Você já ouviu falar em femtech? Essas empresas surgem como uma tendência na busca de maior conforto e saúde para mulheres, usando soluções tecnológicas para alcançar o público feminino.

Neste post vamos falar mais sobre o termo, explicar o que é femtech e dar alguns exemplos de empresas que podem ser designadas como tal. Se você tem curiosidade sobre o assunto, acompanhe o post!

O que é femtech?

O termo femtech faz referência a duas palavras importantes que representam muito o conceito: ‘Fem’ de feminino e ‘Tech‘ de tecnologia. As femtechs então são empresas (startups na maior parte das vezes) que procuram resolver problemas comuns às mulheres ou relacionados ao universo feminino por meio da tecnologia.

As femtechs surgiram quando o mercado começou a compreender que as mulheres têm necessidades e particularidades que muitas vezes não são atendidas pela indústria.  

Vale lembrar que para se encaixarem no termo, alguns aspectos devem ser contemplados por essas empresas:

  • permitir que as mulheres tenham maior controle sobre suas vidas;
  • diminuir tabus sobre o universo feminino;
  • usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida, como para o diagnóstico de doenças, por exemplo.

De acordo com a revista americana Forbes, as femtechs receberam mais de 1 bilhão de dólares em investimentos desde 2015. Ainda segundo a publicação, essas empresas ainda vão movimentar mais de 50 bilhões de dólares.

Exemplos de empresas femtech

Muitas dessas iniciativas estão apresentando excelentes resultados, não só em aceitação pelo público-alvo como movimentando uma quantia representativa e marcando o seu lugar no mundo dos negócios.

Destacamos a seguir algumas ideias de empresas femtech em diversas áreas de atuação do mercado.

1. Saúde e bem-estar

No Brasil, a femtech “Herself” desenvolveu calcinhas que substituem o uso do absorvente durante o período menstrual.

Além de aumentar o conforto, o produto diminui o impacto ambiental provocado pela grande quantidade de produtos descartáveis usados durante o ciclo.

A tecnologia empregada nesses itens promete revolucionar a relação da mulher com seu corpo, dando maior praticidade e higiene durante o período.

O aplicativo Clue é outro excelente exemplo de femtech. Ele permite o registro do período menstrual e de todos os sintomas durante o mês.

Assim, a mulher tem um controle muito maior do seu ciclo, entendendo as alterações corporais provocadas pela mudança hormonal e pelos períodos férteis.

2. Sexualidade

A sexualidade feminina sempre foi encarada como um grande tabu. Um dos propósitos das empresas femtechs é ajudar a quebrar esses estigmas.

Alguns bons cases são a Unbound e  Hot Octopuss que procuram desmistificar o orgasmo feminino, abordando o tema com naturalidade.

A Unbound Babes é um excelente exemplo. A femtech produz uma linha de acessórios 2 em 1, como um anel que pode ser usado normalmente como acessório, mas se transforma em um vibrador.

Já a Lioness criou um vibrador inteligente, que se conecta a um aplicativo de smartphone equipado com uma tecnologia de “biofeedback” que regula a intensidade de vibração do aparelho.

3. Maternidade

O aplicativo Moment Health traz soluções para o acompanhamento da saúde mental com recursos como rastreador de humor e localização de grupos de apoio que ajudem a solucionar dúvidas de mães de primeira viagem. 

O aplicativo ajuda ainda as mulheres a enfrentar problemas comuns nessa fase e a entender e combater a depressão pós-parto.

Já a femtech Ava Science está ajudando mulheres a engravidarem por meio da combinação de um bracelete e algoritmos. Desta forma, a empresa contribui para que as mulheres possam fazer o seu planejamento familiar e decidirem ter filhos no momento em que julgarem mais adequado.

A presença feminina no mercado de trabalho

As mulheres estão conquistando espaços cada vez maiores no mercado de trabalho.

Embora os números ainda sejam baixos, representam um avanço se comparados aos anos  anteriores. Dados do governo federal mostram que, em 2007, as mulheres representavam 40,8% do mercado de trabalho e passaram a ocupar 44% das vagas no mesmo ano.

Embora ainda representem uma porcentagem menor que o dos homens no mundo corporativo, essa presença deve aumentar.

Uma pesquisa realizada pela McKinsey & Co mostrou que empresas com papéis de liderança mais equilibrados entre homens e mulheres têm uma predisposição muito maior para obter retornos financeiros acima da média.

Nas empresas de tecnologia, essa presença ainda é muito baixa. Dados mostrados no evento Women in Tech realizado pela CA Technologies indicarem que apenas 8% das vagas de desenvolvedores no mundo são ocupadas por mulheres. Mesmo assim, algumas trabalhadoras da área são reconhecidas como Marissa Mayer, ex-CEO do Yahoo.

Liberdade e empoderamento da mulher

Ao observar a presença cada vez marcante das mulheres — não só nas organizações, como no cotidiano em geral — algumas empresas começam a entender as necessidades e desafios da mulher moderna e lançam produtos que pretendem solucionar seus principais problemas e facilitar a rotina diária.

Dentre as principais características dessas consumidoras está a escolha por itens de maior qualidade e que sejam bonitos, práticos e funcionais.

Dentro dessa realidade são as femtechs que estão atentas às tendências voltadas para o público feminino e que acabaram criando um novo nicho de mercado.

O surgimento das empresas femtech e a criação de produtos com foco na liberdade e conforto da mulher são sinais do empoderamento feminino, mostrando a sua presença cada vez maior em espaços antes dominados pelos homens.

O mercado das femtechs está apenas dando os primeiros passos. Muitas inovações e soluções ainda devem surgir, o que vai acarretar em melhora na qualidade de vida das mulheres, que enfrentam desafios cada vez maiores.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para curtir os nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin para receber ainda mais informações.

Saiba também como uma plataforma de Recursos Humanos pode ajudar sua empresa fazer o controle de vários processos de gestão de pessoas importantes. Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.