Experiência do candidato: melhore o processo seletivo e atraia talentos!

experiência do candidato

O setor de recrutamento e seleção é um dos mais importantes, para o RH da empresa. Afinal, o planejamento dos profissionais é todo o diferencial necessário para gerar uma experiência do candidato inesquecível.

Mais que isso: por meio de um eficiente estudo do perfil de profissionais alinhados aos valores institucionais da marca, a assertividade na contratação agrega diversos benefícios.

O baixo índice de rotatividade é um deles. Bem como a economia em custos que, direta ou indiretamente, estão associados aos processos de contratação e demissão.

Que tal acompanhar-nos, então, ao longo deste artigo para compreender o real valor em gerar uma experiência do candidato em seus processos seletivos?

Confira, e ajude a construir uma reputação inabalável para a sua empresa!

 

A importância da experiência do candidato

Muito se diz, atualmente, sobre a importância em gerar uma experiência de compra para os consumidores. E isso se aplica também à apresentação da sua empresa para os candidatos.

Pois é importante fazer com que ele tenha o verdadeiro desejo de contribuir com o crescimento da marca no mercado. E isso começa no processo de seleção e recrutamento.

Quando bem feito, o poder de atração da empresa é maior. E, com um bom processo seletivo, os talentos do mercado vão apresentar boa disponibilidade para concorrer a uma vaga aí.

Quando isso é feito de maneira apressada e sem um mínimo de planejamento, o efeito pode ser muito prejudicial à empresa, sabia?

 

Os erros ao criar uma experiência do candidato

Abaixo, reunimos algumas das questões associadas aos erros que o setor de RH comete ao tentar — ou não se preocupar — com a experiência do candidato no processo seletivo, como:

  • instruções pouco claras — seja para aplicação de candidatura a uma oportunidade ou ao longo das etapas do processo seletivo;
  • processos seletivos longo demais;
  • etapas que exigem demais do candidato, que pouco sabe a respeito da oportunidade em questão;
  • testes que não têm a ver com o cargo em aberto ou mesmo relativos à carreira dos candidatos;
  • problemas de comunicação — como a falta de um feedback ou e-mails de confirmação;
  • dificuldades de entrar em contato com os recrutadores.

Como resultado, é de se esperar que as pessoas que tiveram uma péssima experiência do candidato não procurem mais pela empresa, diante de uma nova oportunidade.

Inclusive, se os profissionais de RH mantêm um banco de currículos atualizado. A reputação fica com uma mancha difícil de remover, posteriormente.

Por sua vez, o trabalho em promover uma experiência do candidato excelente é desafiador, contínuo e envolto em benefícios, como os já citados.

A seguir, nós vamos nos debruçar sobre as boas práticas que contribuem com o desenvolvimento e a manutenção de uma experiência do candidato memorável!

 

O trabalho do RH em criar uma boa experiência do candidato

Com uma atenção dedicada ao fluxo de trabalho antes, durante e após o processo seletivo, o RH tem, pela frente, desafios múltiplos para criar uma boa experiência do candidato.

Mas, uma vez consolidado, esse trabalho agrega muito valor à empresa e qualifica ainda mais a tomada de decisão pelos profissionais ideais para a empresa. Confira:

 

Facilite o cadastramento à vaga

Com orientações claras e um processo rápido e que acompanhe o candidato em todas as etapas, o processo flui com facilidade na sua empresa.

E o retorno disso é a otimização de tempo — para os profissionais de RH — e uma percepção positiva para quem se cadastrou à oportunidade.

 

Apresente a empresa

Muitos profissionais não querem mudar de emprego ou ingressar em uma empresa da qual eles não têm familiaridade ou conhecimento a respeito.

Portanto, cabe fazer com que os candidatos entendam o posicionamento de sua empresa. Quais os diferenciais? Apresente os motivos pelos quais eles deveriam investir naquela candidatura!

Isso vale, inclusive, para as etapas do processo seletivo. Quanto mais eles desejarem aquela vaga, mais eles vão se esforçar para conquistá-la.

 

Ofereça feedback

Queixa antiga das pessoas, a falta de um feedback — ou mesmo um posicionamento de que a candidatura foi encerrada — prejudica a reputação da empresa.

Para tanto, é fundamental saber como organizar o processo, como um todo, para que a experiência do candidato se reflita em uma atenção em posicionar os profissionais.

 

Crie um clima harmonioso para a entrevista

Nada de intimidação ou pressão: a experiência do candidato passa diretamente pelo cuidado em causar uma boa impressão.

Assim, invista na construção de um clima agradável: ouça o candidato e estimule-o a falar de si. E aproveite para alinhar a personalidade deles com os pilares da empresa.

Essa identificação é um poderoso trunfo para que a tomada de decisão, na etapa final, seja a mais assertiva possível.

 

Fortaleça a conexão com a marca

Mesmo os profissionais que não foram selecionados — mas foram para um banco de talentos, por exemplo — podem levar uma boa experiência, no fim das contas.

Daí, a importância de um posicionamento e das orientações claras, respeitosas e solícitas

Isso tudo cria uma percepção positiva, que vão fazer com que os melhores profissionais procurem pela sua empresa — tenha ela uma vaga em aberto ou não.

Com o tempo, isso facilita o filtro para um futuro processo seletivo, com candidatos selecionados só com o acúmulo de perfis alinhados com o da empresa.

Para isso funcionar, contudo, o planejamento é fundamental. Invista em conhecimento sobre as necessidades e objetivos de cada perfil da empresa, e alinhe-os aos processos seletivos.

Dessa maneira, a taxa de atração e retenção de talentos serão altas. Algo que gera valor agregado para a empresa, e para a qualificação do setor de RH.

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