Inscreva-se

eNPS: por que ele é importante para a saúde da empresa e como medir?
Estratégia

eNPS: por que ele é importante para a saúde da empresa e como medir?

Você já deve ter ouvido falar no NPS para clientes: trata-se de uma pesquisa para medir a satisfação do público externo. Mas uma das tendências de âmbito mundial no setor de Recursos Humanos é o eNPS, que nada mais é do que uma pesquisa com o público interno.

Sabemos que o sucesso das organizações depende da motivação dos funcionários. Por isso, adotar medidas para melhorar a sua satisfação é essencial na hora de fazer o planejamento estratégico.

Você conhece este método inovador? Vem conosco que vamos explicar tudo!

 

O conceito de eNPS

eNPS é a abreviação de Employer Net Promoter Score, que é um processo de pesquisa interna para avaliar satisfação, lealdade e perturbações dos funcionários.

Ela é importante para identificar se a organização está proporcionando um ambiente positivo e produtivo. Assim, os gestores poderão saber se ela está (ou não) no caminho certo.

A importância do eNPS

Aplicar o método nas empresas é essencial para nortear os próximos caminhos que ela deve adotar. Confira alguns benefícios:

 

Aumenta a satisfação dos funcionários

A satisfação e felicidade dos funcionários é algo a que as empresas estão cada vez mais atentas. Isso porque, com o tempo, perceberam que não adiantava mais prosseguir com os mesmos programas de satisfação que haviam implementado 10 anos atrás.

Atualmente, os funcionários estão em busca não apenas de um emprego, mas de serem reconhecidos e valorizados dentro do ambiente organizacional. Por isso, criar estratégias para o aumento de sua satisfação está sendo um dos atributos mais importantes no planejamento estratégico das companhias. Um funcionário motivado:

  • produz mais;
  • cria um clima bom para trabalhar;
  • está sempre feliz;
  • busca alcançar o seu sucesso profissional dentro da empresa em que está inserido;
  • recomenda a empresa para seus amigos e familiares;
  • não falta ou se atrasa para o trabalho para não prejudicar o andamento de suas atividades;
  • é responsável e cumpre suas metas.

E, funcionários mais satisfeitos, geram ótimos resultados na Retenção de Talentos da sua empresa. Para saber mais, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Responda o formulário e receba:


Identifica focos de problema na empresa

Trabalhando na cúpula estratégica da organização, muitas vezes não há como saber as dificuldades ou as melhorias necessárias. Em alguns casos, somente os funcionários poderão apontar quais são as dificuldades e as suas ideias para a resolução dos problemas. Assim é possível criar atividades para que o rendimento seja maior.

Pense bem: um funcionário do setor da produção, por exemplo, trabalha sentado o dia inteiro recortando peças. Mas, se a cadeira em que ele senta não é confortável o suficiente, poderá sentir muitas dores no período da tarde. Então, como solução, a empresa poderia disponibilizar uma cadeira mais confortável e proporcionar 15 minutos de ginástica laboral após o almoço.

Aumenta a produtividade e a motivação

O fato de o funcionário estar motivado aumenta a sua produtividade, pois ele trabalha sentindo que faz parte de um time e que seu papel é extremamente importante. Isso implica na sua frequência e no seu comprometimento dentro da empresa.

 

vantagens em relação a outras pesquisas de satisfação

O eNPS possui grandes vantagens em relação a outras metodologias para medir a satisfação em relação a sua empresa. Confira quais são elas:

 

1. Seu baixo custo

A coleta e análise de dados pode ser um processo caro e demorado em outras metodologias. Agora, com o eNPS, é possível contar com uma maior agilidade, tanto na captação das respostas, quanto ao feedback para os participantes da pesquisa.

Isso acontece porque o eNPS é mais simples, rápido e barato de se implementar e analisar do que outros tipos de pesquisa.

 

2. Suas melhorias contínuas

A agilidade no eNPS permite que a empresa desenvolva um processo contínuo para mensurar a satisfação dos colaboradores. Assim, ela pode definir planos de ações de melhorias contínuas quando forem detectados pontos críticos.

 

3. Seus resultados aumentam a produção de colaboradores

A partir do momento que a empresa coloca o eNPS em prática, é possível colher os resultados. Isso torna os colaboradores mais satisfeitos, sem vontade de deixar seus empregos e, o principal, atrelados à cultura organizacional da empresa.

Dessa forma, o eNPS é sinônimo de produtividade, lucratividade e produtos melhores para o público consumidor. Assim, todos passam a sentir as vantagens: empresa, funcionários e clientes.

Como o RH deve aplicar o eNPS

Para aplicar o eNPS de forma correta, é necessário que o RH desenvolva a metodologia com todos os funcionários, utilize as perguntas certas e analise cuidadosamente as respostas obtidas.

Quando a empresa já tem as respostas em mãos, pode agrupar os colaboradores em diferentes categorias de relacionamento que expressam seu grau de satisfação com a empresa.

Mas, primeiramente, é necessário preparar a equipe, escolher as melhores perguntas e apenas assim começar a calcular. Confira a seguir o passo a passo para começar:

 

Passo a passo para aplicar o eNPS

1. Entenda e mostre a importância da lealdade dos colaboradores

Antes mesmo de aplicar o eNPS, é preciso mostrar que cada funcionário é reconhecido pela empresa e que sua lealdade é fundamental para os negócios.

Portanto, a organização deve entender que, quando seus funcionários se sentem identificados com a empresa, eles se esforçam mais para atingir os objetivos dos negócios. Além disso, as chances de abandonarem seus empregos são menores.

A partir disso, a liderança das equipes, executivos e diretores devem agir para que os funcionários se sintam assim. Apenas assim, é possível colocar em prática o eNPS.

 

2. Explique o que é o eNPS e seu objetivo

Após colocar em prática as ações necessárias para desenvolver a motivação dos funcionários, é preciso explicar-lhes o que é eNPS e porque sua participação é fundamental.

A organização só conseguirá ter resultados mais precisos quando o máximo de colaboradores participarem. Para isso, aborde os seguintes tópicos para explicar os motivos da pesquisa:

  • Por que a empresa está fazendo isso?
  • Qual o valor do eNPS para os negócios?
  • Por que é seguro e discreto?

 

3. Trabalhe as perguntas

O ponto principal da pesquisa, as perguntas. Busque utilizar a simplicidade para não perder o foco dos objetivos buscados com o eNPS.

Confira as melhores perguntas para se alcançar os melhores resultados:

  • Você recomendaria a empresa para alguém trabalhar? (A resposta deve variar em uma escala de 0 a 10)
  • Por que?
  • O que a empresa poderia fazer para que sua resposta fosse 10 em uma próxima pesquisa?

A importância de reconhecer o nível de satisfação

Lembramos que não basta apenas aplicar uma boa pesquisa, é necessário fazer a tabulação de seus resultados. Caso contrário, de nada vai adiantar você despender de tempo para descobrir o que os funcionários pensam, se não será feito nada com isso.

Com a aplicação do método eNPS é possível fazer melhorias nos setores para que os funcionários se sintam mais à vontade de trabalhar na empresa. Ainda, é possível compreender as suas necessidades para poder envolvê-los e torná-los mais produtivos. Para isso, após aplicar a pergunta-chave que citamos no início do post, é necessário reconhecer o nível de satisfação:

  • notas 9 a 10: promotores;
  • notas 7 a 8: neutros;
  • notas 6 a 0: detratores.

O mais desejável é que os funcionários atribuam notas de 9 a 10. Isso porque os promotores são aqueles que vestem a camiseta da empresa, são produtivos e criam um excelente ambiente para se trabalhar.

Já os funcionários neutros acreditam na importância do seu trabalho, mas ainda precisam de combustível, porque não estão totalmente satisfeitos, mas também não estão totalmente insatisfeitos.

Os funcionários detratores são aqueles que você precisa identificar imediatamente os motivos de estarem insatisfeitos. Caso contrário, eles sairão da empresa na primeira oportunidade, além de terem mais faltas, atrasos e influenciarem na diminuição da produtividade.

 

Método para calcular o eNPS

Agora que você já sabe o que é e qual a sua importância, vamos aprender na prática a calculá-lo. O primeiro passo é seguir a fórmula:

eNPS = % de promotores – % de detratores.

Somente com esse resultado é que você identifica em qual zona a sua empresa está:

  • zona de perfeição: eNPS entre 70 e 100;
  • zona de qualidade: entre 50 e 70;
  • zona de aperfeiçoamento: 0 e 49;
  • zona crítica: -100 e -1.

Zona de perfeição

Se a sua empresa está na zona de perfeição, parabéns! Desejamos que ela continue assim. Mas lembre-se de que é importante não se acomodar para os indicadores não baixarem, certo?

Zona de qualidade

Se sua empresa está na zona de qualidade é sinal de que seus funcionários estão satisfeitos e são leais a ela, mas sua organização pode crescer ainda mais, por meio de ações que melhorem a rotina do ambiente de trabalho.

Zona de aperfeiçoamento

Já na zona de aperfeiçoamento, você precisa ter muito cuidado! Isso porque os seus funcionários não estão satisfeitos com a sua empresa e você pode ter muitos problemas. É necessário um planejamento urgente para reverter esse quadro.

Zona crítica

Apesar de parecer muito desesperador, não se apavore! Mas, é necessário criar muitas estratégias que vão desde o relacionamento até o crescimento dos funcionários.

 

Você conferiu o que é e alguns benefícios de aplicar o eNPS na sua empresa. Mas, lembre-se de que não basta apenas aplicá-lo, é necessário criar estratégias para melhorar os processos constantemente. Isso porque ele não é um conceito que vai solucionar todos os seus problemas mas, sim, criar um caminho para que você consiga identificar a satisfação do seu público interno.

Você já conhecia esse método? Gostou do nosso artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essa metodologia! Até o próximo post!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *