Ferramenta de demissão online é uma solução de automatização para processos de desligamentos empresariais, adotado pelas melhores empresas em todo o mundo. Diversos fatores influenciam na escolhas dessas ferramentas que quando empregadas com eficiência, otimizam o trabalho de gestão de todo Departamento Pessoal.  

O Recursos Humanos (RH) precisa ficar de olho nas tecnologias que vêm surgindo no setor para agregar vantagens significativas ao cotidiano do negócio, e principalmente evitar gastos e desgastes com situações adversas como processos trabalhistas em casos de desligamento.

Uma das tecnologias mais significativas é o software de gestão, que oferecem diversos benefícios ao setor, inclusive em relação aos procedimentos demissionais. O emprego de uma ferramenta de demissão online agiliza processos e evita erros que podem comprometer a imagem da empresa.

Neste post, reunimos tudo que a sua empresa precisa considerar para empregar uma ferramenta de demissão online com qualidade transformadora. Confira a seguir!

O que considerar para implementar uma ferramenta de demissão online?

Mais do que apenas operacionar as funções mensais para o funcionamento da organização, o RH precisa encontrar alternativas para trazer eficácia à área. A alternativa mais inteligente é empregar a tecnologia.

O primeiro passo é conhecer as opções disponíveis no mercado, e analisar qual delas oferece a maior compatibilidade com a realidade da sua empresa. Para isso, alguns fatores devem ser considerados:

>>  Elaboramos um checklist para o Processo Demissional. Com ele, você conseguirá guiar todo esse processo de forma efetiva (e sem deixar nada para trás). Clique aqui e baixe o checklist!

 

Checar a confiabilidade da empresa fornecedora

Antes de empregar o software ideal, faça uma pesquisa para conhecer o mínimo do fornecedor. Qual é a reputação dele no mercado? Qual é a opinião de seus clientes? Qual o perfil de empresas que ele atende? Qual é a sua experiência na área de RH?

Muitas dessas informações podem ser tiradas do próprio site do fornecedor e das suas páginas nas redes sociais. Lembre-se de buscar informações sobre o atendimento e o suporte técnico, já que o comunicação com os fornecedores da solução se manterá mesmo após a instalação.

A Xerpa por exemplo, é um software de gestão em RH que oferece uma ferramenta de demissão online completa. Com a missão de desburocratizar a relação entre empresa e colaborador, ela humaniza até processos delicados como o desligamento.

Desde a coleta de dados pessoais como:

  • nome;
  • CPF;
  • data de admissão;
  • data de demissão;
  • período de experiência;
  • origem do desligamento;
  • aviso prévio.

Até de documentos fiscais como o contrato de rescisão, pagamentos dos tributos assegurados pela lei, podem ser geridos dentro da própria plataforma.

O RH e o setor de contabilidade trabalham integrados para que o processo seja executado de forma prática, fácil, rápida e sem erros legais.

 

Assegurar a segurança dos dados

Um software de gestão de RH eficiente oferece funcionalidades para importar e exportar documentos essenciais para a gestão dos funcionários com segurança, sem perdas, danificações e rasuras.

A Xerpa oferece uma funcionalidade que extrai automaticamente as informações de fotos dos documentos anexados, e verifica a integridade dos dados. Todas as informações são verificadas e monitoradas pelo setor de RH da sua empresa.

 

Verificar o custo-benefício do produto

Fique atento ao ditado “o barato saiu caro”! Não foque somente no preço, muitos softwares “baratos” não oferecem funcionalidades com potencial para transformar o trabalho de gestão do setor de RH da sua empresa. Além disso, o suporte pode ser precário e a assistência técnica deficiente.

Busque uma ferramenta tendo em mente que é o emprego de uma solução para otimizar a realidade do setor, que se usada com excelência poderá ser um divisor de águas. Claro que considerar somente a qualidade pode ser outro problema, já que seria incompatível com o orçamento de pequenas e médias empresas.

Por isso, o ideal é verificar o custo-benefício. A ferramenta de demissão online ideal deve ser financeiramente acessível e contar com qualidade superior à média.

Ferramenta de demissão online: como escolher a melhor?

Analisar a integração com outras ferramentas

Uma questão a ser considerada é a capacidade de integração com outras ferramentas de gestão em RH.

A ferramenta de demissão online da Xerpa se integra com as principais ferramentas do setor, tais como:

Além disso, os dados gerados dentro da ferramenta podem ser exportados e abertos em diversos softwares, como no Google Spreadsheets, Microsoft Excel, Openoffice, LibreOffice ou Apple Numbers.

 

Consultar as adequações às leis

Outro quesito que não pode ser ignorado é a adequação às leis. A ferramenta de demissão online deve estar adequada a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), assim como acordos sindicais de cada categoria.

Deixar de pagar um adicional noturno ou estar abaixo do piso salarial pode acarretar processos, autuações e muita dor de cabeça. Por isso, ao empregar um software de gestão considere sempre as questões legais.

Outra qualidade essencial da ferramenta de demissão online é a preparação para o eSocial, base de registro do governo para consulta os dados cadastrais. Pela Xerpa, o colaborador consegue enviar seus dados para a consulta na qualificação cadastral do eSocial e o RH acompanha todo o procedimento.

Ferramenta de demissão online: como escolher a melhor?

Estudar a usabilidade

De nada adianta empregar o melhor software de gestão se a usabilidade é inviável. É preciso escolher uma ferramenta de demissão online que seja prática e fácil de usar.

Assim, até a gestão do conhecimento para as futuras gerações de funcionários é facilitada.

A Xerpa possui uma interface dinâmica e bem intuitiva, um resumo de todas as principais informações da empresa podem ser visualizadas já na tela de início. Informações sobre contrato, benefícios, experiência e acesso dos seus colaboradores podem ser visualizados instantaneamente.

Além disso, os filtros de busca são extremamente potentes, permitindo que os dados de funcionários específicos sejam consultados em um clique.

 

Fazer um test-drive

A teoria e prática são distintas para qualquer tipo de situação. Por isso, busque sempre fazer um teste grátis antes de, efetivamente, contratar a ferramenta de demissão online.

Por melhores que sejam os elogios feitos ao software,  sua empresa só saberá se é realmente adequada a sua realidade utilizando-o na prática.

No período do test-drive, avalie a funcionalidade, agilidade, capacidade de armazenamento, praticidade para a rotina do seu setor de RH. Caso seja necessário, entre em contato com o suporte técnico do fornecedor do software e tire todas as suas dúvidas.

Quer ver uma demonstração online da Xerpa? Clique aqui e fale com um especialista!

 

Um desligamento é sempre uma situação delicada, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Logo, é fundamental que esse processo de demissão seja conduzido da forma mais adequada possível, evitando aborrecimentos e problemas legais.

Os procedimentos adotados e os direitos assegurados ao funcionário variam segundo o tipo de desligamento, por isso é preciso que a equipe de RH esteja sempre bem atenta.

A ferramenta de demissão online pode reunir todos os dados e documentos necessários para cada tipo de desligamento em poucos minutos. Desta forma, a demissão pode ser resolvida com auxílio da ferramenta de forma rápida, prática e sem dor de cabeça.

 

Quer fazer um test-drive na ferramenta de demissão online da Xerpa? Então, agende uma demonstração com um dos nossos especialistas!