ferramentas para comunicação com o colaborador

Ferramentas para comunicação com o colaborador: as melhores opções!

O setor de Recursos Humanos (RH) é o principal responsável pela comunicação interna de uma organização, por isso precisa dominar ferramentas para comunicação com o colaborador. A tecnologia oferece diversos recursos para facilitar esse contato, considerando a praticidade, demanda e o tempo,  tais como:

  • e-mail;
  • mural;
  • intranet;
  • rede social corporativa;
  • newsletter;
  • videoconferência;
  • plataformas de acesso a informações.

A comunicação interna mantém a coesão e o alinhamento da equipe, evitando ruídos nas mensagens e, consequentemente, erros. Além disso, favorece a satisfação dos colaboradores pela transparência e assertividade. 

Para que seja trabalhada de forma inteligente e estratégica, as ferramentas empregadas de comunicação interna devem, antes de mais nada, conhecer o perfil do seu público-alvo.

Existem diversas ferramentas para comunicação com o colaborador, separamos 7. Acompanhe o post e conheça detalhadamente cada uma delas.

Ferramentas para comunicação com o colaborador

Assim como já dito, as ferramentas para comunicação com o colaborador devem conhecer o seu público-alvo. Para que a ferramenta empregada seja eficiente, o perfil dos usuários deve ser considerado, tanto para avaliar o formato quanto a linguagem.

Muitas vezes, adotar mais de uma ferramenta será necessário para assegurar que a comunicação interna esteja sendo trabalhada com seu potencial máximo. Separamos 7 opções de ferramentas usadas nas melhores empresas.

 

1. E-mail

O e-mail pode parecer uma das ferramentas para comunicação com o colaborador mais antiga, mas ainda é muito utilizada. De tão consolidada que se tornou, a ferramenta é vista como um hábito diário. 

Como opção de ferramenta de comunicação interna, o e-mail é uma ótima opção, pois os funcionários já estão familiarizados e estão sempre atentos as suas caixas de entrada. Além disso, é possível agendar reuniões, notificar sobre imprevistos, informar novidades, enviar arquivos, dentre outros.

 

2. Mural

Embora seja uma ferramentas de comunicação interna antiga, o mural físico ainda é muito utilizado pelas empresas. 

O mural é uma ferramenta para comunicação com o colaborador que auxilia na hora de deixar lembretes, levantar as metas da equipe, reforçar as estratégias da empresa, deixar características da cultura organizacional expostas. Contudo, só é uma opção funcional se estiver localizado em um espaço visível para todos.

Com apoio da tecnologia, muitas empresas já empregam a versão digital do mural. Além de dar um perfil mais moderno e sofisticado para a empresa, o mural digital requer um único investimento inicial para implantação. É uma opção de custo interessante.

Tanto na versão física quanto na digital, é essencial que os informes ofereçam um apelo visual bem forte, linguagem acessível e estejam sempre atualizados.

 

3. Intranet

A intranet é uma rede de comunicação corporativa com acesso exclusivo aos funcionários. É um canal de conexão entre unidades e departamentos, via web, que oferece a possibilidade de todos os colaboradores acessem uma mensagem padronizada e de fácil alcance. 

É uma ferramenta para comunicação com o colaborador usada para divulgar todas as novidades da empresa, fornecer informações, treinamentos, divulgar produtos.

 

4. Rede Social Corporativa

A Rede Social Corporativa (RSC) chama a atenção pela similaridade operacional com redes sociais tradicionais. Apesar de ser uma novidade no mercado, podemos considerá-la como uma intranet mais avançada. 

Além de engajar mais os funcionários e ter baixo custo operacional, é uma plataforma de nuvem (SaaS), onde todos os funcionários podem participar. 

As redes sociais impactaram a forma com que as pessoas se comunicam, por isso estão sendo incorporadas até no meio corporativo. O objetivo é estar cada vez mais próximo do colaborador.

 

5. Newsletter

Quando se trata de comunicação interna, é preciso inovar os formatos e canais,  em que a informação será veiculada para garantir que a mensagem chegue com qualidade ao público-alvo. A newsletter é, justamente, uma ferramenta de comunicação com o colaborador que atrai pelo seu perfil diferenciado.

Trabalhada como uma espécie de revista, a newsletter traz  um resumo de informações e notícias úteis para os funcionários, além de produções motivacionais. A linguagem é atrativa e com apelo visual bem definido.

Além disso, a ferramenta ainda é um espaço de valorização dos funcionários. Por isso, o desempenho deles pode ser divulgado como uma grande notícia. A satisfação dos colaboradores é estimulada pelo reconhecimento.

 

6. Videoconferência

Com apoio da tecnologia, opções de ferramentas para comunicação com o colaborador surgem para facilitar até mesmo situações em que diretores, gerentes ou colaboradores estão ausentes.

Devido a trabalhos externos ou a existência de filiais, muitos colaboradores essenciais podem não estar presentes em momentos importantes. Por isso, optar pela videoconferência como ferramenta de comunicação interna é uma boa solução.

Com a videoconferência, independente do lugar em que se esteja, é possível organizar reuniões e conversar com pessoas importantes para o andamento dos processos internos e externos da organização.

 

7. Plataformas de acesso a informações

Outra tecnologia para facilitar a comunicação interna é a plataforma de acesso a informação, tal como um software de gestão. A Xerpa, por exemplo, permite que a comunicação com o colaborador seja facilitada pela praticidade e funcionalidade da plataforma.

Pela Xerpa, a comunicação com a empresa é facilitada desde a admissão. O próprio colaborador preenche seus dados cadastrais e envia a documentação. Além disso, ele consulta informações como benefícios, holerites, ponto, dados trabalhistas, dentre outros, em alguns cliques. 

O colaborador tem acesso às informações mais importantes de forma rápida e prática. Ele ainda consegue fazer solicitações diversas para os seus gestores, como adiantamento salarial (Xerpay), faltas, férias, facilitando a comunicação.

A Xerpa visa transformar a relação entre empresa e colaborador, por meio de ferramentas tecnológicas que desburocratizam essa relação. Implantar uma plataforma como essa é mais do que potencializar a comunicação interna da sua empresa, é otimizar o trabalho de todo setor.

 

As ferramentas para comunicação com o colaborador favorecem o fluxo de comunicação interna, trazendo mais qualidade ao relacionamento da empresa com o funcionário. Avalie a realidade do seu setor e adote as ferramentas mais adequadas. Crie um canal de comunicação assertivo e transforme o relacionamento de toda organização.

Gostou? Então, compartilhe nas redes sociais com quem também pode melhorar a comunicação interna da empresa, adotando as melhores ferramentas para comunicação com o colaborador.

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