eventos-de-rh

10 eventos de RH importantes que você deve conhecer e participar

Ficar por dentro dos top eventos de RH do país faz com que a sua empresa — e os seus colaboradores — permaneçam atualizados a respeito das grandes tendências do mercado. Além disso, agrega mais valor à sua marca por meio do networking tão funcional em eventos do seu setor de atuação.

Ao participar de eventos de recursos humanos — nacionais e internacionais —, os benefícios começam internamente, nos participantes, mas se estendem para a empresa onde trabalham.

Afinal de contas, após cada evento, fica o aprendizado, as experiências e tudo aquilo que foi visto, ouvido e discutido ao longo das palestras e encontros informais nos stands de cada marca.

Isso gera mais valor para a sua marca, fortalece o networking e permanece consolidando a sua importância no setor. Aprendizado é um dos grandes destaques para o desenvolvimento de qualquer empresa.

E foi isso que nos motivou a produzir este artigo. Continue conosco, e fique por dentro dos principais eventos de RH que você e os seus colegas de trabalho têm que ficar de olho atento para marcar presença!

Por que participar de eventos é importante?

Recursos humanos e eventos devem andar de mãos dadas o tempo todo. É por meio de feiras, palestras, congressos, simpósios e seminários, que o profissional de RH fica por dentro das boas práticas do setor e as grandes tendências do mercado. 

Veja abaixo os principais benefícios em participar de eventos: 

1. Atualização sobre o mercado

Vivemos em uma época informatizada, por isso é muito importante manter-se atualizado sobre o mercado. Os eventos sempre trazem discussões pertinentes com temas capazes de instigar dúvidas entre estudantes e profissionais da área. 

Independentemente do formato que é apresentado, é possível se informar com precisão sobre assuntos específicos de cada setor e ouvir opiniões de personalidades que são referência. 

2. Possibilidade de novas parcerias

Grandes eventos costumam convidar grandes nomes para palestrar, mas eles também são frequentados por empreendedores, donos de empresa, fornecedores, entre muitos outros profissionais. 

Por isso, é uma ótima oportunidade para fazer contato e criar novas parcerias e negócios. De repente, você conhece uma empresa que vende a solução que você precisava para implementar um novo projeto na empresa. 

3. Ampliação do networking

Além das parcerias, é possível aumentar sua rede de networking. Durante eventos de RH, é muito comum ter momentos de interação entre o público como o almoço e coffee break. 

Você pode aproveitar esses momentos para trocar informações, realizar reflexões sobre o que o evento tem agregado a sua rotina de trabalho e trocar cartões de visita. .

4. Encontrar solução para os negócios

Ao frequentar eventos com pessoas que possuem interesses em comum, é comum encontrar profissionais que enfrentam desafios similares aos seus. E pode ser muito enriquecedor trocar experiências com pessoas que vivem o mesmo dilema. 

Caso a pessoa tenha passado por alguma dificuldade e a superou, ela terá ótimas dicas para te ensinar. Dessa forma você agrega conhecimento e inovação a empresa. 

Por se tratar de um investimento de tempo e dinheiro é preciso avaliar o custo-benefício de cada um. Confira abaixo os principais eventos de RH em SP, no RJ e até no EUA.

Principais eventos de RH em 2020 | TOP 10

conarh
Foto por: Silmara Ciuffa

1. CONARH

O CONARH é um dos maiores eventos de RH do Brasil com mais de 40 edições realizadas.  

O evento sempre traz como assunto temas relevantes e atuais como a humanização que as organizações devem investir para gerar mais produtividade e qualidade de vida aos colaboradores como:

Ou seja: uma discussão produtiva entre a humanização das empresas e o reforço tecnológico, aprendendo a equilibrar ambos na rotina da empresa. Diogo lara (cofundador do Cíngulo) e Sandro Magaldi (cofundador do MeuSucesso.com) já marcaram presença no evento que reúne mais de 3 mil congressistas por edição.

hr4results
Fonte: Gupy

2. HR4results

A HR4results é um dos eventos de RH que tem como meta principal a avaliação do que está acontecendo de inovação e tendências no setor de recursos humanos.

Ao longo do evento, os participantes vão se deparar com painéis que exploram toda a jornada do colaborador — ou seja: desde a admissão à recolocação de profissionais — para que o seu RH acumule novas informações para qualificar todo o seu fluxo de trabalho.

Quer saber mais a respeito deste evento de RH? Existe a expectativa de mais de 2 mil pessoas circulando entre as mais de 40 palestras e 30 expositores presentes. Alguns dos nomes que já passaram pelo palco do evento foram:

  • Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria;
  • Marcelo Nobrega, Diretor de RH da Arcos Dourados;
  • Mariana Pimenta, Business Partner Lead, Nubank.

E aí, se animou com a HR4results? Pois aguarde, que ainda tem muito pela frente!

hsmexpo
Fonte: canaltech.com.br

3. HSM Expo

HSM Expo é mais um dos grandes eventos de RH que tem como objetivo abordar o cuidadoso trabalho para o desenvolvimento de líderes e, assim, estar à frente da transformação de negócios.

Alguns palestrantes que já passaram pelo line up do evento foram:

  • Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post;
  • Eric Ries, pioneiro do movimento Lean Startup;
  • Charlene Li, CEO do Grupo Altimeter.

Portanto, antecipe-se e marque presença se o assunto for grande valia para o desenvolvimento do seu setor de RH!

Fórum Capital Humano 2019
Fonte: forumcapitalhumano.com.br

4. Fórum Capital Humano

O Fórum Capital Humano tem como objetivo principal é a aproximação do público com cases e práticas que têm garantido resultados impactantes para as organizações. Além de discutir as melhores práticas para o RH se adaptar às tendências e o momento social em que vivemos.

Nomes importantes que já confirmaram presença em edições evento foram:

  • Marcelo Carvalho, Diretor de Recursos Humanos da SAP;
  • Lia Gurjão, Gerente de talentos, Diversidade e inclusão da Nestlé.
Encontro de RH da baixada Mogiana
Fonte: Jornal O Regional

5. Encontro de RH da baixada Mogiana

O Encontro de RH é um dos eventos de RH que reúne grandes especialistas de RH em Mogi Mirim para discutir temas atuais e relevantes para o setor.

Sempre uma discussão pertinente e que aborda aspectos como a qualificação dos recursos humanos com base na revolução tecnológica da qual somos testemunhas!

Daniele Diniz, diretora de conteúdo e eventos do Great Place to Work Brasil, já marcou presença, entre outros grandes nomes do mercado que já passaram por um dos eventos de RH mais relevantes do país.

hsm hr conference
Fonte: Mundo RH

6. HSM HR Conference

O HSM HR é outro dos eventos de RH que você precisa participar sempre.

O evento carrega boa dose de interesse dos participantes e dos grandes nomes de RH do Brasil. No geral, são assuntos que mais têm movimentado o mercado e pode trazer uma série de insights para a sua empresa.

O evento já discutiu, por exemplo, o ‘Employee Experience’, uma tendência que tem garantido, às organizações, muito mais qualidade nas estratégias de retenção e atração de talentos.

Fonte: Promoview

7. Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão

O Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão é um dos eventos de RH sempre recheado de cases de organizações que são engajadas no tema.

Complementarmente, essas histórias vão servir para que mais organizações possam apresentar e implementar as suas próprias ações focadas na diversidade e inclusão, agregando mais valor a todos.

SHRM Conference
Fonte: Flexible Benefit Service Corporation

8. SHRM Annual Conference & Exposition

Um dos maiores eventos de RH do mundo, a SHRM Annual Conference & Exposition investe fortemente em uma série de aprendizados para os seus participantes por meio da troca de experiências com palestrantes que têm muito a dizer sobre novidades, tendências e boas práticas em RH!

rh rio
Fonte: Terra

9. RH-Rio

Um dos principais eventos de RH conta com a organização da ABRH-RJ: a RH-RIO. Trata-se de um dos principais eventos do setor, e sempre oferece reflexões distintas para os profissionais da área

Convém marcar na sua agenda para promover muito mais conhecimento aos seus profissionais e qualificar continuamente o seu RH.

Summit Brasil
Fonte: summitbrasil.org

10. Summit Brasil

Por fim, o Summit Brasil encerra a nossa lista de eventos de RH! Ele é organizado pela The Global Leadership Summit, e tem como enfoque principal a liderança — qualidade determinante para que o RH assuma, definitivamente, o pale estratégico necessário para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Por que e como fazer networking em eventos

Como dissemos anteriormente, ampliar a rede de contatos e realizar parcerias são dois dos grandes benefícios em participar de eventos. Bons negócios e boas contratações surgem a partir de um bom networking.

Por isso, se você deseja firmar grandes colaborações com outras empresas e profissionais, não pode deixar de fazer bons contatos e marcar presença nos eventos de 2020. 

Veja a seguir como fazer networking em eventos: 

Passo a passo como fazer networking em eventos

Faça um bom planejamento

Chegue no evento preparado e faça um planejamento das suas ações. Estude a agenda do evento, pesquise quais profissionais e empresas estarão presentes no local e que estão alinhados com seu objetivo. 

Aqui o essencial é buscar conquistar contatos de pessoas e negócios que estão sincronizados com os seus objetivos, valores e que possam agregar às suas estratégias. 

O importante é ter calma e tato para que as oportunidades de networking surjam de forma natural, mesmo que planejada. 

Personalize seu atendimento

Uma conversa focada rende um contato de qualidade. Por isso, ofereça um atendimento personalizado, torne aquela experiência única para quem você quer acrescentar a sua rede de contatos. 

O importante é deixar claro que aquela pessoa/empresa é relevante para você e que o seu objetivo é gerar valor para que essa relação renda frutos. 

Faça uma abordagem assertiva

Saber o momento certo para abordar alguém e como puxar uma conversa é indispensável. Portanto, seja assertivo e trate as pessoas como elas gostariam de ser tratadas.

Memorize seus nomes, demonstre real interesse em suas questões, faça perguntas interessantes, peça a opinião delas sobre diversos assuntos e tente oferecer soluções para eventuais desafios que ela expor.

Além de proporcionar uma experiência única, você gera confiança e aumenta sua credibilidade para fechar possíveis negócios. 

 

E aí, em quais dos principais eventos de recursos humanos em 2020 você marcará presença? 

Achou que esquecemos de algum evento de RH nacional que tem que estar nesta lista? Pois então, ajude-nos a expandi-la deixando um comentário no post, logo abaixo e vamos montar um calendário de eventos de RH 2020 juntos

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.