Inscreva-se

EVP: o que é e qual a influência dele na atração e retenção de talentos
Benefícios

EVP: o que é e qual a influência dele na atração e retenção de talentos

Employee value proposition (EVP), “proposta de valor ao colaborador”, é o conjunto de benefícios oferecidos pela empresa para atrair profissionais a sua organização. Essas vantagens podem ser remuneração, plano de carreira e ambiente de trabalho.

O EVP aparece com uma forma de criar uma boa imagem da empresa em um mercado competitivo e atrai os maiores talentos para a organização. É uma resposta aos muitos questionamentos que os profissionais fazem do “por que vale a pena trabalhar para você?”.

A estratégia do EVP não só atrai bons profissionais, mas também contribui com a retenção dos talentos e diminui a rotatividade. Isso porque um funcionário pensará bem mais em sair da empresa se tiver bons benefícios e estabilidade profissional.

Mas quais os principais benefícios que compõem o EVP e de que forma eles podem ser um diferencial no mercado? Contamos tudo para você agora!

 

Os diferenciais do EVP

O EVP é formado por um grande pacote de recompensas. Iniciativas que as empresas desenvolvem para atrair talentos e engajar seus colaboradores. Entre as principais vantagens oferecidas pelas empresas estão:

  • Plano de carreira;
  • Bom ambiente de trabalho
  • Benefícios extras;
  • Remuneração satisfatória;
  • Treinamentos e capacitações;
  • Reconhecer as individualidades.

Ter um time de profissionais qualificados impacta diretamente na competitividade de mercado em busca de resultados. Portanto, ficar atento aos benefícios citados acima é muito importante para o crescimento da empresa.

Que tal conhecermos mais a fundo cada um desses benefícios?

 

Plano de carreira

Todo profissional vislumbra um crescimento na sua profissão. As empresas que oferecem um bom plano de carreira tem maior facilidade para engajar a equipe. Um bom EVP tem o plano de carreira como uma das suas bases.

A chance de se desenvolver na empresa e manter uma estabilidade na carreira são objetos de desejo de todo profissional. Por isso, precisa ser também um dos principais objetivos das empresas que querem atrair mão de obra de qualidade e reter seus talentos.

Quer criar um plano de retenção de talentos eficiente? Baixe esse eBook gratuito!


Bom ambiente de trabalho

Uma boa liderança e um gestor que consegue criar um bom ambiente entre seus profissionais influenciam positivamente nas decisões dos colaboradores. Ninguém deseja trabalhar em um ambiente ruim, cheio de brigas, fofocas ou com um chefe tirano.

A boa comunicação entre os profissionais da empresa, na geração de um clima agradável, tem papel importante para o colaborador aceitar uma vaga ou ficar muitos anos na empresa. Um equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental atualmente.

 

Benefícios extras

Muitas empresas constroem seu EVP baseado em benefícios extras e de fato eles fazem toda a diferença no mercado.

Seguro de vida, plano de saúde e odontológico, vale transporte e alimentação, vale cultura e até convênio com academias são algumas dessas recompensas. Diferenciais de mercado, que são vistos com bons olhos e como diferenciais para a empresa atrair e reter talentos.

 

Remuneração satisfatória

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva com o Grupo LTM mostrou que 56% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho. E 96% acreditam que recompensas materiais são de extrema importância como forma de reconhecimento pelo trabalho executado.

Entre as recompensas citadas estão o próprio salário, bônus, como participação nos lucros, além de viagens, vale presentes e outros benefícios.

Portanto, a boa remuneração é uma das bases do EVP e que está completamente ligada a satisfação dos funcionários e a disposição para continuarem na empresa por mais tempo. Qualquer recompensa adicional pode então ser um estímulo a sua equipe.

 

Treinamentos e capacitações

Para elevar a autoestima do seu colaborador utilizando métodos de estratégia EVP, ofereça treinamentos e capacitações para que ele possa crescer profissionalmente.

Além de ser uma maneira de valorizar sua mão de obra e estimulá-lo a querer mais na profissão, você terá profissionais mais capacitados.

A valorização profissional no mercado atual faz uma completa diferença na competitividade entre as empresas em relação a atração e retenção de talentos.

 

Reconhecer as individualidades

Um detalhe que pode fazer toda a diferença na sua política de benefícios ou EVP é reconhecer as individualidades dos seus colaboradores. Gestores precisam estar atentos às necessidades pessoais e profissionais da equipe.

E quando a empresa olha e oferece vantagens específicas para cada profissional, pode vislumbrar maior dedicação e empenho dos colaboradores.

Quando eles se sentem valorizados por seus líderes e gestores se tornam mais engajados pelos objetivos da empresa.  

 

Como desenvolver uma EVP

Para planejar o EVP corretamente e criar benefícios que de fato consigam atrair os perfis profissionais ideias a sua empresa, algumas etapas devem ser levadas em conta. Conheça quais são elas:

 

1. Defina o perfil

Saber qual o candidato ideal para a sua cultura organizacional é essencial para montar um planejamento estratégico correto do EVP. Esse é o primeiro passo que o gestor e o setor de RH precisam avaliar.

 

2. Avalie os benefícios

Com o perfil traçado, é hora de escolher quais benefícios poderiam atrair mais esse profissional que você está buscando no mercado. Para ficar ainda mais fácil vale até pesquisar a média salarial e o que esses profissionais vem desejando ao serem contratados.

 

3. Mensure os gastos

Faça um planejamento sobre o quanto você pode gastar para conseguir definir para onde serão destinados os seus recursos. Trace uma estratégia de benefícios com base na sua estrutura, número de funcionários e defina onde você espera chegar.

 

4. Escolha um canal de divulgação

Atrair talentos sem que eles saibam quais benefícios você tem a oferecer fica impossível. Ao divulgar uma vaga em sites de recrutamento, redes sociais e etc., coloque o que você tem a oferecer como diferencial, para destacar seu EVP.

 

EVP e a retenção de talentos

Ficou claro que o EVP pode contribuir, muito, com a atração e retenção de talentos no mercado. Ao oferecer benefícios para motivar e valorizar seus colaboradores, a empresa passa a concorrer pela melhor mão de obra do mercado de trabalho.

Quando uma empresa tem um plano de benefícios bem definido fica mais fácil de engajar os profissionais com os próprios objetivos. Consequentemente, colaboradores felizes tendem a render mais, proporcionando maiores resultados a empresa.

É necessários que os gestores priorizem dia após dia seu EVP, para melhorar o vínculo com seus colaboradores e criar uma boa imagem da empresa no mercado.

Se a sua empresa ainda não possui um EVP bem organizado, aproveite as dicas desse artigo para se organizar e ganhar destaque no mercado.

 

Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, para saber ter acessos a materiais exclusivos de gestão e RH.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *