Toda empresa, independente do tamanho ou setor, é composta essencialmente por pessoas, as quais podem ser responsáveis pelo sucesso, assim como pelo fracasso dos negócios.

Por serem o ponto-chave do bom funcionamento das organizações, exigem alguns cuidados essenciais. É necessário que investir na gestão de pessoas e garantir que eles estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa para que seja possível alcançar bons resultados.

Além disso, a empresa precisa tomar esforços para manter seus funcionários motivados e engajados com seus trabalhos, oferecendo um ambiente agradável e condições favoráveis de trabalho.

Para que isso seja possível, é necessário investir em sua cultura organizacional – o conjunto de normas e processos tomados por uma empresa a partir de suas crenças, valores, regras, princípios e políticas de gestão.

De uma forma geral, a cultura de uma empresa irá influenciar as ações e comportamentos de todos os seus indivíduos. Ela ditará a forma como as coisas serão conduzidas nos negócios.

Portanto, é fundamental que a empresa pense bem no momento de criar a sua cultura organizacional. Isso pode ditar o seu sucesso diante do mercado.

Há alguns exemplos de cultura organizacional de grandes empresas que fazem sucesso por todo o mundo. Elas costumam ser inovadoras e representam o sonho de consumo de qualquer profissional do mercado.

Por isso, se sua empresa busca atrair e reter talentos é melhor se inspirar nos exemplos que separamos logo abaixo!

 

A cultura organizacional nas empresas

Uma cultura organizacional de sucesso é aquela que procura elevar não apenas funcionários de alto escalão, mas todos os membros da equipe. Ela deve ser focada nas pessoas e não em resultados.

Quando a corporação incentiva seus empregados a crescerem profissionalmente, sem medos de correr riscos, recebe em troca o mesmo esforço e comprometimento dos colaboradores.

Desse modo é possível desenvolver uma cultura organizacional inovadora, que inspira os colaboradores a sempre serem melhores.

Para ser capaz de adotar esse modelo em sua empresa corretamente, você pode seguir alguns exemplos de cultura organizacional bem sucedidas. Confira!

 

Os melhores exemplos de cultura organizacional para se inspirar

Veja a seguir 6 empresas que são verdadeiros exemplos de cultura organizacional de sucesso. Você pode se inspirar e adaptar suas características a seu empreendimento.

 

1. Google

Com certeza você já ouviu falar como deve ser um sonho trabalhar na Google, não é mesmo? E se todos insistem no assunto, é sinal de que a gigante da tecnologia tem algo para ensinar a sua empresa.

A fórmula do Google é um dos principais exemplos de cultura organizacional de sucesso. Eles oferecem diversos benefícios no local de trabalho, para que o funcionário se sinta feliz e inspirado a liberar sua criatividade.

São salas de massagem, quadras de vôlei, comidas à vontade, entre outros mimos para agradar os colaboradores. Mas isso não é feito por acaso.

A cultura organizacional do Google segue claramente sua visão e valores, que tem a inovação como um dos seus principais pilares. Por isso, cada recurso dentro da corporação é pensado para impulsionar a criatividade e dar propósito para o desenvolvimento das tarefas dos colaboradores.

>> Já falamos aqui no blog sobre as ações que o Google faz para motivar os seus colaboradores. Se você quiser dar uma conferida, é só você clicar aqui.

 

2. Netflix

A mais popular rede de streaming também chama a atenção como um dos grandes exemplos de cultura organizacional. Como no caso anterior, a sua chave para o sucesso é o alinhamento com os valores da empresa.

A Netflix empenha-se em colocar em prática uma série de valores e habilidades para se atingir o máximo do potencial de produtividade de seus colaboradores.

Para se ter esse alto rendimento, a organização não se preocupa com números de horas trabalhadas, pelo contrário, ela mede o desempenho por meio da capacidade de se alcançar grandes resultados.

Desse modo, seus funcionários sabem como devem agir em seus cargos, buscando sempre desenvolver sua criatividade, autodisciplina e responsabilidade. Tudo, é claro, com bastante liberdade.

Ao minimizar o controle de seu time, a Netflix é capaz de receber em troca maior comprometimento e melhores resultados de todos.

 

3. Apple

Com a Apple, a situação não poderia ser diferente. A corporação domina a venda de smartphones e tem muito a ensinar quando a questão são exemplos de cultura organizacional de sucesso.

Ao contrário do que muitos pensam, a Apple não foca suas contratações em conhecimento técnico, mas sim na personalidade do candidato. É necessário ter um perfil parecido com os valores da marca.

Ser inovador e criativo é indispensável para se trabalhar nessa empresa. A cultura organizacional da Apple é totalmente focada em criatividade, inovação e autonomia dos colaboradores no desenvolvimento de suas atividades.

 

4. Facebook

Outro grande exemplo de cultura organizacional desejada pelos profissionais de qualquer empresa é a do Facebook.

Assim como o Google, todo os escritórios da dona das principais redes sociais utilizadas no mundo atualmente são estruturados de forma estratégica.

Ela oferece a seus colaboradores um ambiente descontraído, sem paredes e lugares fixos, comidas à vontade, entre outros elementos que estimulam o crescimento pessoal.

Um grande diferencial do Facebook é sua horizontalidade. Ainda que seja uma corporação gigantesca, ela coloca funcionários de todos os escalões trabalhando lado a lado. Até mesmo o CEO Mark Zuckerberg pode ser encontrado trabalhando junto a outros colaboradores.

Essa medida foi tomada levando em consideração a cultura organizacional da empresa, a qual busca promover a igualdade entre seus funcionários.

 

5. Adobe

A Adobe também possui seus diferenciais para ser considerada um destaque entre os exemplos de cultura organizacional. Ela visa oferecer aos seus funcionários projetos desafiadores e, em seguida, fornecer a confiança e o suporte para ajudá-los a ter sucesso.

Uma das principais características de sua cultura é a confiança em seus colaboradores para fazer o melhor. Os produtos da Adobe são sinônimos de criatividade e os funcionários são totalmente livres para criá-los.

Por exemplo, a Adobe não usa classificações para estabelecer recursos de funcionários, pois acredita que isso inibe a criatividade e prejudica a maneira como as equipes trabalham.

Além disso, os funcionários recebem recompensas em ações da empresa para que saibam que têm uma participação e uma recompensa no sucesso do negócio.

 

6. Twitter

O Twitter não pode ficar de fora quando o assunto são bons exemplos de cultura organizacional. Seus funcionários também podem contar com diversos benefícios, como reuniões descontraídas, ambientes de trabalho inovadores, aulas de ioga grátis e outros elementos que inspiram a motivação.

O foco do Twitter é manter o bom relacionamento entre os membros de sua equipe e mantê-los satisfeitos em seus trabalhos para que continuem se dedicando e dando o melhor de si.

A empresa possui a estratégia #GrowTogether em 2017, com a missão de promover mudanças globais positivas, por meio de respeito e conexões humanas. Ela transforma sua cultura em mais inclusiva, com uma força de trabalho mais diversificada.

 

Com esses grandes exemplos de cultura organizacional, você pode concluir que a desenvolver uma cultura voltada para as missões e valores da empresa é essencial para se ter sucesso. Ela é uma parte importante para o desenvolvimento dos negócios e por isso, deve sempre se preocupar com o bem-estar de todos os funcionários. Apenas assim ela será forte e trará resultados para os negócios.

 

Gostou desse post? Quer saber mais sobre o tema? Siga a Xerpa no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.