Testemunhas e protagonistas da Era Digital, temos que reconhecer, que a utilização de ferramentas para pequenas empresas permite que as organizações alcancem:

Qualquer pessoa que tenha trabalhado ou tenha uma pequena empresa, sabe que existem muitos obstáculos no caminho do crescimento e do sucesso. Afinal de contas, existem muitos desafios que surgem quando você tenta:

  • aumentar o marketing;
  • gerenciar tarefas;
  • expandir sua força de trabalho usando o mínimo de recursos (humanos e financeiros).

Mediante essas dificuldades, uma solução para potencializar os resultados de seu negócio, sem precisar aumentar os esforços de seus recursos humanos, é a adoção de ferramentas para pequenas empresas.

Com as ferramentas certas você torna suas ações mais estratégicas, sem precisar aumentar a demanda de serviço de seus colaboradores e ainda amplia a qualidade do trabalho executado.

Como resultado, você aumenta o engajamento e a satisfação dos colaboradores com as ações da empresa.

Para a organização, mais produtividade na empresa, com níveis elevados de satisfação, nunca é mau negócio.

Vamos ver, então, algumas ferramentas para pequenas empresas que podem ajudar nos mais variados setores produtivos. Confira, a seguir!

#1 Ferramentas de marketing

Para expandir seus negócios, os clientes precisam saber quem você é e como você pode ajudar a resolver os problemas que eles enfrentam no dia a dia.

Esse é, afinal de contas, o núcleo do marketing.

É claro que, com o aumento do marketing de conteúdo, o número de canais e mídias que você pode usar para comunicar uma mensagem da sua empresa, explodiu.

Entre boletins informativos por e-mail e postagens nas redes sociais, pode ser difícil acompanhar o que você diz e o que pretende dizer, a menos que sua equipe utilize as ferramentas para pequenas empresas adequadas para desenvolver as ações de marketing da organização.

Isso porque as ferramentas para empresas podem ajudar:

  • na automatização de processos de publicação das mensagens;
  • a manter todos os seus canais em sincronia.

Outras ferramentas para pequenas empresas fornecem insights sobre o desempenho das suas campanhas. Assim, você consegue adaptar as estratégias em tempo real e aproximar-se mais do seu público-alvo.

O melhor de tudo é que você não precisa ser um especialista em marketing, com anos de experiência, para usar essas ferramentas: com o surgimento do marketing de conteúdo como uma chave para o ROI, o número de canais e mídias que você pode usar para comunicar essa mensagem explodiu.

Abaixo, vamos apresentar algumas das principais ferramentas para pequenas empresas utilizarem em suas ações de marketing:

  • MailChimp, uma plataforma de automação de marketing especializada em e-mail marketing;
  • Canva, uma ferramenta de design de grande funcionalidade para quem é leigo no assunto, principalmente, pois facilita a realização de imagens e outros elementos visuais, como gráficos;
  • Hubspot, uma empresa de automatização, permitindo que você controle as campanhas e as ações planejadas ao longo do mês.

Você já trabalha com algumas dessas ferramentas para pequenas empresas? Não deixe de compartilhar conosco, depois, as suas experiências no campo de comentários!

#2 Ferramentas para pequenas empresas: análise

É claro que você não poderá determinar se seus esforços de marketing estão funcionando ou não sem mensurar os resultados de cada campanha.

É aí que as ferramentas do Google Analytics podem ajudar você a fazer exatamente isso, em todos os seus canais de marketing.

Por meio delas você pode reunir, organizar e exibir seus dados para que você possa dedicar mais tempo a decisões estratégicas informadas.

Sem esse tipo de suporte analítico, pode ser quase impossível encontrar e dissecar todas as métricas disponíveis para conteúdo digital. Dê uma conferida nesses produtos, logo abaixo!

E, para isso, não há como negar que o Google Analytics e Search Console são ferramentas para pequenas empresas — e também para empreendimentos de qualquer setor de atuação ou porte — excelentes.

Isso porque, por meio deles, você tem à sua disposição uma avaliação completa das suas ações e oferecendo insights variados para orientar-se em suas campanhas de marketing.

#3 Ferramentas de gerenciamento de projetos

As listas de tarefas são úteis, mas elas podem se estender indefinidamente e, quando se dá conta, elas já se acumularam e você voltou à estaca zero, misturando-se entre o estresse dos funcionários e a frustração.

Por isso, é importante ter à disposição boas ferramentas para pequenas empresas que ajudem a sua equipe a trabalhar em conjunto para alcançar o sucesso. Nesse sentido, os softwares de gerenciamento de projetos podem fazer a diferença. A seguir listamos algumas opções:

  • Asana, uma ferramenta de gerenciamento de projetos altamente cotada, e que pode ajudar sua equipe a acompanhar e gerenciar todo o fluxo de trabalho;
  • Trello, que consiste na criação de “quadros” virtuais para que os colaboradores acompanhem todo o fluxo de trabalho e movam os cartões aos quais são associados aos seus trabalhos para que o colega seguinte saiba que é a sua vez de lidar com um projeto específico;
  • Zendesk, que permite um suporte ao cliente muito mais eficiente, seguro e livre de imprevistos para segmentar as solicitações em tickets que devem ser acessados e resolvidos.

Viu como existem muitas ferramentas para pequenas empresas, e para os mais variados setores da sua organização!?

#4 Ferramentas de RH

O setor de RH é outro aspecto de uma organização que requer muito acompanhamento e organização.

Há muito o que gerenciar no departamento de RH, como:

Fazer tudo manualmente pode ser um enorme desperdício de tempo e pode custar-lhe outras formas menos visíveis, como a má experiência do funcionário ou as violações de conformidades com base nas leis trabalhistas vigentes.

Por isso, um bom software de gestão de RH pode ajudar a simplificar os processos mais demorados de recursos humanos, liberando tempo para grandes esforços, como a construção da cultura da empresa.

Quer saber em qual solução confiar plenamente? Aqui vai a nossa dica!

Como identificar as melhores ferramentas para pequenas empresas

Para finalizarmos este artigo, convém entender como as ferramentas para pequenas empresas se adaptam, especificamente, para a realidade do seu negócio.

Claro que essa é uma questão particular, já que cada empreendimento tem as suas particularidades, necessidades e desafios. Mas há como considerar algumas questões elementares para garantir assertividade à sua tomada de decisão. Abaixo, vamos ver as principais delas:

  • diagnostique, primeiramente, os desafios atuais da sua empresa e quais atividades podem ser supridas com o auxílio de ferramentas para pequenas empresas;
  • avalie as tendências e carências do mercado, para evitar um investimento precoce em tecnologias que podem agregar muito mais à sua marca em um futuro próximo;
  • selecione mais de uma solução em potencial e, se possível, experimente-as antes de tomar a decisão;
  • identifique quais recursos cada uma dessas ferramentas para pequenas empresas oferecem para o seu negócio;
  • se possível, converse com as empresas que fazem parte da lista de clientes dessas empresas que você está considerando a contratação.

Xerpa: a ferramenta para pequenas empresas

A Xerpa é uma ferramenta para pequenas empresas, que representa um compilado de tudo aquilo que a sua empresa precisa para controlar, monitorar e registrar fatos relativos às:

A seguir, separamos alguns exemplos de uso dessa ferramenta, por exemplo:

  • processo de admissão mais rápido, simples e automatizado em diversas etapas;
  • controle de férias, também com mecanismos automáticos para garantir total eficiência no monitoramento;
  • distribuição de holerites com boa parte da atividade automatizada, rendendo mais o dia de trabalho dos profissionais do setor;
  • desligamentos, processando-os mais rapidamente.

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