Drop shipping

Dropshipping: tudo o que você deve saber sobre o que é e como funciona + exemplos

Dropshipping é um modelo de gestão da cadeia logística onde uma loja, física ou online, realiza vendas de produtos sem precisar ter um estoque desses produtos. A empresa funciona como uma revendedora intermediando a operação de venda e terceirizando o processo de estocagem e distribuição com fornecedores. Essa é a estratégia logística utilizada por grande parte dos marketplaces como Mercado Livre, eBay, AliExpress e Amazon.

Ao longo dos anos o e-commerce ganhou uma proporção inimaginável, o que pouca gente sabe é que muito se deve ao surgimento do dropshipping.

A grande questão de mercado, para quem decide operar no mercado online é: o dropshipping vale ou não à pena?

Para te ajudar a responder a essa pergunta, neste artigo, vamos falar sobre:

  • o que é dropshipping?;
  • vantagens e desvantagens e desvantagens desse modelo de negócio;
  • lista de empresas que trabalham com dropshipping;
  • o passo a passo do funcionamento do dropshipping.

Saiba mais sobre o que é dropshipping, abaixo!

O que é dropshipping?

Dropshipping é a junção das palavras drop (largar) e shipping (remessa). Interpretando ao pé da letra essas traduções podemos dizer que é como se determinada organização “largasse” sua remessa para outra empresa.

Isso quer dizer que, no dropshipping, o e-commerce realiza a venda e repassa o pedido para uma empresa parceira que é quem realiza:

  • o armazenamento,
  • estoque,
  • distribuição dos produtos vendidos.

Nesse caso, o fornecedor é responsável por esse processo logístico e o marketplace seria o intermediário da compra.

Uma pesquisa realizada pelo E-DSS.org revelou que 27% das empresas varejistas que trabalham na web realizaram uma mudança em seu processo de venda e entregas para adotar o modelo de dropshipping.

dropshipping

Dropshipping é legal no Brasil?

Há uma certa discussão sobre a legalidade do dropshipping no Brasil.

Quem pratica esse tipo de atividade no país é caracterizado como um intermediador de negócios.

Apesar de não ter uma legislação específica, esse tipo de atividade não é considerada ilegal.

Entretanto, quem deseja atuar com sua empresa nesse meio deve procurar profissionais que entendam da área para não sofrer com medidas jurídicas ou ignorar as obrigações diante da Receita Federal.

Por isso, busque algum consultor ou contador para lhe ajudar a definir qual o melhor regime de tributação, além de lhe permitir entender quais regras fiscais e contábeis você precisará cumprir ao longo do tempo.

Dropshippers no Brasil

É comum que muitas empresas que optam pelo dropshipping façam parceria com fornecedores internacionais, principalmente da China e EUA. Porém, o mercado nacional também possui seus próprios dropshippers. Os três mais famosos são:

O primeiro passo para se aliar a essas lojas, para que elas funcionem no modelo dropshipping é entrar em contato direto com elas e negociar o processo de “revenda” dos produtos.

Empresas que trabalham com drop shipping

Para ilustrar bem esse modelo dropshipping é importante apresentar empresas que trabalham com esse processo de logística.

Abaixo listamos três das principais que atuam dessa forma pelo mundo:

  • Amazon – Em 2019 a empresa anunciou uma receita de US$ 59,7 bilhões.
  • AliExpress – A plataforma foi o e-commerce internacional mais utilizado pelos brasileiros em 2018, atendendo por 23,9% das compras na WEB.
  • eBay – A empresa ultrapassou os US$10 bilhões em faturamento no ano passado.

Como funciona o dropshipping

Acima apresentamos o que é o dropshipping, entretanto, é importante que você entenda como ele funciona a partir de um exemplo desse processo de forma concreta:

  • 1º Passo: o cliente efetua a compra dentro do seu marketplace;
  • 2º Passo: o e-commerce recebe o pedido e repassa ao fornecedor e parceiro dropshipping;
  • 3° Passo: a empresa responsável pela logística de entrega recebe o pedido do e-commerce e inicia o processo de separação, organização e transporte do produto até o cliente;
  • 4º Passo: o cliente recebe o produto.

Vantagens do drop shipping

Sabendo que o processo dropshipping é mais simples do que se imagina, separamos algumas vantagens e desvantagens desse modelo.

Vamos começar pelos benefícios que o dropshipping pode trazer aos e-commerces:

  • baixo investimento,
  • poucas despesas fixas,
  • flexibilidade do negócio,
  • espaço de anúncio ilimitado,
  • facilidade para administrar o negócio.

Baixo investimento

Uma das principais vantagens do dropshipping está ligada aos gastos e ao investimento que o e-commerce precisa fazer. Isso porque o dropshipping oferece uma grande economia ligada ao armazenamento e principalmente no estoque dos produtos que ela vende.

A verdade é que com o dropshipping a empresa não precisa adquirir os produtos, pois, a responsabilidade desse estoque e do armazenamento é da empresa parceira.

Dessa forma, há uma facilidade maior em investir pouco na compra de produtos e destinar esse dinheiro para outras áreas como publicidade e marketing.

Entenda a importância dessas áreas para os negócios no artigo, O que é comunicação empresarial e porque adotar a estratégia”.

Poucas despesas fixas

Uma loja física enfrenta diversas burocracias para conseguir funcionar. Além disso, quem decide funcionar dessa forma precisa assumir despesas fixas como:

  • IPTU,
  • conta de luz,
  • aluguel, entre outros gastos.

Quem opta pelo dropshipping está livre desse tipo de despesa, pois, pode optar até mesmo por trabalhar em casa e fazer o gerenciamento utilizando apenas o próprio computador. Sem ter a necessidade de sair de casa ou mesmo ter o estoque.

O dropshipping é uma boa ideai para empresas que estão em busca de cortar gastos e mudar o modelo de trabalho.

Não à toa, a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro realizada pela BigData Corp e PayPal Brasil, mostrou que entre 2018 e 2019 o número de e-commerces cresceu 37,59%.

Flexibilidade do negócio

O e-commerce é conhecido por não ter tantas limitações quanto um local físico. Portanto, o dropshipping possibilita que a gestão e o planejamento sejam todos digitais. Isso significa que por meio da internet é possível controlar seu negócio facilmente.

A relação marketplace, fornecedor e cliente se dá em poucos cliques, sem a necessidade de você construir alguma loja física e ter gastos com aluguel, por exemplo.

Essa flexibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e com um espaço ilimitado para expor seus produtos é uma das vantagens do dropshipping.

Espaço de anúncio ilimitado

O drop shipping permite também que o dono do e-commerce coloque uma grande infinidade de produtos no seu marketplace.

Uma vez que o estoque é desse parceiro terceirizado e você não precisa tê-lo disponível “concretamente”.

É necessário apenas que o seu fornecedor tenha esse produto para entrega assim você pode colocá-lo à venda. Isso permite que sua loja tenha:

  • um prazo de entrega mais vantajoso para os consumidores,
  • facilita para que você aumente o número de itens para vender no seu mercado online,
  • atraia uma grande variedade de clientes.

Podemos pegar o exemplo de e-commerce como a Amazon que vende desde livros a eletrodomésticos e eletrônicos. Atraindo assim perfis distintos e expandindo o seu universo de venda.

Facilidade para administrar o negócio

É normal que quando mais sua empresa cresça, caso seja uma loja tradicional, você precisará de mais funcionários. Até porque quanto mais sua venda crescer, mais trabalho surgirá e, por isso, a necessidade de mais braços para atuar nas vendas e gestão.

Porém, no caso do dropshipping esse tipo de crescimento pode ser administrado mais facilmente e você não precisará dobrar ou triplicar sua mão de obra em função do crescimento.

Já que boa parte do processo de logística é repassado ao parceiro e a responsabilidade é dele de assumir esse crescimento e dar conta de fazer as entregas.

Caso essa empresa não consiga assumir mais trabalhos você só precisa trocar seu parceiro dropshipping ou ter mais de um parceiro (o que é recomendado).

Isso facilita a gestão e administração do seu crescimento e diminui o gasto com novas contratações.

Desvantagens do dropshipping

Agora que vimos as diversas vantagens para quem deseja assumir esse modelo de logística de vendas, vamos lhe apresentar quais as principais desvantagens. É muito importante conhecê-las para colocar os prós e contras na balança e mensurar se esse cenário se encaixa aos seus objetivos com seu e-commerce.

Concorrência acirrada no mercado

Uma das desvantagens do dropshipping é não possibilitar ao e-commerce uma certa exclusividade para oferecer produtos ao cliente.

Em razão dos fornecedores oferecem o mesmo serviço para diversos marketplaces com os mesmos produtos e serviços.

Então, ser visto pelos consumidores em meio a diversas empresas que também irão oferecer o que você oferece não é fácil. Portanto, quem optar pelo dropshipping, com certeza, terá grandes concorrentes no mercado.

Isso pode diminuir seu lucro e exigir que você venda mais e precise de diversas ações de branding para superar a concorrência.

É comum que no mercado online os preços, de um mesmo produto, sejam totalmente distintos de loja para loja, pois, muitas tentam angariar clientes com:

  • promoções,
  • frete grátis,
  • compre 1 e ganhe um brinde, entre outras estratégias.

Estoque incontrolável

Como no dropshipping o e-commerce, teoricamente, não tem responsabilidade na prática pelo estoque é comum que constantemente faltem produtos na loja. Uma vez que há uma dependência do que o parceiro oferece.

É claro que normalmente há uma consonância entre o e-commerce e o parceiro sobre o estoque e inventário, mas nem sempre a informação circula de forma tão rápida, como acontece em uma loja física em que os produtos estão estocados.

Isto é, até a empresa ser informada de que o estoque está vazio e que deve retirá-lo do marketplace, um cliente pode efetuar uma compra e o produto não estar mais disponível.

Isso gera uma má experiência de compra para o cliente por conta de:

  • atrasos,
  • estornos,
  • devoluções e etc.

Problemas com a entrega

Atrasos, produtos danificados, não entregues e muitos mais. Esses são alguns dos problemas que podem ocorrer em um modelo dropshipping.

Como o processo de logística é terceirizado, você acaba tendo controle até certo ponto, mas com certeza será o primeiro a receber críticas e ser cobrado pelo cliente caso tudo saia errado.

Esse inclusive é um dos maiores problemas do dropshipping.

Afinal, quando não há um controle completo do processo é normal que não se sigam padrões conforme sua empresa deseja. Posto que, cada organização possui suas regras e com certeza podem ser bem diferentes do que você gostaria de oferecer.

Além do mais, esse tipo de problema costuma manchar a imagem da empresa no mercado e a consequência é a perda de clientes e uma exposição negativa do e-commerce nas redes, principalmente com avaliações baixas ou críticas via Reclame Aqui.

Excesso de fornecedores e prazos diferentes

Quem opta pelo dropshipping costuma ter um leque de fornecedores. Uns enviam livros, outros eletrodomésticos e assim por diante.

Esse cenário costuma atrapalhar os custos e transforma o envio em uma situação mais complicada do que parece.

Vamos supor que um cliente compre um livro, um celular e um tênis na mesma compra, mas que os fornecedores de dropshipping sejam diferentes.

Nesse caso a empresa precisará gerenciar três entregas com:

  • parceiros diferentes,
  • prazos diferentes.

Isso pode gerar uma insatisfação do cliente, que muitas vezes acha que comprando tudo de uma vez receberá os produtos ao mesmo tempo.

Sem o dropshipping a empresa teria seu próprio estoque e no caso enviaria tudo ao mesmo tempo, até para economizar com o envio.

Assim, os envios aliados a essa necessidade de parceiros de dropshipping distintos podem dificultar esse modelo e encarecer o envio.

Margem de lucro baixa

Se você é responsável pela venda, manuseio e entrega sua margem de lucro pode ser alta e isso não deve ocorrer com o dropshipping.

Com esse modelo parte do seu faturamento precisará ser dividido com o parceiro. Para lojas que estão começando esse pode ser um problema.

E tem outra, quem está iniciando costuma jogar o valor dos produtos lá embaixo para concorrer nesse mercado altamente competitivo. A consequência disso pode ser um faturamento bem baixo e que ainda precisará ser dividido com o parceiro dropshipping.

Dropshipping: pense antes de optar por ele

Ao longo desse artigo apresentamos as principais vantagens e desvantagens para quem deseja adotar o modelo dropshipping.

Por um lado ele pode ser extremamente vantajoso pela questão de custos da empresa com estoque e distribuição.

Por outro lado ele pode ser extremamente problemático na relação e-commerce, fornecedor e cliente, visto que a empresa não tem um controle total do processo de venda e logística de entrega dos produtos. Abrindo assim margem para erros dos seus parceiros e fornecedores.

Entretanto, o dropshipping pode ser o empurrão que muitas pessoas precisam para iniciar seu próprio negócio com gastos mínimos em relação ao gerenciamento e processos.

A grande questão do dropshipping é pesar na balança os pontos positivos e negativos antes de optar por ele. Outro ponto essencial é não ser imediatista.

Seja optando pelo drop shipping ou não tudo leva tempo e para construir uma boa imagem no e-commerce é essencial criar uma experiência de compra positiva para o cliente final.

Para isso é necessário um planejamento prévio que depende da construção do perfil dos seus clientes, valor para investimento e conhecimento do mercado e de seus concorrentes.

Para te ajudar nesse planejamento indicamos que acesse o artigo, “9 planilhas para gestão essenciais para o seu negócio” e descubra como gerenciar seu negócio que está começando, sem custos e de maneira eficiente.

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