exemplos de diversidade

5 exemplos de diversidade nas empresas

Mostrar exemplos de diversidade no mercado de trabalho é cada vez mais constante no dia a dia corporativo. Especialmente quando falamos de Brasil, o tema é ainda mais relevante, dado o grande contraste do perfil populacional.

Diversidade significa “qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade”. Basicamente, é um conjunto com características variadas, seja ele de pessoas, locais ou objetos.

Importante ressaltar que exemplos de diversidade se aplicam também para diferenças culturais e que não basta contratar pessoas de diversos perfis. É essencial que os públicos distintos tenham a mesma parcela de participação nas atividades da companhia.

Com esse conceito esclarecido, fica fácil entender que diversidade no ambiente de trabalho é formar um grupo heterogêneo. Além do quesito profissional, ou seja, profissões diferentes, a equipe pode ter pessoas de diversos gêneros, orientação sexual e idade, por exemplo.

Diante desse cenário, as empresas estão se preocupando em promover ações e programas que estimulem a diversidade no trabalho. Inclusive, alguns prêmios já até reconhecem as companhias que se destacam nesse quesito.

Abaixo detalhamos alguns exemplos de diversidade no mercado de trabalho.

Conheça algumas empresas que praticam a diversidade

Alguns levantamentos apontam que empresas que contam com maior diversidade têm mais chances de apresentar lucros superiores às demais. O estudo “A diversidade como performance”, da consultoria McKinsey & Company, estima até 35% a mais de lucratividade

Uma companhia com exemplos de diversidade e inclusão tem ainda uma equipe de funcionários mais engajados e que apresentam menos conflitos internos. Para exemplificar como é possível colocar em prática o conceito, listamos alguns exemplos de diversidade dentro de empresas:

1 –  Pepsico

Um público que costuma ter menos chances no mercado de trabalho são as pessoas que estão sem trabalhar há algum tempo. Pensando nesse perfil, a Pepsico criou o “Ready to Return”, que tem como objetivo recrutar profissionais que estão há pelo menos dois anos parados.

O foco do projeto, que pode ser considerado como exemplos de diversidades, são aquelas pessoas que deram uma pausa na carreira para se dedicarem a projetos pessoais como à maternidade ou estudos.

Inicialmente estruturado nos Estados Unidos. Em 2019, o programa chegou ao Brasil.

Além da chance de voltarem à ativa, os profissionais contam com capacitação e atualização por meio de treinamentos. As vagas são para contratos temporários, entretanto há chances de efetivação.

Ainda na lista de exemplos de diversidade da Pepsico destacamos a assinatura do acordo “He for She” da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa da instituição tem como intuito o empoderamento feminino e ganhou apoio da companhia em 2017.

2 – Natura

Vencedora da primeira edição do Guia Exame de Diversidade na categoria pessoas com deficiência, a Natura, companhia brasileira de cosméticos, tem um forte programa de inclusão. A chamada Política de Valorização da Diversidade existe desde 2016.

A companhia conta com mais de 6% do quadro de colaboradores formados por pessoas com deficiência, índice acima do exigido por lei. A meta é alcançar 8% em 2020.

Pensando nesses funcionários, o centro de distribuição de São Paulo possui algumas tecnologias para facilitar o trabalho, como acionamento de luzes coloridas para indicar as tarefas. 

Ou seja, ações concretas que podem ser utilizadas por outras empresas como exemplos de diversidade.

3 – Johnson & Johnson

Um grupo bastante desvalorizado no Brasil são as mulheres, que, segundo dados recentes do Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG), possuem renda 41,5% menor que os homens. E, além disso, ainda estudam e se capacitam mais que o sexo masculino.

Globalmente, a empresa possui o projeto WLI (Women’s Leadershio and Inclusion),

liderança feminina e inclusão, em tradução livre.

O programa, tido como dos exemplos de diversidade da empresa, consiste em estimular a presença de mulheres nos cargos gerenciais, além de incluí-las no mercado de trabalho.

4 – IBM

O público LGBT+ também tem ganhado destaque quando se fala de inclusão, especialmente no mercado de trabalho. Um dos exemplos de diversidade é a “Carta de Apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBT+ nos Locais de Trabalho no Brasil”.

Em 2018, o compromisso de promover a inclusão dessas pessoas foi assinado por 32 companhias e organizações não governamentais que atuam no país. Entre elas, está a empresa de tecnologia IBM.

Para colocar o acordo em prática, a multinacional realiza mentorias, nas quais os colaboradores que se autodeclararam LGBT+ compartilham seu cotidiano e suas dificuldades aos líderes. 

O objetivo é entender as batalhas desse público e como tornar a empresa melhor para eles. Um pacote de benefícios está à disposição dos funcionários corroborando o plano de ser uma companhia inclusiva. 

Entre eles está um plano de medicamentos com terapia hormonal para mudança de sexo e licença-maternidade/paternidade estendida para quem adotar uma criança.

5 – Cielo

Com o aumento da expectativa de vida, a presença do público da terceira idade no mercado de trabalho torna-se cada vez mais necessária. 

De acordo com o Censo de Educação Superior de 2017, quase 30 mil pessoas acima de 60 anos estavam em algum curso de ensino superior.

Isso significa que além dos idosos que já estão atuando há algum tempo, novos profissionais estão pleiteando as poucas vagas oferecidas a esse perfil de trabalhador. 

Pensando nisso, algumas empresas passaram a desenvolver programas de inclusão da chamada melhor idade. É o caso da Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros, que está recrutando profissionais acima dos 50 anos. 

O programa de trainee “MaturiJobs” vai selecionar pela primeira vez pessoas nessa faixa etária, visando a inclusão desse público pela necessidade da nova realidade do país.

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho já foi tema de discussão no nosso blog no artigo “Terceira idade no mercado de trabalho: como e por que investir na inclusão desses profissionais?”.

A importância da diversidade no mercado de trabalho

Esses são apenas alguns exemplos de diversidade que estão sendo realizados no mercado de trabalho brasileiro. 

A gama de possibilidades de aplicação dentro de uma empresa é ampla e depende da avaliação de cada gestor sobre o que está faltando em sua companhia.

O fato é que as empresas com melhores índices financeiros e maior reconhecimento pelos colaboradores também apresentam uma característica inclusiva. Não é apenas uma necessidade do mercado, mas também um quesito que cria valor para as marcas.

Para entender melhor o conceito de diversidade e seus benefícios, leia esse artigo no nosso blog sobre a importância da diversidade no trabalho.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.