Evolução do marketing digital

Evolução do Marketing Digital: origem e impacto nos resultados das empresas

Você conhece a origem do Marketing Digital? Já ouviu falar em José Paulo Pereira Silva? Então, agora é a hora de entender a forma com que esse nome impactou a evolução do marketing  digital e como ele se tornou essencial para o empreendedorismo no Brasil.

Com o passar dos anos, os consumidores mudaram seus hábitos de consumo. Diante disso coube às empresas criar alternativas que pudessem satisfazê-los além do produto ou serviço.

Assim surgiu o Marketing Digital, colocando o consumidor como foco e aprimorando a maneira em que as empresas tinham de atingir e se relacionar com seus clientes.

Como o Marketing atuava antigamente?

Como dividido na obra de Philip Kotler, o chamado Marketing 1.0 era feito do produto ao consumidor.

Isso significa que antes as empresas estavam focadas em:

  • produzir;
  • vender;
  • lucrar.

Hoje, as organizações primeiro entendem a necessidade do mercado, o hábito de seus consumidores, assim como seus desejos também, para a partir disso produzir e se adequar ao que eles procuram.

Vivemos a era do Marketing 4.0. Pautado em gerar valor pela informação a públicos específicos propondo a conexão humana em ações e campanhas para sanar as necessidades do mercado.

Ter o consumidor como prioridade ultrapassa os limites do consumo. Melhor dizendo, a ideia é realmente :

  • entendê-lo;
  • engajá-lo;
  • criar relação de proximidade;
  • gerar mais vendas.

Desta forma, a história do Marketing Digital mudou para sempre o mundo dos negócios!

Junto a isso, houveram algumas personalidades que impactaram o mercado do marketing digital brasileiro ao longo desses anos e potencializaram o empreendedorismo de acordo com os avanços do Marketing Digital.

Quer saber como tudo isso foi interligado e conhecer os avanços e impactos que a evolução do Marketing Digital e o CEO do Grupo Ideal Trends tiveram no desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil? Então, confira o que vem a seguir:

> Os avanços e a história do Marketing Digital

>O impacto do Marketing Digital no empreendedorismo brasileiro

>O empreendedorismo e o Marketing Digital pelo olhar de José Paulo Pereira Silva

A origem e a evolução do Marketing Digital

Por definição, o Marketing Digital é o conjunto de estratégias que uma empresa utiliza para:

  • se relacionar com a sua persona;
  • desenvolver a identidade da marca no ambiente online;
  • fechar mais vendas tendo um canal mais acessível de contato com clientes.

Então, logo fica evidente que garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ainda é importante, porém o público está procurando pelo o que podemos chamar de ‘algo a mais’.

O Marketing Digital representa a mudança que a comunicação atravessou nos últimos anos, acompanhando os novos desejos e comportamento dos consumidores.

Antigamente, campanhas e ações de marketing eram unilaterais, ou seja: as empresas se dirigiam aos clientes e eles a ninguém (no máximo à loja diretamente).

Já hoje é bem diferente, a comunicação é uma via de mão dupla, o que beneficia ambos os lados: quem compra e quem vende.

Por acaso você já reparou como as marcas vêm usando as redes sociais corporativas? Pois é, elas representam muito bem todas essas modificações.

As interações sem mediações entre marcas e público permitem criar um relacionamento mais profundo entre as duas partes, além de gerar a oportunidade da empresa de conhecer melhor sua persona e abordá-la com maior assertividade.

Para o cliente passa a existir a possibilidade de saber ‘quem é a empresa’ por trás daquele produto ou serviço e consequentemente se aproximar dela pela identificação, tornando-se mais que um comprador, um promotor da marca.

Leia mais em: Martechs: entenda a revolução do marketing na era digital

O impacto do mercado de Marketing Digital no empreendedorismo brasileiro

O Marketing Digital deixou de ser um diferencial às empresas há muito tempo. Motivo? O mais óbvio deles. Se o público está online, elas também precisam estar!

Como prova disso, pesquisas da Sprout Social, We Are Social e Hootsuite, afirmam que 32% dos brasileiros compram em e-commerces e 41% das pessoas adquirem um produto que já viram nas redes sociais em algum momento.

Agora, pense bem: o quão importante é estar online?

Com a evolução do marketing digital, o ambiente digital tornou-se uma forma de prospecção, pois usuários pesquisam por produtos e serviços e acabam encontrando empresas que os oferecem. Logo, a internet é como uma grande vitrine.

A audiência da web é o local perfeito para as empresas ocuparem e se conectarem com o seu público. Sabendo disso que surgiram estratégias inovadoras como:

  • SEO;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • também a metodologia MPI, idealizada por José Paulo Pereira Silva.

Mas para adequar a sua linguagem à sua necessidade e conseguir estipular estratégias assertivas, saber quem é a sua persona é uma peça-chave no mercado de Marketing Digital, até porque não há como se dirigir ao seu potencial comprador com assertividade se você não souber quem é ele e quais são os seus anseios.

Aliás, este é um dos grandes diferenciais que o Marketing Digital proporciona às empresas: a segmentação.

Ou melhor dizendo, a chance de poder se direcionar ao público que mais tem o perfil da empresa/produto/serviço de maneira segura, adaptando a mensagem (se preciso) e no momento mais apropriado, elevando consideravelmente a probabilidade de conversão.

Segmentar requer conhecimento profundo do mercado em que a empresa está inserida, principalmente porque ela moverá seus esforços para tratar demandas específicas, então ela tem de corresponder ao que se espera.

‘Qualificar’ os leads permite que os direcionamentos atinjam as pessoas certas, passo importante para realizar mais vendas e consolidar a imagem da marca. Afinal de contas, mensagem só tem valor quando agrega em algo, não é mesmo?

Sabendo disso que José Paulo (mencionado lá no comecinho) propôs trabalhar as suas ações digitais sob uma ótica inovadora, com estratégias de Marketing Digital que impactam diferentes públicos de maneiras distintas, inclusive o próprio negócio.

Mas como assim?

O empreendedorismo e o mercado de Marketing Digital pelo olhar de José Paulo Pereira Silva

Talvez desconhecido da maioria por aqui, José Paulo é CEO do Grupo Ideal Trends, detentor de quatro empresas digitais que atuam em segmentos diferentes. São elas:

  • Ideal Marketing: é uma plataforma de Automação de Marketing Digital especializada em Inbound e é usada para gerar mais negócios às empresas que a utilizam. A metodologia busca educar o mercado  por meio de conteúdos e, a partir disso, visa converter os leads em clientes com um processo eficiente, rápido e de baixo custo;
  • Busca Cliente: também é uma plataforma, porém desenvolvida e projetada para posicionar empresas, produtos e serviços no topo de buscadores como Google, Yahoo e Bing de maneira orgânica e regionalizada;
  • Doutores da Web: a empresa de Marketing Digital é especializada em Marketing de Posicionamento na Internet e fundadora do MPI, metodologia pensada por José Paulo para posicionar empresas nos primeiros lugares do Google e demais buscadores;
  • Soluções Industriais: a quarta digital do grupo de José Paulo é um dos maiores marketplaces do mercado industrial. Vista como a maior plataforma B2B de marketing industrial, sua missão é fazer compradores encontrarem os melhores fornecedores para suas demandas.

Atuar em mercados tão diferentes nem de longe é uma tarefa simples, mas como você pôde conferir neste conteúdo. A evolução do Marketing Digital, justamente por ser tão plural e se encaixar em inúmeros segmentos, tornou-se essencial às empresas que visam ter destaque em suas áreas.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

Um dos primeiros passos para que sua empresa possa aproveitar todas as oportunidades que a evolução do marketing digital trouxe para o mercado é criar uma equipe de alta performance. Para isso, indicamos a leitura do artigo; Como montar uma equipe de marketing | Manual de contração”. Comece a colocar tudo isso em prática e melhorar seu relacionamento com clientes e seus resultados de vendas.

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