas pelos salários mais altos. Por isso, a empresa precisa mostrar seus benefícios e diferenciais já no recrutamento e seleção.

Esse processo também funciona como um cartão-de-visita da corporação diante dos entrevistados. Quando um profissional capacitado passa por um processo mal preparado, acaba não entendendo a cultura da organização.

Assim, ele pode desistir da entrevista, divulgando a mensagem errada sobre sua empresa, que ficará mal vista pelos talentos do mercado.

Receba os melhores insights para fazer um processo de recrutamento e seleção perfeito!

Ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção

Atualmente, não é uma tarefa fácil estar à frente da concorrência no mercado. A tecnologia permitiu que até mesmo pequenos negócios competissem por um espaço, deixando as empresas alertas. 

Aqueles empreendimentos que já se modernizaram passaram a perceber a importância de valorizar seus ativos humanos. Por isso, transformaram seu setor de RH em estratégico.

Junto a isso, o recrutamento e seleção passou por transformações, sendo impactado por tendências e novas ferramentas tecnológicas.

Assim, o RH passou a utilizar a tecnologia a seu favor, conseguindo gerenciar os grandes fluxos de informações das empresas aprimorando o processo.

Por meio das ferramentas certas, é possível coletar e utilizar as informações certas para ajudar nas tomadas de decisões corporativas. Com isso, o setor é capaz de se antecipar em uma nova contratação, identificando os talentos ideais para sua organização.

Confira a seguir as tendências tecnológicas de ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção:

 

1. Ferramentas baseadas em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (AI) é uma tendência que imita a inteligência humana por meio de um software. Ela tem capacidade de aprender padrões a partir de seres humanos, chegando a se tornar superior a eles.

No RH, a AI pode ajudar nas análises de candidatos e promete, cada vez mais, facilitar a vida desses profissionais.

Por meio dela, máquinas podem entender a metodologia utilizada e incorporá-la no dia-a-dia da empresa. Isso tornará o processo mais ágil e livre de falhas humanas.

 

2. Testes de triagem online

Realizar a triagem dos candidatos a uma vaga exige muito tempo e esforço do RH. Por isso as ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção devem resolver essa questão.

Por isso, a empresa deve investir em uma plataforma de testes eficaz, que permita que o RH poupe tempo realizando análises em diversos currículos.

Assim, a triagem passa a ser feita de forma online e a procura dos potenciais candidatos para a vaga duram apenas alguns instantes.

 

3. Respostas por vídeo em testes online

Graças às tecnologias disponíveis, as empresas podem utilizar vídeos para realizar diversas análises que podem agregar ao processo de recrutamento e seleção.

É possível solicitar que os candidatos respondam perguntas técnicas por meio de vídeos. Assim, é possível detectar e avaliar diversos fatores, como postura, comunicação, estrutura de pensamento, e, claro, a capacidade técnica do profissional.

Essa é mais uma das ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção capaz de otimizar o tempo do RH, antecipando pontos que apenas seriam percebidos no momento da entrevista.

 

4. Job description em formato de vídeo

Como a atração de verdadeiros talentos do mercado se tornou um grande desafio para as empresas, elas precisaram aprimorar os anúncios de suas vagas. Para isso, começaram a divulgar uma job description mais atrativa.

A descrição da vaga tradicional como conhecemos está deixando de existir. Os detalhes técnicos darão lugar para a divulgação do clima do ambiente de trabalho e cultura organizacional.

Para ser capaz de mostrar esses detalhes, as empresas deverão focar em ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção mais modernas.

O vídeo pode ser uma ótima opção, já que consegue mostrar a empresa detalhadamente para os candidatos, envolvendo-os com seus diferenciais.

 

5. Automatização de processos

Outra forma de otimizar o tempo do RH por meio de ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção é pela automatização. Dessa forma, o setor pode se focar no core business da empresa, realizando tarefas que agreguem mais valor aos negócios.

Softwares de Recrutamento e Seleção são ferramentas ideais para a realização da gestão dos processos, pois automatizam diversas atividades burocráticas da contratação.

 

6. Softwares de análise comportamental

Antes de tomar uma decisão, a empresa precisa conhecer o perfil comportamental dos candidatos. Normalmente, isso era feito durante a análise das entrevistas realizadas.

No entanto, graças às modernas ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção, essa análise pode ser feita por meio de softwares.

Eles ajudam a reduzir os gastos das empresas, ajudando a escolher o melhor profissional para a vaga disponível.

Assim, o RH apenas precisa escolher entre aqueles que melhor se adaptam às necessidades da organização e usá-lo no processo de seleção.

 

As ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção que estão disponíveis no mercado hoje podem ajudar sua empresa a se destacar no mercado. É possível contratar os melhores talentos para compor seu time, aumentando a produtividade e qualidade de sua empresa. E agora, o que está esperando?

Ficou interessado em tendências tecnológicas para ferramentas de recrutamento e seleção? Acompanhe outras novidades, seguindo a Xerpa no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.