5 ferramentas de gestão de recursos humanos para implementar ainda hoje!

ferramentas de gestão de recursos humanos

As organizações vêm passando por transformações em suas estruturas graças às mudanças constantes do mercado atual. Os ativos humanos – funcionários – passaram a fazer parte do foco principal dos empreendimentos. Assim, as empresas precisaram adaptar suas equipes de Recursos Humanos para acompanhar esse novo ritmo.

O RH é quem realiza a gestão de talentos para que a empresa possa crescer e aumentar os lucros. Por isso, utilizar uma gestão de pessoas estratégica deixou de ser um diferencial e tornou-se uma condição.

A saída encontrada por muitos, foi aperfeiçoar processos e buscar por inovações. A incorporação de diferentes funções com o auxílio de ferramentas modernas passou, então, a ser fundamental para a geração de resultados.

O RH precisa seguir as estratégias da empresa para que as mudanças e renovações necessárias possam ser colocadas em prática. Portanto, a gestão desse setor precisa conhecer o modelo de negócio do empreendimento.

Além disso, um RH estratégico deve estar atualizado sobre as novas tecnologias do mercado e saber se comunicar com os colaboradores. Dessa forma, poderá utilizar as ferramentas disponíveis para otimizar o trabalho de toda a equipe interna.

Como é realizada a gestão de recursos humanos na sua empresa? As ferramentas utilizadas ajudam na otimização do trabalho desse setor? Confira a seguir as diferentes formas de conquistar resultados com os instrumentos corretos. Boa leitura!

 

O RH estratégico

O papel do setor de Recursos Humanos vai muito além de entrevistar, recrutar, contratar e demitir funcionários. Ele é responsável por todas as práticas e políticas referentes ao comportamento da equipe. Por isso, está envolvido direta ou indiretamente com o funcionamento de todas as áreas da empresas.

Aquelas corporações que já utilizam o modelo de gestão de pessoas consegue ser mais criativa e inovadora. O RH estratégico é capaz de atuar como um mediador entre os interesses dos profissionais e da empresa. Assim, consegue elaborar estratégias para desenvolver as capacidades de cada um.

Dessa forma, os diferenciais da empresa são vistos na forma como os colaboradores agem no ambiente de trabalho. Eles passam a trabalhar de forma mais satisfeita e motivada, sempre buscando aprimorar seus conhecimentos e fidelizar mais clientes.

Como você pode ver, um RH estratégico age de forma planejada preocupando-se com os empregados. Mas, ao mesmo tempo, trazendo retornos positivos em lucratividade e crescimento para a organização.

No entanto, para que isso seja possível, o uso de algumas ferramentas de gestão de recursos humanos é indispensável. A tecnologia é um das principais aliadas nessa missão. Ela pode ser utilizada a favor desse departamento para que sua rotina se torne mais ágil e menos burocrática.

Aprenda a fazer um planejamento estratégico com o auxílio desse eBook!

O papel da tecnologia no RH

Antes de conhecer as principais ferramentas de gestão de recursos humanos, é crucial compreender os benefícios dos recursos tecnológicos para o RH.

Foi-se o tempo em que o RH somente cuidava de atividades administrativas e burocráticas. Ao passo que esse setor se modernizou, passou a estar inserido no negócio da organização.

Agora, ele avalia se as pessoas estão nos cargos corretos e se possuem as competências adequadas, além de monitorar o nível de motivação de todos.

Essa ampliação da atuação dos Recursos Humanos, tornando-o estratégico, apenas foi possível com a transformação digital das empresas junto ao avanço tecnológico.  

Muitas tecnologias surgiram no mercado atualmente, oferecendo uma infinidade de possibilidades ao RH do futuro. Elas são capazes de auxiliar o time de recursos humanos a lidar com diferentes demandas atuais das empresas,  como:

  • o aumento na demanda pela gestão de pessoas e de talentos;
  • a grande quantidade de informações da empresa, funcionários e clientes;
  • novas formas para reter esses talentos nos quadros da empresa;
  • desenvolvimento de novas abordagens de comunicação com os funcionários, que agora podem trabalhar de forma móvel;
  • mensuração dos resultados das ações do RH e seus impactos;
  • definição das ferramentas de gestão de recursos humanos que mais se adequam a força de trabalho existente.

A tecnologia é crucial para esse novo cenário e perspectiva e deve estar presente em um RH estratégico. Junto a isso, torna-se necessário lançar mão de novas ferramentas de RH para que seja possível otimizar os resultados das empresas.

 

5 principais ferramentas de gestão de recursos humanos

O RH deve ser cada dia mais assertivo na escolha de talentos que tragam resultados para os negócios. Isso só é possível com o uso de novas ferramentas de gestão de recursos humanos disponíveis no mercado. Conheça algumas delas:

  • mapeamento de perfil comportamental;
  • armazenamento de informações na Nuvem;
  • controle de processos;
  • gestão de tarefas;
  • gestão de talentos.

Quer entender detalhadamente o que são cada uma dessas ferramentas? Continue lendo esse artigo!

 

1. Ferramentas de mapeamento de perfil comportamental

Muitas vezes, o processo de recrutamento e seleção acarretam em desperdícios de recursos. Quando a contratação não sai como o esperado o prejuízo ainda pode ser maior.

Portanto, para otimizar esse processo é possível utilizar ferramentas que realizam o mapeamento do perfil dos candidatos, como a FinxS. Elas auxiliam o RH na identificação das motivações, valores e capacidades dos profissionais selecionados.

Assim, por meio dessa ferramenta de gestão de recursos humanos, é possível contratar a pessoa certa para cada cargo, melhorando a produtividade e reduzindo as taxas de turnover.

 

2. Armazenamento de informações na Nuvem

Por meio do armazenamento em Nuvem, com plataformas como o Google Drive ou o OneDrive, o RH pode compartilhar e organizar todas informações do setor de forma segura.

Dessa forma, o risco de perder algum dado importante sobre a empresa ou funcionários diminui. Além disso, o trabalho do RH torna-se mais ágil e móvel, basta acessar à internet e as informações estão à disposição.

 

3. Plataformas onlines de controle de processos

Para otimizar sua gestão de pessoas, as empresas podem utilizar plataformas onlines, como a Xerpa. Dessa forma, é possível contar com diversas ferramentas de gestão de recursos humanos. Por lá, o RH consegue controlar questões, como férias, admissão, desligamento e holerites.

Por meio de plataformas onlines, é possível reduzir passivos e, principalmente, economizar tempo. Isso permite que os profissionais de RH se concentrem nos aspectos mais estratégicos e menos burocráticos da empresa.  

 

4. Ferramentas de gestão de tarefas

O RH precisa gerir as pessoas para que os objetivos da organização sejam atingidos. Para isso, é fundamental estabelecer metas e direcionar as ações da equipe para sua concretização.

Ferramentas de gestão de recursos humanos como o Trello e o MeisterTask podem ajudar nessa tarefa. Elas podem ser utilizados por todos os colaboradores facilmente, tornando-os cientes de suas responsabilidades e prazos para cada projeto.

Esse tipo de aplicativo facilita a comunicação entre a equipe, favorecendo o cumprimento da tarefa, além de oferecer uma visão geral, auxiliando o RH no monitoramento de cada ação.

 

5. Plataformas de gestão de talentos

Também para realizar um melhor processo de recrutamento e seleção, é possível utilizar plataformas de gestão de talentos. Assim, o RH consegue tomar as melhores decisões em relação aos talentos contratados, colocando-os nas posições corretas.

A ferramenta Mereo identifica talentos dentro da própria empresa, conforme análises de seus desempenhos e competências. Ela permite a realização de autoavaliações e comparações entre funcionários.

 

Para que o RH consiga desempenhar seu papel estratégico na empresa é preciso contar com as ferramentas de gestão de recursos humanos corretas. Elas auxiliam o esse setor a identificar os melhores profissionais, proporcionar o equilíbrio interno e externo entre os cargos da organização. Sobretudo, ajudam as empresas a desenvolverem seu planejamento estratégico e a conseguir os melhores resultados.

Já conhecia alguma dessas ferramentas de gestão de RH? Quer ter acesso a outras novidades da área? Siga a Xerpa no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar