Inscreva-se

Confira quais são as etapas do processo de recrutamento e seleção e coloque-as em prática!
Recrutamento

Confira quais são as etapas do processo de recrutamento e seleção e coloque-as em prática!

Há diferentes métricas que podem apontar o desempenho do setor de RH de uma empresa. Uma das principais está relacionada ao processo de recrutamento e seleção de novos funcionários. Para isso, basta verificar a quantidade e a qualidade dos candidatos que se apresentam ou são selecionados.

 

O processo de recrutamento e seleção é a peça-chave para se realizar contratações de sucesso, o que representa um grande diferencial para as empresas atualmente.

As organizações passaram a investir, cada vez mais, em seu ativo humano – os colaboradores -, ao perceber a importância de mantê-los motivados e satisfeitos.

Por isso, estão buscando um RH mais estratégico, capaz de entender o que a empresa realmente precisa, encontrando os melhores candidatos para compor o time e conquistar melhores resultados.

Para que o RH seja capaz disso é preciso construir um processo bem estruturado, o que apenas será possível se o setor conhecer a fundo todas as etapas do processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, poderá contar com as seguintes vantagens:

  • melhor aproveitamento do tempo;
  • redução do turnover e de custos de contratação;
  • contratação de talentos.

Como anda o recrutamento de sua empresa? Os funcionários contratados são realmente os melhores para seu time?

Conheça a seguir quais são as etapas necessárias para que o processo seja bem-sucedido e você conte com os melhores profissionais do mercado.

 

Recrutamento e seleção: por onde começar?

Para que o RH de uma empresa seja capaz de executar todas as etapas do processo de recrutamento e seleção de forma bem-sucedida, é necessário enxergar além de seu setor.

É fundamental que haja um alinhamento com a cultura organizacional, além das necessidades e objetivos da corporação.

Portanto, quanto mais personalizado o processo for, maiores as chances do RH encontrar candidatos alinhados aos seus valores e missão.

A busca por agilidade e eficiência nos processos tem se tornado muito presente nesse setor. A qualidade nas entregas não está mais restritas aos processos operacionais das empresas.

Todas as áreas, inclusive o RH, precisam aumentar sua eficiência, contribuindo para a otimização dos resultados.

Por isso, o RH precisa aprimorar constantemente o processo de recrutamento e seleção da empresa, pois, afinal qual o modo de garantir a qualidade dos colaboradores de todos os setores?

O melhor jeito de alcançar o sucesso de todas as equipes é justamente captando, desde o começo, os profissionais mais adequados para cada vaga.

No entanto, para isso, é preciso seguir algumas etapas do processo de recrutamento e seleção básicas.

Quer saber como criar um planejamento de recrutamento e seleção de sucesso? Confira esse eBook!


Quais as vantagens das etapas de recrutamento e seleção?

Para que o processo seja executado de forma eficiente, as empresas precisam determinar alguns critérios para a contratação de novos profissionais. Elas trazem diversas vantagens para os negócios, potencializando a qualidade dos talentos admitidos.

 

1. Melhor aproveitamento do tempo

Ao elaborar um processo de recrutamento e seleção bem organizado, com todas as informações bem definidas, a equipe de RH não precisa gastar tempo atendendo telefonemas e e-mails com dúvidas sobre a vagas.

Dessa forma, o processo torna-se otimizado e o RH terá mais tempo para realizar as demais etapas do processo, como a triagem dos currículos, seleção e análise de candidatos.

 

2. Redução do turnover e de custos de contratação

Por meio das melhores estratégias, é possível criar um processo de recrutamento e seleção mais preciso, que saberá escolher os candidatos ideais para os cargos vagos.

Ao escolher os profissionais mais capacitados, as chances de que ele desista ou não dê conta do trabalho são menores. Dessa forma, é possível reduzir consideravelmente os gastos com demissão recorrentes.

 

3. Contratação de talentos

A otimização do processo de recrutamento e seleção consiste ainda em etapas que realizam análises curriculares, seleção e entrevistas profundas.

Isso permite que o RH conheça e identifique verdadeiros talentos para a organização.

 

Quais as principais etapas do processo de recrutamento e seleção?

1. Análise de necessidades

Antes de mais nada, é preciso entender quais são as necessidades da empresa e o que ela espera de um novo colaborador.

Para isso, o RH deve definir com detalhe, quais serão as funções que o novo trabalhador vai desenvolver, as habilidades e competências esperadas.

Isso é feito pelo desenho dos cargos, que nada mais é do que um documento que concentra informações valiosas sobre a atividade a ser desenvolvida. Os detalhes que devem constar nesse documento são:

 

2. Prospecção dos candidatos

Após definir as necessidades da vaga, é a hora de buscar pelos aspirantes ao cargo. Portanto, a próxima etapa do processo de recrutamento e seleção é a divulgação no mercado para atrair os candidatos ideais.

É necessário utilizar uma job description otimizada em publicações em redes sociais, sites especializados e agências de recursos humanos.

 

3. Triagem de Currículos

Em seguida, é preciso realizar uma triagem para separar aqueles currículos que não possuem perfil para a vaga.

Essa etapa é primordial para que o RH identifique os melhores profissionais e os passe para a próxima etapa.

A triagem de currículos precisa ser precisa, cruzando as necessidades apontadas no perfil do cargo com as competências do profissional.

 

4. Entrevista inicial

Ao identificar os melhores currículos, o próximo passo para um recrutamento e seleção bem-sucedido é convocar os aspirantes para uma entrevista pessoal.

Assim, será possível identificar as habilidades dos profissionais, analisar seus comportamentos e checar as informações de seus currículos.

Essa primeira entrevista se trata de primeiro contacto e deve ser rápido e superficial. Não é necessário que seja pessoalmente; uma videoconferência ou chamada telefônica será o suficiente.  

 

5. Aplique testes e provas técnicas

Dependendo o cargo a ser ocupado, será necessário aplicar provas específicas para testar os conhecimentos técnicos dos candidatos.

Sua empresa pode optar por provas de conhecimento, testes psicológicos, de personalidade e simulações grupais, onde poderão provar suas capacidades de trabalho em equipe.

 

6. Entrevista de seleção

Uma das principais etapas do processo de recrutamento e seleção é a entrevista de seleção, em que a lista de candidatos já terá sido reduzida.

Essa entrevista é mais profunda e permite que o recrutador escolha entre os últimos candidatos.

Nessa entrevista, os diretores ou chefes da área devem estar presentes para dar todas as informações sobre o cargo detalhadamente.

 

7. Verificação de dados

Após isso, o RH já terá um profissional em mente, mas antes de dar a notícia, é fundamental comprovar que todas as informações sobre ele sejam verdade.

Para isso, é possível entrar em contato com seus empregadores anteriores e pedir referências sobre seu desempenho e a veracidade dos dados fornecidos.

 

8. Comunique a escolha da empresa

Finalmente, chegou o momento de comunicar ao profissional que ele foi escolhido.

A empresa deve convidá-lo para assinar o contrato, preencher todos os documentos necessários, agendar o exame de admissão e mostrar as instalações da organização.

Além disso, é importante ser cordial com os demais candidatos que participaram do processo.

Portanto, um e-mail ou ligação dando um feedback educado pode passar uma imagem positiva sobre a empresa.

 

Todas essas etapas do processo de recrutamento e seleção devem ser seguidas corretamente para que o sucesso do processo seja garantido e os melhores candidatos sejam selecionados.

Gostou do nosso post? Nos siga no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e acompanhe as melhores dicas sobre recrutamento e seleção para sua empresa!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *