estrategias-de-recursos-humanos

Estratégias de recursos humanos: conheça as 5 mais valiosas

As estratégias de recursos humanos têm como objetivo principal o desenvolvimento dos profissionais com base no DNA da própria organização. Isso agrega mais identidade, produtividade e economia na retenção e atração de talentos,  além de promover os resultados da empresa.

Para isso, é importante avaliar as melhores ações para a empresa como:

  1. focar na integração de colaboradores;
  2. trabalhar mais o desenvolvimento dos funcionários;
  3. fortalecer a comunicação interna da empresa;
  4. avaliar com base nos perfis de cada cargo;
  5. investir em novas tecnologias.

A transformação digital, o foco no elemento humano e as mudanças sociais das últimas décadas expuseram um elemento que demorou a ser considerado dentro das empresas: as estratégias de recursos humanos.

Tudo porque o setor ficou estigmatizado como um recurso de soluções burocráticas dentro das organizações. Quando, na verdade, o setor de RH tem muito mais a oferecer. Especialmente, no crescimento da empresa.

A questão é: como planejar essas estratégias de recursos humanos e como elas podem promover melhorias significativas no desenvolvimento da sua empresa? É exatamente o que veremos, ao longo deste post. Confira!

O que são estratégias de recursos humanos?

Mais que um departamento pessoal cujas responsabilidades estão restritas ao cumprimento dos direitos trabalhistas vigentes, o departamento de RH é uma área multidisciplinar.

Isso envolve, portanto, uma série de questões que podem não estar sendo devidamente exploradas na sua organização. Por exemplo: você sabia que os seus especialistas de recursos humanos têm o potencial para aprimorar o setor de recrutamento e seleção com base no perfil da própria empresa?

Ou ainda, que por meio de avaliações de desempenho, o RH pode compor um plano de carreira eficiente e capaz de reter os talentos — e ainda atrair profissionais qualificados? Bons resultados com economia. Que empresa não estaria em busca de índices tão positivos assim?

Para tanto, entenda que as estratégias de recursos humanos se resumem na organização do departamento para que ele traduza os pilares institucionais da empresa e, assim, oriente com precisão as ações de desenvolvimento interno e a divulgação positiva da marca para o mercado.

Por que isso é importante?

Acima, nós apontamos que as estratégias de recursos humanos culminam em um planejamento mais otimizado para a lapidação dos seus talentos. A atração de novos e a busca contínua por uma empresa inteiramente colaborativa é impulsionada pelos mesmos objetivos.

E, no geral, esse trabalho padronizado se descobra em:

Quer saber como isso tudo sai do papel e os benefícios intangíveis para a sua realidade cotidiana? Abaixo, vamos começar a discutir esse processo de criar estratégias de recursos humanos!

O papel de um RH estratégico

Independente da etapa em que a sua empresa se encontra, na transição de um setor de RH inflexível para um setor mais analítico e estratégico é importante rever todos os processos.

Por exemplo: o fluxo de trabalho está alinhado à cultura da organização? E o perfil de colaboradores, segue a mesma linha?

Em seguida, é importante a reunião com os gestores para identificar o ajuste em todos os processos, de forma que a comunicação da empresa tenha o mesmo tom de voz, a mesma abordagem e o mesmo posicionamento. Só assim, o comunicado deve ser feito para todos os funcionários.

É assim que as estratégias de recursos humanos começam a florescer no cotidiano corporativo: sem impedimentos ou equívocos a respeito das novas ações implementadas. Contando, inclusive com o apoio de todos para a sua fácil transição.

Estratégias de recursos humanos mais valiosas

dicas-estrategias-de-RH

A seguir, vamos destacar algumas estratégias de recursos humanos e posicionamentos que têm tudo para desenvolver o pensamento de um setor mais estratégico para a organização!

1. Foque na integração de colaboradores

Dissolva os muros (visíveis ou não) que segregam as equipes. O RH pode trabalhar com ações de integração (das simples, como happy hours, às estratégias de gamificação). Desta forma, existirá mais empatia pelo próximo, compreensão a respeito de todo o fluxo de trabalho e uma redução significativa de erros no dia a dia.

Além disso, um bom processo de integração também é complementado para quem passou recentemente pela admissão na empresa. Imagine a possibilidade de encaminhar, antes mesmo de ele ter o seu primeiro dia de trabalho, mensagens, documentos e vídeos a respeito da sua organização?

Essas estratégias de recursos humanos facilitam, exponencialmente, a integração desse colaborador, que vai começar suas atividades com um conhecimento mais preciso das responsabilidades e do que é esperado dele.

2. Trabalhe mais o desenvolvimento de colaboradores

Treinamentos, avaliações de desempenho (com feedbacks construtivos) e planos de carreira estão entre as soluções que envolvem as estratégias de recursos humanos para lapidar os funcionários.

Por meio delas, é possível alinhar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais de acordo com a visão estratégica e institucional da empresa. Algo que permite uma valorização diversificada da sua marca.

3. Fortaleça a comunicação interna da empresa

Para contar com o engajamento e a motivação contínua dos colaboradores, dedique-se à construção e manutenção de uma comunicação interna que oriente, compartilhe e estimule a participação de todos nas estratégias de recursos humanos.

Isso faz com que gradualmente, todos se sintam parte elementar do desenvolvimento da organização. E isso é o combustível para ter uma equipe munida de senso de pertencimento — qualidade fundamental para a retenção e a atração de talentos.

4. Avalie com base nos perfis de cada cargo

Nas avaliações de desempenho impressas nas estratégias de recursos humanos, certifique-se de que o seu RH conhece, profundamente, as exigências e necessidades de cada cargo.

Com isso, as avaliações vão seguir por um caminho mais personalizado e focado no desenvolvimento individual e não genérico. Isso apenas afeta o desenvolvimento sustentável da organização.

5. Invista em novas tecnologias

Soluções atuais e digitais, como um software de gestão, permitem que a sua empresa adquira agilidade, produtividade e economia na manutenção de estratégias de recursos humanos.

Tudo porque esse produto é capaz de automatizar processos, analisar em tempo real as suas métricas de crescimento e valorizar o tempo produtivo dos seus profissionais.

Tudo isso por meio de um software que trabalha com a centralização de informações, tornando todas as atividades do setor mais ágeis e eficientes.

Como resultado, fica mais fácil diagnosticar e antecipar eventuais situações problemáticas, agregando mais valor às estratégias de recursos humanos definidas para a resolução de cada uma delas.

Gerencie melhor suas estratégias de recursos humanos

Viu como é possível desenvolver estratégias de recursos humanos em curto prazo para o fortalecimento da sua marca e a valorização dos seus funcionários?

Conheça a plataforma de Recursos Humanos da Xerpa e como ela pode ajudar sua empresa a otimizar as funções do departamento de RH.  Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Agora, para ter algumas dicas a mais e, assim, qualificar gradativamente o seu RH, aproveite para curtir a nossa página do Facebook e também a seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn. Lá, você fica sabendo de todas as nossas novidades em primeira mão!

.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.