Diferenças entre Empregado, Funcionário e Colaborador

empregado funcionário colaborador

É comum existir confusão entre os três termos. Qual é o mais apropriado a ser usado? Por isso, vamos explicar a definição correta de cada um deles.

Começando pelo que hoje em dia é considerado o mais “feio” da turma: Empregado. Muitos nem ouvem mais essa palavra no dia a dia!

Empregado é o nome que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) dá a quem presta um serviço mediante salário, como mencionado em seu artigo 3:

Art. 3º – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Portanto, sempre que você tiver que se referir à pessoas que trabalham na sua empresa em documentos oficiais, use a palavra empregado mesmo que soe meio estranho.

Aí fica a pergunta: e Funcionário, qual a diferença?

Funcionário é o nome para quem trabalha para órgãos públicos. Se prestou concurso e trabalha para o governo, é Funcionário.

Muitos usam o termo “funcionário” ao falar informalmente sobre qualquer tipo de pessoa que trabalhe na sua empresa. Vemos esse termo sendo mais usado até que o termo “empregado” por soar mais usual. Porém, em documentos oficiais, use apenas se estiver se referindo a funcionários públicos.

Por último, temos o Colaborador.

Colaborador é aquele que colabora. É uma palavra que não é usada em leis ou documentos oficiais. Com a evolução das relações de trabalho e com os trabalhadores tendo uma atuação cada vez mais diversificada e estratégica, muitas empresas têm preferido o termo “colaborador” para se referir aos trabalhadores de uma maneira que considera mais construtiva. Assim, fica a impressão de que todos estamos colaborando uns com os outros rumo a um objetivo em comum, num sentido mais dinâmico do que ser apenas alguém que troca serviços por salários.

A natureza do trabalho está mudando. Cada vez mais, temos outras categorias como autônomos, terceirizados (pessoa jurídica), estagiários, etc. Nada mais natural que a linguagem em volta deste trabalho também se transforme.

 

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *