estorno do cartão de crédito

Aprenda a fazer o estorno do cartão de crédito e evite problemas

Às vezes, por erros no faturamento de uma compra, após a desistência de uma aquisição ou mesmo para cancelar uma compra (presencial ou on-line), o estorno do cartão de crédito se faz necessário. Acontece que o processo pode confundir muitas pessoas e, consequentemente, a demora em realizar o processo costuma render dores de cabeça a elas. Para tanto, confira quais são os passos para realizar o procedimento:

  • após efetuada a compra, e aprovada pela operadora de crédito, você pede o estorno da compra;
  • o local em questão vai avaliar se a solicitação está dentro das suas regras e política de devolução;
  • após a aprovação da empresa, o pedido é encaminhado ao adquirente da transação, que é a empresa operante da maquininha onde a compra foi efetuada;
  • então, o pedido segue para a bandeira do seu cartão de crédito;
  • fica sob a responsabilidade da operadora a devolução do valor gasto.

Só que muitas pessoas não se atentam para a importância em agilizar o processo evitando, assim, problemas com a operadora ou mesmo com a sua instituição financeira.

Para ajudar a tornar o processo mais fácil e simplificado, neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito do estorno do cartão de crédito. Algo que pode ser elementar para agregar ainda mais controle à sua educação financeira. Confira!

O que é o estorno do cartão de crédito?

Normalmente, após efetuada uma compra, o procedimento entra em processo com a operadora do seu cartão de crédito e o estabelecimento onde foi efetuada a transação.

Só que, seja por qualquer um dos motivos anteriormente mencionados, a devolução desse valor só se dá por meio do estorno do cartão de crédito, que é o contato com a operadora ou mesmo com o estabelecimento onde o gasto foi registrado.

Como funciona o estorno?

Por ser um direito adquirido do consumidor, o estorno do cartão de crédito ocorre após a solicitação da própria pessoa, como anteriormente citado, e que pode ser devolvido de duas maneiras:

  • em dinheiro;
  • crédito direto na fatura do cartão.

Na segunda opção, é comum que o valor apareça apenas na próxima fatura ou mesmo na seguinte. Assim, por exemplo, solicitações em fevereiro podem ser debitadas apenas em março ou, até mesmo, em abril.

Como fazer o estorno do cartão de crédito?

Antes de explicarmos o procedimento, atente-se às situações em que você pode pedir estorno do cartão de crédito:

  • erro na fatura, que pode ocorrer se o estabelecimento cobra um valor equivocadamente;
  • casos de compras duplicadas;
  • desistência ou cancelamento de compra (existem diferenças entre a compra em loja física e virtual, falaremos disso logo abaixo).

Se a sua compra ocorreu em uma loja on-line, você tem até 7 dias para solicitá-lo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Em compras presenciais, o prazo vai de acordo o que foi definido pelo próprio estabelecimento.

Agora, vamos entender o passo a passo para solicitar o estorno:

  • após efetuada a compra, e aprovada pela operadora de crédito, você pede o estorno da compra;
  • o local em questão vai avaliar se a solicitação está dentro das suas regras e política de devolução;
  • após a aprovação da empresa, o pedido é encaminhado ao adquirente da transação, que é a empresa operante da maquininha onde a compra foi efetuada;
  • então, o pedido segue para a bandeira do seu cartão de crédito;
  • fica sob a responsabilidade da operadora a devolução do valor gasto.

Vale atentar, no entanto, que a empresa pode recusar-se a realizar o estorno. E, aí, você tem a opção de acionar a operadora do cartão diretamente.

Nessas situações, uma disputa é aberta, na qual uma documentação pode ser requerida que justifiquem o pedido. Pode ser o comprovante da compra, por exemplo, tudo que possa contribuir para a resolução rápida do caso.

Só que, como as operadoras são apenas um meio de facilitação do pagamento, todo o processo vai ser decidido com o próprio estabelecimento. Sem a aprovação da loja, portanto, a operadora não possui autonomia para realizar a devolução do valor.

Como ocorrer em casos de estorno causados por fraude?

Há, também, outro caso específico que pode motivar a solicitação do estorno do cartão de crédito, e ocorre quando o comprador não reconhece alguma compra feita em seu nome.

Vale ressaltar, entretanto, que o primeiro passo para identificar uma compra não reconhecida é a certeza de que você, de fato, não a realizou. Isso porque, muitas vezes, o nome da razão social, que é o que consta na fatura, não remete ao estabelecimento que você visitou.

Ou, ainda, você pode nem se lembrar de que fez a compra. Para remediar o fato, foque no valor da compra. Isso pode ajudar a buscar na memória quais foram as suas compras mais recentes.

Agora, caso realmente você não reconheça a compra, o estorno do cartão de crédito deve ser feito seguindo os passos anteriormente citados. Além disso, existe uma boa chance de o seu cartão ter sido clonado. E aí, convém entrar em contato com a sua operadora do cartão de crédito para cancelá-lo e solicitar um novo.

Como proceder diante de pedidos negados de estorno do cartão de crédito?

Por fim, lembre-se que existe uma maneira de reforçar os seus direitos como consumidor. Caso o pedido do estorno do cartão de crédito esteja demorando mais do que o prometido, ou o estabelecimento esteja fazendo linha dura — mesmo você enquadrando-se na política de cancelamento da loja —, procure o PROCON da sua cidade.

O órgão pode ajudar você a reivindicar os seus direitos e, com isso, obter o estorno do cartão de crédito.

Vale destacar que essas compras não são as únicas dores de cabeça que as pessoas podem ter com as suas rendas e gastos. Temos um post que fala especificamente sobre o assunto, e convidamos você a dar uma conferida para saber mais a respeito das armadilhas financeiras que podemos nos deparar, no cotidiano.

Nos vemos lá 🙂

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