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Estabelecer metas: tudo o que você precisa saber para obter mais resultados na empresa
Dicas

Estabelecer metas: tudo o que você precisa saber para obter mais resultados na empresa

Estabelecer metas é uma estratégia de planejamento para manter os objetivos da empresa alinhados entre todos os profissionais.

 

Durante muito tempo o RH era uma área da empresa que recebeu um rótulo de parte burocrática. Porém, esse setor passou a ter um papel estratégico para estabelecer metas e objetivos.

Aliás, ao estabelecer metas o RH dá um grande passo para conquistar resultados cada vez mais satisfatórios. Estabelecer metas não é só importante, mas fundamental para alinhar os negócios da empresa.

Ao definir o que se quer alcançar, o RH traça um foco e uma direção para que os objetivos sejam efetivamente conquistados. Você sabe como estabelecer metas para sua empresa? Montamos um passo a passo para lhe ajudar.

 

Como estabelecer metas

Estabelecer metas traz inúmeros benefícios para a empresa, mas é importante ressaltar alguns pontos antes de começar. Conheça alguns deles.

 

Estabeleça prioridades

Estabelecer metas não quer dizer que você pode abraçar o mundo para colocar todos os planos em execução ao mesmo tempo.

Faça da forma mais simples para começar. Construa um planejamento que estabeleça metas desafiadoras e que sejam mensuráveis. Colocar objetivos complexos e impossíveis de serem conquistados pode atrapalhar seu plano.

 

Motive a equipe

De nada adianta estabelecer metas da melhor forma possível se seus colaboradores não estão motivados e engajados.

É importante tê-los ao seu lado, já que a sua equipe será a responsável pela execução das tarefas e é fundamental para os resultados.

É essencial que todos saibam da devida importância na realização de cada tarefa específica e deixá-los cientes sobre o quanto você considera e confia no trabalho deles.

Fazer com que os profissionais se sintam parte importante do projeto motiva-os e engaja-os nas tarefas.

 

Conheça sua equipe

Conhecer os pontos fracos e fortes dos seus colaboradores é um grande passo para estabelecer metas corretamente.

Sua equipe é formada por profissionais de diferentes perfis. Portanto, distribuir as tarefas conforme as habilidades de cada um traz maior assertividade na execução das tarefas.

Estabelecer metas está intimamente ligado à construção de um plano de ação onde cada profissional tem uma meta individual. Gestor e RH são responsáveis por delegar as funções.

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Métodos para estabelecer metas

Existem inúmeras estratégias adotadas pelas empresas para estabelecer metas e algumas delas são as preferidas dos profissionais de RH.

  • método SMART;
  • método OKR;
  • método Growth Hacking.

 

Método SMART

O método SMART é uma forma de planejamento que dá um apoio para que os objetivos sejam reais e alcançáveis.

SMART em inglês retrata as palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound. Em português – específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais.

Abaixo descrevemos o significado e o uso de cada palavra para estabelecer metas.  

 

Específica

Seja objetivo para definir seus planos. A pior coisa que se pode fazer ao estabelecer metas é ser subjetivo e generalista.

Não estabelecer, por exemplo, o tempo em que você quer alcançar pode fazer com que você não consiga construir uma estratégia dos caminhos que precisa seguir.

 

Mensurável

De que adianta especificar suas metas se você não consegue mensurar questões como tempo a se realizar, valores a alcançar, quantidade e etc. Por exemplo, se o seu principal objetivo é criar uma política de benefícios, seja o mais claro possível sobre essa meta.

Coloque o prazo que você tem para aplicar essa política de benefícios, defina quais serão os benefícios, o número de pessoas a serem beneficiadas, gastos e etc.

Mensurar todos os gastos pode contribuir para que o RH possa acompanhar de perto o progresso das metas.

 

Alcançáveis

Antes de estabelecer metas e traçar seus objetivos se pergunte: “essa meta é viável?”, se a resposta for não, refaça os planos.

De nada adianta sonhar com questões que são quase que inatingíveis. Porque além de te fazer perder tempo, você pode frustrar a equipe. Como o RH e gestores são capazes de motivar a equipe, podem também desmotivar.

Se você criar algo impossível de realizar seus profissionais com certeza já estarão com um pé atrás para realizá-lo e não estarão engajados com o projeto.

 

Realista

O “R” do método SMART está intimamente ligado ao “A”, já que nele se trata de estabelecer metas reais, que sejam palpáveis e não impossíveis.

Trace suas metas conforme a capacidade e mão de obra que você tem em mãos, não adianta querer fazer tudo, se a sua empresa não está preparada. Não tente pular degraus e dê um passo de cada vez.

 

Time-bound

Como citamos na letra “M”, definir o tempo é fundamental para estabelecer metas de forma correta para que todos possam se programar.

Objetivos que não possuem prazos deixam a equipe derrapando em gelo, já que entregas podem ser prorrogadas por tempo indeterminado.

É ideal também que os prazos sejam sempre revistos e o trabalho acompanhado de perto, assim você pode mantê-los, antecipá-los ou adiá-los.

 

Método OKR

O método OKR (Objectives and Key Results) é um dos mais utilizados no mercado para estabelecer metas. Inclusive é utilizado pelo Google desde 1999. Traduzido ao pé da letra significa “objetivos e resultados-chave”.

Explicaremos o significado de cada uma dessas palavras.

 

Objetivo

A ideia de se estabelecer metas e objetivos nesse caso é para que se consiga engajar todos os colaboradores.  Traçando um caminho linear, é mais fácil direcionar os profissionais para executarem as tarefas ideais para alcançar maior produtividade.

 

Key results

Após estabelecer as metas e objetivos principais, é necessário encontrar as palavras-chave dentro desse planejamento. No caso, elas são as metas menores que influenciam de maneira decisiva para alcançar o grande objetivo.

Por exemplo, se a sua empresa quer alcançar maior respeito no atendimento ao cliente ela precisa ter metas menores quem vem antes disso para chegar ao objetivo principal. Como:

  • Organizar treinamento para os profissionais;
  • Contratar mão de obra qualificada;
  • Oferecer a estrutura necessária para os profissionais.

 

Growth Hacking

“Growth Hacking é marketing orientado a experimentos.” (Sean Ellis)

Criado por Sean Ellis o método Growth Hacking é uma estratégia que busca encontrar oportunidades (Hack) com foco no crescimento  (Growth) da empresa.

Pode dizer que o objetivo principal do Growth Hacking é alcançar resultados satisfatórios e rápidos através de um gatilho que precisa ser descoberto.

É como se você fosse enviar um e-mail de um produto e tivesse que fazer o famoso teste A/B com títulos diferentes para saber o que mais atrai o seu cliente.

Esse método, dentro da área de Recursos Humanos,  pode ser dividido em:

 

Growth Hacking no RH

  • Aquisição (Acquisition) – Na “aquisição” são determinadas as práticas de atração do cliente interno, seja com políticas de benefícios, bônus financeiro e etc. Relacionamos o cliente interno sendo como todos os profissionais que trabalham na empresa (gestores, líderes, colaboradores, profissionais de RH e etc).  
  • Ativação (Activation) – Na ativação, o objetivo é estabelecer uma boa relação com a sua equipe. As boas impressões motivam e engajam os profissionais. Aliás, as boas impressões internas dos colaboradores em relação a empresa são as que ficam. Colaboradores que sentem importantes trabalham mais motivados.
  • Retenção (Retention) – O RH tem o desafio constante de reter seus talentos e um dos pontos de destaque do Growth Hacking é a retenção. Nesse caso o seu cliente interno precisa estar sempre satisfeito para se sentir motivado na função.
  • Receita (Revenue) – A receita está interligada ao desempenho dos colaboradores. Portanto, o RH precisa estar sempre atento a estratégias de motivação dos profissionais para que eles estejam engajados com as metas da empresa.
  • Indicações (Referral) –  O sonho de toda a empresa é que o seus clientes internos, no caso seus colaboradores, estejam sempre satisfeitos. Dessa forma, se cria uma boa imagem da empresa externamente. Os profissionais podem recomendar seus serviços ou até mesmo expor sua satisfação perante ao ambiente em que trabalha. Em um mercado tão competitivo, ser bem visto, contribui para que a empresa possa reter e atrair os maiores talentos.

 

Estabelecer metas é essencial para os resultados

Estabelecer metas pode não só dar um controle maior do RH e dos gestores sobre as tarefas, mas também tornar a empresa mais produtiva e assertiva.

A minimização de erros e surpresas, de fato, são alguns dos inúmeros benefícios de um planejamento de objetivos.

A otimização dos processos, quando se possuem metas claras, facilita para que a empresa defina e assuma cada vez mais o controle de seus projetos.

Estabelecer metas em um mercado tão competitivo e volátil é o caminho que separa o sucesso do fracasso.

Empresas e os RHs que não se planejam estão fadados a erros constantes. Enquanto quem controla seus objetivos sabe qual caminho precisa trilhar para minimizar os fracassos e colher mais resultados.

 

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