Nos últimos anos houve uma grande evolução nas empresas quando se fala em engajamento de funcionários.

Se antes o assunto era pouco discutido, hoje há um grande planejamento nas organizações para retenção e motivação dos colaboradores.

No entanto, ainda é preciso dar mais espaço a outro tema de grande importância:o engajamento de candidatos. Muitos líderes e profissionais de RH ainda não notaram que engajamento é algo que se constrói desde o recrutamento.

Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto, do conceito à aplicação na prática. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é engajamento de candidatos?

Engajamento de candidatos é a prática de tornar os postulantes a uma vaga mais empenhados nas etapas do processo seletivo. Para isso, é necessário despertar o interesse em fazer parte da empresa por meio de ações específicas, como reforçar os benefícios e os desafios profissionais que a organização oferece.

Em um mercado cada vez mais disputado, atrair a atenção dos melhores profissionais é um grande desafio. Portanto, destacar-se na maneira de abordar os candidatos é fundamental para largar na frente dos concorrentes na guerra pelo talento.

Processos seletivos podem ser longos, com muitos testes e entrevistas. Se o candidato não estiver engajado, provavelmente não se esforçará 100% para cumprir as etapas propostas.

Quando isso acontece, a avaliação fica prejudicada, o que diminui a qualidade das contratações.

Como promover o engajamento de candidatos no processo seletivo?

Agora que você já conhece a importância de engajar os candidatos nos processos seletivos, é hora de aprender como aplicar essa ideia na prática. Algumas práticas e atitudes são fundamentais na conquista desse objetivo. Veja a seguir os detalhes sobre cada uma delas.

Seja transparente na comunicação

Cuidar da experiência do candidato é essencial em qualquer processo seletivo. Por isso, a comunicação deve ser aberta e transparente em todos os momentos, do anúncio da vaga até o feedback final.

Antes de publicar a vaga, tenha total entendimento do escopo de trabalho e da rotina do setor. Assim você saberá exatamente como responder a eventuais perguntas do candidato.

Quanto maior a precisão das respostas, mais seguro e convencido ele ficará de que está no lugar certo.

Sempre que precisar entrar em contato com o candidato, priorize o e-mail. É a melhor forma de manter as informações registradas e respeitar o tempo do profissional.

Caso precise telefonar, escolha horários em que o candidato estará disponível. Por exemplo: se a pessoa estuda de manhã, ligue no período da tarde. Assim, as chances de ela poder conversar com tranquilidade serão muito maiores.

Crie um cronograma do processo seletivo

Criar um cronograma do processo seletivo é uma das iniciativas mais importantes para o engajamento de candidatos.

Divulgue já no primeiro contato as datas e horários de todas as etapas. Isso permite que o profissional organize sua agenda para conciliar as entrevistas com outros compromissos.

Os feedbacks devem ser feitos por e-mail ou uma plataforma online, a fim de tornar o processo mais dinâmico.

Respeitar o cronograma também é essencial. Caso haja algum atraso nas etapas, avise o candidato com antecedência para que ele fique a par de tudo o que acontece no processo.

Use gamificação nas avaliações

Implementar dinâmicas de jogos nas etapas do processo seletivo é uma excelente maneira de promover o engajamento de candidatos.

Participar de testes e entrevistas é mentalmente desgastante para muitos profissionais. Portanto, usar artifícios como pontuações, ranqueamentos e desafios é uma forma de tornar esse momento mais leve e divertido.

Que tal uma dinâmica de grupo com cartas ou jogos eletrônicos? Com certeza todos se sentirão mais à vontade para demonstrar suas qualidades.

Outra boa dica é pedir para o profissional elaborar um pequeno projeto ou estratégia, usando um sistema de pontuação para dar o feedback.

A gamificação torna o processo mais atrativo e facilita a seleção de profissionais baseada em competências, garantindo a qualidade das contratações.

Estimule o desejo de integrar o time

Ao longo do processo seletivo, estimule o desejo de integrar o time. Convide o candidato para conhecer as dependências da empresa, tanto as áreas comuns quanto os espaços de trabalho.

Apresente ele à equipe, para ele se familiarizar com as pessoas e com o clima interno. Isso faz toda a diferença no engajamento de candidatos, já que eles conseguem ver na prática como é o dia a dia no local.

Nas entrevistas, reforce os detalhes sobre a cultura organizacional, para que o futuro funcionário já comece a se identificar com os valores da empresa.

Fale sobre os benefícios, a qualidade do time e tudo o que possa servir de incentivo para o candidato aceitar a proposta.

Faça employer branding

Employer branding é a construção da imagem da marca como empregadora. Para que a percepção do mercado seja positiva, é preciso usar os canais de comunicação para atrair a atenção dos melhores talentos para a organização.

Há diversas ações que ajudam a construir essa imagem. Escrever anúncios de vagas que reflitam a cultura da organização já é um grande passo. Todas as descrições devem conter os objetivos da empresa e o detalhamento das atividades que serão realizadas.

A remuneração pode ser discutida posteriormente, mas é indicado dar pelo menos uma ideia da faixa salarial ao candidato.

Fazer vídeos e posts em redes sociais com depoimentos dos atuais funcionários também é um bom caminho. Assim, antes mesmo de você anunciar uma vaga, bons talentos do mercado já estarão de olho na empresa.

Todo esse planejamento não valerá de nada se a empresa não colocar em prática o que divulga.

É primordial cultivar um bom ambiente de trabalho, valorizar os colaboradores e oferecer oportunidades de crescimento profissional. Assim, a própria equipe será porta-voz da empresa na construção da marca empregadora.

Essas foram as nossas dicas sobre engajamento de candidatos! Agora, basta avaliar o cenário da sua empresa e implementar as estratégias que abordamos neste post. Com certeza os processos seletivos serão muito mais efetivos, o que ajudará na construção de uma equipe qualificada e produtiva.

Se você gostou do post, não se esqueça de deixar um comentário! Estamos ansiosos para saber o que você faz para engajar os candidatos da sua empresa!