equipe de rh pequena

É possível desenvolver grandes empresas com uma equipe de RH pequena?

No que tange o dia a dia de um setor de recursos humanos, o tamanho pouco importa. Até por isso, uma equipe de RH pequena pode obter resultados grandiosos para qualquer organização. Para isso, entretanto, o setor tem que estar municiado com as melhores soluções para que os processos fluam sem imprevistos e sempre com mais eficiência.

 

Não se pode julgar uma equipe pelo seu porte. Quando o setor é bem organizado, com todos os processos mapeados e um bom investimento em tecnologia, para manter os profissionais mais estratégicos, uma equipe de RH pequena pode se provar de grande auxílio para o desenvolvimento da empresa.

E é justamente isso que veremos ao longo deste post: dicas para que as empresas entendam que a quantidade não é, necessariamente, a resposta para a qualidade tão almejada no desenvolvimento interno.

Confira, a seguir, como aproveitar o talento e os recursos de sua equipe de RH pequena para gerar resultados de negócios poderosos!

Os desafios de uma equipe de RH pequena com empresas em crescimento

Se você tem uma equipe de RH pequena, o gerenciamento deve ser realizado a partir do equilíbrio entre a motivação, o engajamento e a produtividade — assim como ocorre em uma equipe grande, percebe?

Assim, independentemente do crescimento da organização, o RH deve considerar sempre esse equilíbrio para desenvolver-se, junto, e com doses maiores para acomodar a sua atenção ao quadro de funcionários em desenvolvimento.

Um exemplo: com planejamento prévio, o RH consegue se antecipar à demanda de treinamentos, integrações e processos burocráticos já sabendo o tempo médio para isso e as soluções necessárias para automatizar as tarefas mecânicas.

Com isso, sobra tempo para que a sua equipe de RH pequena se ocupe, exclusivamente, de questões que exijam um foco maior para entender os colaboradores e oferecer, sempre, suporte.

A necessidade de um bom investimento em tecnologia

Como citamos acima, não basta contar com uma equipe de RH pequena e permitir que a demanda de trabalho aumente exponencialmente.

Por meio de ferramentas tecnológicas, muitos trabalhos podem ser delegados a essas soluções — como um software de gestão —, o que não sobrecarrega o seu time.

Vale destacar que esse tipo de solução não demanda muito conhecimento ou investimentos exorbitantes. A transformação digital fez com que as novas tecnologias chegassem de modo mais acessível e com rápida implementação.

Com os dados integrados, mesmo uma equipe de RH pequena consegue aumentar a sua demanda produtiva sem que, com isso, aumente-se os riscos, imprevistos, erros e o estresse dos colaboradores.

O exército de um soldado só

Algo relevante e que deve ser mencionado, para finalizar o artigo, é que a equipe de RH pequena não deve ser considerada uma exigência: embora os profissionais possam lidar com altas demandas, atualmente, que isso não sirva para que os gestores façam isso com o objetivo único de economizar no orçamento.

Isso porque, há quem diga que o setor de RH não é tão relevante e tenta atrair para si as atividades do setor. E, como sabemos, os recursos humanos vão muito além da organização de holerites e do controle de ponto.

Por isso, é fundamental ter, ao redor, pessoas qualificadas que permitam o ajuste desse trabalho amplo e diversificado, focando na qualificação dos seus profissionais e, ainda, mantendo os processos burocráticos em ordem e funcional.

Assim, não adianta montar uma equipe de RH pequena porque isso corta custos no orçamento. Trata-se de um planejamento muito bem definido, e que deve ser considerado para agregar valor à organização.

 

Quer modificar os processos da sua empresa e valorizar o seu setor de RH? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e marque os colegas de RH que também buscam a valorização de suas respectivas equipes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.