As últimas mudanças no mercado fizeram com que as estratégias de marketing mudassem a maneira como as empresas buscam por clientes  Ao mesmo tempo, agora os consumidores podem olhar para essas marcas de uma forma diferente.

Antigamente, as vendas eram feitas apenas quando a pessoa necessitava de algo e a publicidade estava totalmente voltada para que o produto que escolhessem fosse o de determinada empresa e não do concorrente. Entretanto, atualmente as compras não são feitas tanto pela necessidade, mas o maior número é simplesmente pelo querer.

Antes de entender exatamente o que isso significa, é importante responder a seguinte pergunta: você dá atenção para os anúncios e propagandas levemente invasivos, quem no final ordenam que o consumidor faça algo? ‘Compre!’, ‘Você precisa disso!’, entre outras variações.

Caso a resposta seja negativa, seja por não dar atenção ou por pular e passar todos os anúncios na internet, você também é parte da transformação na comunicação e na publicidade.

Atualmente, ações e estratégias generalizadas ou impositivas ainda trazem resultados através das plataformas tradicionais, como a televisão, revistas, outdoors, entre outros. Apesar disso, são menos utilizados cada vez pelas empresas.

A televisão, por exemplo, apesar de ainda ter uma enorme audiência e uma publicidade que custa milhões às empresas, tem uma abordagem e uma linguagem que já não possuem o grande diferencial das novas estratégias de marketing: encantar ao público.

A audiência hoje procura por um relacionamento pautado em bons conteúdos, que façam sentido e sejam personalizados.

Com esse contexto, é possível perceber o motivo do investimento em novos tipos de estratégias de marketing ter crescido tanto nos últimos anos.

Além de dispor de canais com um grande alcance, ainda se mostra um meio transformador, exatamente por se relacionar com o público de uma forma inovadora, que oferece uma troca entre a marca e o consumidor. Continue lendo e saiba em quais estratégias de marketing investir para sua empresa.

Melhores estratégias de marketing para usar

É através do estudo de comportamentos, padrões, necessidades, desejos e problemas de um público em específico que se pode projetar determinadas estratégias de marketing.

Os dados obtidos através de pesquisas orientam e ajudam a atingir esses consumidores em potencial. Conheça a seguir uma lista dos melhores tipos de estratégias de marketing.

1. MPI

O MPI é uma metodologia que foi patenteada pela Doutores da Web. Ela baseia-se nos conceitos SEO para conseguir ranquear e posicionar as empresas nas primeiras posições nos maiores buscadores, como o Google, Yahoo e Bing, de forma orgânica, ou seja, sem pagar pelos cliques.

É feita uma análise dos termos (palavras-chave) mais procurados nos buscadores. A técnica do MPI consite em encaixar essas palavras dentro do segmento das empresas que fazem uso dessa estratégia de marketing.

Dessa forma, quando for pesquisada uma palavra-chave, essa empresa tem mais potencial de aparecer em uma das primeiras posições dos resultados.

A Doutores da Web sabe que a internet tem o potencial de ser a maior vitrine do mundo. Exatamente por isso, criou o método MPI para que, ligado às estratégias de marketing, pudesse dar às empresas uma maior visibilidade e, dessa forma, mais vendas.

As principais vantagens do MPI são:

  • maior evidência;
  • fortalecimento da marca (employer branding);
  • relevância em seu segmento;
  • baixo custo-benefício (por ser um posicionamento orgânico e não pagar pelos cliques);
  • maior número de vendas.

A equipe da Doutores da Web é formada por profissionais com especialidade em marketing digital e tendências da internet e são responsáveis por preparar e criar estratégias de marketing a fim de explorar todos os ambientes digitais.

2. Invista em redes sociais

Atualmente, nas redes sociais estão as formas de comunicação mais importantes para gerar proximidade com a sua persona, além de também atraí-la. Essas mídias são ótimas para atender as necessidades do público, como também oferecer um tratamento especial, de forma personalizada.

As principais redes sociais são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn.

É importante entender em quais redes sociais faz sentido a sua empresa estar. Para isso, é preciso estudar em quais dela o seu público se encontra, por ser essa a maneira mais fácil de entrar em contato e manter uma relação com eles.

Grandes empresas como Netflix, Tesla ou até mesmo a Doutores da Web possuem a grande probabilidade de estarem em todas elas, por ter um público muito grande.

Caso seja necessário basear-se e fazer um estudo em cima de alguma outra empresa, é interessante que seja feito em alguma de pequeno e médio porte, como também analisar os concorrentes para ver onde eles se encontram. 

3. Análise dos resultados

Uma das grandes vantagens das estratégias de marketing atuais é a possibilidade de analisar e mensurar métricas e então gerar dados necessários. Quando uma boa análise é feita, é possível identificar a melhor maneira de atingir o público e como ele se comporta.

Além disso, ter conhecimento desses dados é essencial para entender o que funciona para a sua empresa e quais estratégias de marketing, campanha ou serviço precisam ser alterados.

Investir nesses novos modelos, é substancial para que uma empresa tenha êxito em todas as áreas: desde reputação, novas oportunidades ao relacionamento que a marca tem com o seu público.

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LoveMondays

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