Ferramentas para PMEs

Conheça 7 ferramentas para PMEs se desenvolverem

As ferramentas para PMEs são sistemas que permitem a otimização de processos dentro de uma empresa, aumentando sua produtividade. Esses sistemas facilitam a realização de tarefas através da automação, melhorando o fluxo de dados e informações que se tornam ágeis.

E, isso tudo,  leva a um maior alinhamento entre os diferentes setores e suas fases do processo, que resultam no produto ou serviço final a ser oferecido.

Dentro de diversos empreendimentos, o uso de tecnologia se torna um aliado no crescimento. E você sabe por quê? É a automação que possibilita uma maior eficácia no gerenciamento!

Ao longo deste artigo, mostraremos algumas ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento dessas pequenas e médias empresas, confira!

Qual a importância das ferramentas para PMEs?

Você sabia que empresas que utilizam novas tecnologias tem maiores chances de aumentar sua receita e se destacar da concorrência?

Sim, é verdade! O que acontece é que as ferramentas para  PMEs tem por objetivo aumentar a produtividade dos colaboradores.

Para isso, elas otimizam o trabalho através da unificação de dados e informações em um ambiente automatizado, que gera maior eficácia e agilidade nos resultados.

Um grande exemplo de ferramentas que empresas vêm utilizando, é a tecnologia Cloud, um programa de armazenamento virtual. Através dele, é muito mais fácil organizar, guardar e acessar arquivos importantes do seu negócio.

Outros exemplos são os ERPs – Sistema Integrado de Gestão Empresarial. No qual, todos os setores utilizam a mesma plataforma, oferecendo vantagens como:

  • Maior integração e colaboração;
  • Fluxo de informações mais precisas;
  • Gerenciamento de processos mais eficaz;
  • Controle financeiro mais assertivo;
  • Entre outros.

Ou seja, essas ferramentas otimizam os processos através do uso de tecnologias inteligentes que dão suporte às tarefas humanas.

Vale ressaltar que, em sua maioria, eles possibilitam o acesso remoto. Quer mais facilidade do que isso?

Além disso, as tecnologias estimulam empresas a pensarem fora da caixa e, com isso, abrem espaço para uma era mais inovadora! O que é um detalhe muito importante quando consideramos a necessidade de ter um diferencial. Ser mais do mesmo é um tiro no pé para empresas que desejam crescer.

Mais uma vantagem oferecida pelas ferramentas para PMEs: com uma produtividade elevada, maior também será o potencial de crescimento. E isso acontece porque o recurso humano passa a ser mais bem aproveitado. Com isso, as equipes podem focar em tarefas mais essenciais, que demandam mais tempo.

Desse modo, é possível ainda atingir novos mercados, parcerias e clientes, através de uma expansão que quebra as barreiras geográficas dentro do ambiente digital!

Ferramentas para PMEs que estimulam o desenvolvimento

Como vimos acima, as novas tecnologias vêm modificando o mercado para as pequenas e médias empresas.

Por isso, logo abaixo mostraremos algumas das ferramentas mais importantes. Ou seja, aquelas que toda empresa deve considerar investir para crescer!

 

1. ERP Cloud

O sistema integrado de gestão em nuvem é a melhor ferramenta hoje no mercado para as PMEs se desenvolverem.

Isso porque o sistema unifica todos os setores de um negócio no mesmo ambiente. De forma intuitiva, simples e rápida, acontece um melhor gerenciamento de processos.

Além disso, os dados e informações armazenadas são protegidos pela tecnologia SSL (criptografia), com monitoramento 24 horas.

Outra grande vantagem é que os backups são realizados automaticamente, todos os dias. Com isso, as empresas experimentam benefícios como:

  • Agilidade nas tarefas;
  • Produtividade elevada;
  • Maior economia e acessibilidade;
  • Controle assertivo sobre finanças, vendas, estoque, etc.

 

2. Contabilidade Digital

Ferramentas PMEs para contadores também são bastante eficazes para o crescimento, já que elevam a produtividade através de:

  • Automatização nas exportações de lançamentos financeiros;
  • Maior facilidade para emissão de notas e boletos;
  • Controle financeiro e fluxo de caixa mais organizados.

São sistemas que integram cliente e profissional, de forma organizada e prática, para atender melhor às demandas sem a necessidade de marcar reuniões presenciais.

O que eleva a produtividade do trabalho, oferecendo maior qualidade nos serviços. A ferramenta GestãoClick para contadores é a melhor opção hoje!

 

3. RH Inteligente

Além disso, é muito importante otimizar o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal para alavancar os processos de uma empresa!

Por meio de um sistema integrado é possível atualizar e manter dados de forma ágil e segura. Com o software da Xerpa você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

Outra vantagem é que, nesse sistema, você consegue obter insights através de todos os dados ali inseridos.

 

4. Redes Sociais

Mas é claro que as ferramentas gratuitas como as redes sociais também são importantes dentro de um negócio.

Através dela, a sua marca cria perfis comerciais para se conectar ao público-alvo. Hoje, empresas que possuem representações nesse meio, atingem um maior número de vendas. Isso porque elas aumentam a visibilidade e, quando feitas campanhas, a conversão se torna ainda mais eficaz.

Nesses casos, é muito importante investir no marketing digital. Ou seja, em estratégias de atração inbound e outbound!

 

5. Outras ferramentas para PMEs

Por fim, selecionamos abaixo outras tecnologias muito importantes que auxiliam no aumento das vendas e no crescimento:

  1. Servicedesk: são as ferramentas para PMEs desenvolvidas a fim de melhorar a comunicação e relacionamento entre setores. Bem como, para organizar e otimizar o compartilhamento de dados, conhecimentos e relatórios de desempenho. Ou seja, é a centralização das necessidades em um sistema integrado;
  2. Gestão para logística: essas ferramentas melhoram os processos através de sua otimização, reduzindo os gastos em custo e tempo. Pois, acompanham e coordenam os fluxos em tempo real, identificando as necessidades de ajustes e padronização;
  3. Self checkout: em muitas empresas, os terminais de pagamentos com autosserviço oferecem não apenas autonomia, como também, redução de custos. Você encontra muito isso em check in de aeroportos, nos cinemas e fast foods.

Portanto, vimos ao longo deste artigo como as ferramentas para PMEs auxiliam no crescimento de diversos negócios, através do(a):

  • Aumento na produtividade;
  • Otimização de processos;
  • Redução de custos;
  • Facilidade no armazenamento e compartilhamento de dados;
  • Maior integração dentro das empresas.

Desse modo, investir em sistemas ERPs e outras ferramentas que irão desenvolver seu negócio através do uso da tecnologia é essencial hoje!

 

Ainda possui alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos esclarecê-la a você.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.