Testemunhas e protagonistas da Era Digital, temos que reconhecer, que a utilização de ferramentas para pequenas empresas permite que as organizações alcancem:
- maior produtividade no trabalho;
- economia de tempo e recursos;
- mais qualidade de vida aos seus colaboradores.
Qualquer pessoa que tenha trabalhado ou tenha uma pequena empresa, sabe que existem muitos obstáculos no caminho do crescimento e do sucesso. Afinal de contas, existem muitos desafios que surgem quando você tenta:
- aumentar o marketing;
- gerenciar tarefas;
- expandir sua força de trabalho usando o mínimo de recursos (humanos e financeiros).
Mediante essas dificuldades, uma solução para potencializar os resultados de seu negócio, sem precisar aumentar os esforços de seus recursos humanos, é a adoção de ferramentas para pequenas empresas.
Com as ferramentas certas você torna suas ações mais estratégicas, sem precisar aumentar a demanda de serviço de seus colaboradores e ainda amplia a qualidade do trabalho executado.
Como resultado, você aumenta o engajamento e a satisfação dos colaboradores com as ações da empresa.
Para a organização, mais produtividade na empresa, com níveis elevados de satisfação, nunca é mau negócio.
Vamos ver, então, algumas ferramentas para pequenas empresas que podem ajudar nos mais variados setores produtivos. Confira, a seguir!
#1 Ferramentas de marketing
Para expandir seus negócios, os clientes precisam saber quem você é e como você pode ajudar a resolver os problemas que eles enfrentam no dia a dia.
Esse é, afinal de contas, o núcleo do marketing.
É claro que, com o aumento do marketing de conteúdo, o número de canais e mídias que você pode usar para comunicar uma mensagem da sua empresa, explodiu.
Entre boletins informativos por e-mail e postagens nas redes sociais, pode ser difícil acompanhar o que você diz e o que pretende dizer, a menos que sua equipe utilize as ferramentas para pequenas empresas adequadas para desenvolver as ações de marketing da organização.
Isso porque as ferramentas para empresas podem ajudar:
- na automatização de processos de publicação das mensagens;
- a manter todos os seus canais em sincronia.
Outras ferramentas para pequenas empresas fornecem insights sobre o desempenho das suas campanhas. Assim, você consegue adaptar as estratégias em tempo real e aproximar-se mais do seu público-alvo.
O melhor de tudo é que você não precisa ser um especialista em marketing, com anos de experiência, para usar essas ferramentas: com o surgimento do marketing de conteúdo como uma chave para o ROI, o número de canais e mídias que você pode usar para comunicar essa mensagem explodiu.
Abaixo, vamos apresentar algumas das principais ferramentas para pequenas empresas utilizarem em suas ações de marketing:
- MailChimp, uma plataforma de automação de marketing especializada em e-mail marketing;
- Canva, uma ferramenta de design de grande funcionalidade para quem é leigo no assunto, principalmente, pois facilita a realização de imagens e outros elementos visuais, como gráficos;
- Hubspot, uma empresa de automatização, permitindo que você controle as campanhas e as ações planejadas ao longo do mês.
Você já trabalha com algumas dessas ferramentas para pequenas empresas? Não deixe de compartilhar conosco, depois, as suas experiências no campo de comentários!
#2 Ferramentas para pequenas empresas: análise
É claro que você não poderá determinar se seus esforços de marketing estão funcionando ou não sem mensurar os resultados de cada campanha.
É aí que as ferramentas do Google Analytics podem ajudar você a fazer exatamente isso, em todos os seus canais de marketing.
Por meio delas você pode reunir, organizar e exibir seus dados para que você possa dedicar mais tempo a decisões estratégicas informadas.
Sem esse tipo de suporte analítico, pode ser quase impossível encontrar e dissecar todas as métricas disponíveis para conteúdo digital. Dê uma conferida nesses produtos, logo abaixo!
E, para isso, não há como negar que o Google Analytics e Search Console são ferramentas para pequenas empresas — e também para empreendimentos de qualquer setor de atuação ou porte — excelentes.
Isso porque, por meio deles, você tem à sua disposição uma avaliação completa das suas ações e oferecendo insights variados para orientar-se em suas campanhas de marketing.
#3 Ferramentas de gerenciamento de projetos
As listas de tarefas são úteis, mas elas podem se estender indefinidamente e, quando se dá conta, elas já se acumularam e você voltou à estaca zero, misturando-se entre o estresse dos funcionários e a frustração.
Por isso, é importante ter à disposição boas ferramentas para pequenas empresas que ajudem a sua equipe a trabalhar em conjunto para alcançar o sucesso. Nesse sentido, os softwares de gerenciamento de projetos podem fazer a diferença. A seguir listamos algumas opções:
- Asana, uma ferramenta de gerenciamento de projetos altamente cotada, e que pode ajudar sua equipe a acompanhar e gerenciar todo o fluxo de trabalho;
- Trello, que consiste na criação de “quadros” virtuais para que os colaboradores acompanhem todo o fluxo de trabalho e movam os cartões aos quais são associados aos seus trabalhos para que o colega seguinte saiba que é a sua vez de lidar com um projeto específico;
- Zendesk, que permite um suporte ao cliente muito mais eficiente, seguro e livre de imprevistos para segmentar as solicitações em tickets que devem ser acessados e resolvidos.
Viu como existem muitas ferramentas para pequenas empresas, e para os mais variados setores da sua organização!?
#4 Ferramentas de RH
O setor de RH é outro aspecto de uma organização que requer muito acompanhamento e organização.
Há muito o que gerenciar no departamento de RH, como:
- registros de funcionários;
- folgas pagas;
- pacotes de benefícios e muito mais.
Fazer tudo manualmente pode ser um enorme desperdício de tempo e pode custar-lhe outras formas menos visíveis, como a má experiência do funcionário ou as violações de conformidades com base nas leis trabalhistas vigentes.
Por isso, um bom software de gestão de RH pode ajudar a simplificar os processos mais demorados de recursos humanos, liberando tempo para grandes esforços, como a construção da cultura da empresa.
Quer saber em qual solução confiar plenamente? Aqui vai a nossa dica!
Como identificar as melhores ferramentas para pequenas empresas
Para finalizarmos este artigo, convém entender como as ferramentas para pequenas empresas se adaptam, especificamente, para a realidade do seu negócio.
Claro que essa é uma questão particular, já que cada empreendimento tem as suas particularidades, necessidades e desafios. Mas há como considerar algumas questões elementares para garantir assertividade à sua tomada de decisão. Abaixo, vamos ver as principais delas:
- diagnostique, primeiramente, os desafios atuais da sua empresa e quais atividades podem ser supridas com o auxílio de ferramentas para pequenas empresas;
- avalie as tendências e carências do mercado, para evitar um investimento precoce em tecnologias que podem agregar muito mais à sua marca em um futuro próximo;
- selecione mais de uma solução em potencial e, se possível, experimente-as antes de tomar a decisão;
- identifique quais recursos cada uma dessas ferramentas para pequenas empresas oferecem para o seu negócio;
- se possível, converse com as empresas que fazem parte da lista de clientes dessas empresas que você está considerando a contratação.
Xerpa: a ferramenta para pequenas empresas
A Xerpa é uma ferramenta para pequenas empresas, que representa um compilado de tudo aquilo que a sua empresa precisa para controlar, monitorar e registrar fatos relativos às:
A seguir, separamos alguns exemplos de uso dessa ferramenta, por exemplo:
- processo de admissão mais rápido, simples e automatizado em diversas etapas;
- controle de férias, também com mecanismos automáticos para garantir total eficiência no monitoramento;
- distribuição de holerites com boa parte da atividade automatizada, rendendo mais o dia de trabalho dos profissionais do setor;
- desligamentos, processando-os mais rapidamente.
Quer saber mais a respeito? Acesse nosso site e saiba mais a respeito do nosso software de gestão!
Caso queira mais dicas para potencializar a produtividade do seu negócio e qualificar os seus recursos humanos, aproveite para curtir a nossa página do Facebook e também para seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn. Assim, você vai saber em primeira mão todas as nossas dicas e novidades!
2 comentários em “Ferramentas para pequenas empresas: 4 áreas que podem se beneficiar com a tecnologia + exemplos”
Muito bom o conteúdo! parabe´ns pelas informações, tudo com muita qualidade.
Utilizo o trello para gestão de atividades, considero-o muito bom e prático, mas estou sempre aberta a novas ferramentas. Conteúdo bacana, dicas melhores ainda