Vale a pena ser um especialista na área contábil?

especialista na área contábil

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as Ciências Contábeis são uma das áreas de maior taxa de empregabilidade, com 93% os profissionais operando no mercado.

Além disso, uma de suas vantagens é a vasta área de atuação que proporciona. É aí que entra a especialização, que inegavelmente diferencia e valoriza o trabalho em qualquer setor.

 

Quais as vantagens da especialização?

Atualmente, temos muitas pessoas trabalhando na área das Ciências Contábeis, mas poucos especialistas.

Ao se tornar uma autoridade em sua profissão, a disputa no mercado fica favorável para os mais experientes. Isso porque um especialista é capaz de solucionar um problema com muito mais rapidez e aptidão do que um profissional multitarefas, sendo mais requisitado quando o assunto é aquele de seu domínio.

Embora nichos sejam fechados com a especialização, o reconhecimento do profissional experiente se dá devido ao seu foco.

Sua função é direcional, ou seja, ele possui destreza para solucionar um tipo específico de problema.

Sendo assim, ele faz a empresa ganhar tempo na solução de problemas, evitando retrabalhos e, consequentemente, não perdendo tempo e lucro.

Já o profissional generalista corre o sério risco de ser mediano em todos os segmentos em que atua. Pode até ser bom em uma ou outra, mas não a referência.

Quando se é focado em uma área, a proposta é se destacar.

 

E quais são as áreas de atuação de um contador?

Dentre as diversas áreas de atuação de um contador no mercado de trabalho, são regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) as seguintes:

 

Auditor

Profissional contratado para analisar minuciosamente todas as finanças da empresa.

É função dele identificar anormalidades no controle financeiro e avaliar como e onde os recursos financeiros da empresa estão sendo aplicados.

 

Analista financeiro

Cabe a este profissional avaliar crédito, desempenho e investimentos daquela empresa, pontuando alvos fortes e fracos e como melhorá-los.

 

Contador

Atua na área de gerência das atividades contábeis, trabalhistas, tributárias e econômicas de uma empresa, além de dar suporte como consultor desta, “traduzindo” os números para as demais áreas e proporcionando detalhes sobre a parte tributária da empresa.

 

Consultor

Presta serviços de consultoria, ou seja, aconselhamento em assuntos da área contábil para a empresa, seja em planejamento tributário, análise financeira, etc.

Este tem a função de identificar problemas e traçar soluções para eles.

 

Gestor de empresas

Cuida de fluxos de caixa, investimentos financeiros e custos referentes à empresa.

Atua como um administrador, mas com mais base para assuntos de cunho financeiro.

 

Perito contábil

Exclusiva função de contabilista, o profissional atuante dessa área faz a análise de gastos e investimentos da empresa de forma a constatar desvios de recursos econômicos desta.

 

Existem outras áreas de atuação?

Entre estas funções, ainda existem subcategorias e novas áreas de atuação, tais como contabilista e/ou auditor ambiental, contabilidade logística, internacional ou estratégica, entre outras.

Além disso, é possível atuar na iniciativa privada (de forma autônoma ou com vínculo empregatício), no setor público ou, ainda, na docência. Saiba mais:

 

Contador em empresa privada

Seja em seu próprio escritório ou trabalhando efetivamente em uma empresa, o contador deve estar sempre atualizado no mercado.

A profissão é consideravelmente estável, mas isso não impede que novas soluções e estudos sejam lançados.

E é exatamente isso que ocorre: novas tecnologias chegam no mercado diariamente. Por isso, é extremamente necessária a contínua atualização de conhecimento.

A especialização para contadores que trabalham na área de empresas privadas pode resultar em promoções e aumento de salário, uma vez que, quanto mais se sabe, mais importante e requisitado será o seu trabalho.

Caso o escritório seja próprio e a prestação de serviços seja de assessoria contábil, ao especializar-se, o contador irá passar mais credibilidade ao cliente que deseja resolver um problema bem singular.

 

Contador público

Neste caso, não há mais assessoria para lucros, e sim, a gestão de bens para que as contas (recebimentos e gastos) batam no final do período de análise, de acordo com a legislação vigente.

O contador dessa área deve estar atento a novos serviços que podem facilitar o processo de gerenciamento, possibilitando até mesmo a automação do serviço e tornando o processo mais rápido e fácil, uma vez que as contas devem ser prestadas à sociedade em formas de relatórios.

A especialização para conseguir ser um bom profissional na área pública deve tomar o caminho da gestão de recursos e tributação, seguindo a auditoria, análise e perícia.

 

Professor na área contábil

O profissional que deseja dar aulas sobre contabilidade deve ser um estudioso voraz e objetivo. Ele não atuará em campo, mas terá que ter todas as noções para passar conhecimento ao aluno.

Para chegar à docência, o contador necessita da pós-graduação, mas, para conseguir um bom cargo e ter melhores noções, o mestrado e o doutorado são imprescindíveis.

Além, claro, de cursos e especializações na área dentro da docência que deseja seguir.

 

E então, vale a pena ser um especialista?

A especialização em uma área tem seus prós e contras, mas, analisando friamente, é fácil perceber que os benefícios são bem maiores.

Ao estudar e investir em uma área específica, nichos de trabalho são, sim, fechados, pois não serão todos de seu domínio.

Se você quer especializar-se em uma área, é necessário concentrar sua atenção toda nesse nicho e buscar sempre as melhores soluções.

Por exemplo, se você quer ser perito em auditoria, esteja atento às melhores ferramentas, como uma de auditoria digital, que é uma aliada indispensável.

Assim, seu nome estará entre os melhores auditores. Você estará fechando outras portas para ser o melhor nessa área, aumentando o seu valor de mercado.

O leque de possibilidades para um contador é grande, com inúmeras possibilidades.

Mas aquele que é especialista em um nicho sempre busca soluções exatas e fica reconhecido no mercado por ser o melhor em seu trabalho.

 

Este texto foi produzido pela e-Auditoria, uma empresa com expertise na auditoria de arquivos fiscais. Conheça outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *