Especialização em RH: onde devo investir os meus estudos?

Manter-se atualizado é essencial para crescer na carreira, e com profissionais de Recursos Humanos não é diferente. O melhor caminho para aumentar suas chances de alçar grandes voos é buscar uma especialização em RH. Mas com tantas opções no mercado, como fazer a escolha certa?

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso traçar um bom planejamento. Se você souber onde quer chegar, será mais fácil escolher um curso alinhado com seus objetivos. Também é importante avaliar a reputação da instituição, assim como a grade curricular e os professores.

Para ajudar nessa missão, listamos algumas das principais especializações disponíveis para quem quer aprofundar seus conhecimentos em RH. Pode ser que alguma delas seja exatamente a que você precisa! Quer saber mais? Confira a seguir!

 

Quais são as principais especializações em RH do mercado?

Gestão de Pessoas

Com exercícios práticos e estudos de caso, uma especialização em gestão de pessoas vai desenvolver sua liderança e relacionamento com os funcionários. Assim, será possível traçar estratégias para melhorar o clima organizacional e lidar com uma diversidade cada vez maior de comportamentos.

Muitos desses cursos abordam a análise de dados, métricas e insights aplicados à gestão de pessoas. Dessa forma, o profissional se torna apto a pensar com base em informações concretas, o que aumenta a precisão e a qualidade do seu trabalho.

 

Treinamento e Capacitação

Algumas universidades oferecem cursos com foco em melhorar o desempenho dos funcionários. Esse tipo de certificação é voltada para gestores, consultores e profissionais de RH que buscam aumentar os resultados do negócio por meio da gestão de talentos.

As aulas abordam as melhores práticas que podem ser usadas no desenvolvimento de novas habilidades. Isso inclui técnicas e ferramentas atualizadas para elaborar cursos, treinamentosfeedbacks, elementos essenciais na evolução dos colaboradores.

 

Recrutamento e Seleção

Profissionais que desejam construir carreira em recrutamento e seleção podem procurar uma especialização exclusiva sobre o assunto. Essa certificação vai ajudar a otimizar rotinas, reduzir custos e implementar métodos modernos nos processos seletivos. Com isso, será possível atrair os melhores profissionais do mercado e montar equipes realmente fortes para a empresa.

 

Direito do Trabalho

Vivemos uma era de profundas mudanças no mercado de trabalho, e as relações entre patrões e empregados não ficaram fora disso. Home office, trabalho remoto, jornadas flexíveis e outras formas de trabalhar já fazem parte da rotina dos profissionais, e é preciso saber como lidar legalmente com esses assuntos.

Nesse cenário, pode ser interessante buscar uma especialização em direito do trabalho. Ao longo do curso, o aluno ganha um amplo entendimento da lei, o que o torna capaz de avaliar riscos trabalhistas, cenários e conflitos entre empregadores e funcionários. Esse conhecimento é primordial para manter a organização sempre em dia com suas obrigações legais.

 

Qual é a diferença entre pós-graduação, especialização e MBA?

Ao procurar um curso de atualização, você pode se deparar com esses três termos e pensar que são sinônimos. No entanto, há algumas diferenças entre eles.

Pós-graduação é o nome dado a todo e qualquer curso acadêmico que venha após o bacharelado. Ela pode ser de dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

As pós-graduações lato sensu incluem as especializações e os MBAs. A especialização é voltada para pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos em determinado assunto. Normalmente é procurada por profissionais recém-formados, ainda em início de carreira.

Já o MBA, sigla que vem do inglês Master in Business Administration, tem foco total em gestão de empresas e negócios. É mais indicado para profissionais experientes, que já possuem ou almejam ocupar um cargo de liderança.

Há, ainda, as pós-graduações stricto sensu, que consistem nos mestrados e doutorados. Esse tipo de curso tem forte viés científico, e é voltado para quem deseja seguir carreira em pesquisa acadêmica.

Seja qual for a especialização em RH que você seguir, ao tomar essa decisão você se coloca como protagonista da sua carreira. Isso é essencial para entregar resultados cada vez melhores e se tornar um profissional desejado pelo mercado. Portanto, mãos à obra e não pare nunca!

 

Se você gostou do post, siga-nos no FacebookLinkedInYouTubeTwitter e Instagram. Assim, você fica por dentro de todas as novidades do mercado de RH!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *