Dicas para o RH ser visto como um setor decisivo nos resultados

O setor de RH é o canal de comunicação entre empresa e colaborador, mas para o RH ser visto como decisivo nos resultados é necessário se preparar. Saiba como em nosso artigo.

Neste artigo falaremos sobre a importância do RH ser visto como um setor decisivo na construção de estratégias para manter os colaboradores engajados e motivados. Traremos dicas para os profissionais do setor, sobre como eles devem se comportar no mercado para fazerem a diferença na empresa, por seu trabalho e relacionamento com os colaboradores.

 

O papel da empresa e dos profissionais para o RH ser visto como decisivo

O profissional de RH vem assumindo cada vez mais um papel decisivo na conquista de resultados da empresa. O RH ser visto como apenas um setor que assume burocracias não tem mais lugar no mercado atual. Os profissionais assumiram um papel estratégico.

No cenário atual, o RH é visto como um canal de comunicação entre empresa e colaborador. E não só para selecionar, contratar e cuidar dos processos burocráticos.

Os profissionais assumiram a responsabilidade de gerir todos os processos que envolvem os colaboradores. São eles que atualmente buscam estratégias para reter talentos, desenvolver equipes e criar bons planos de carreira.

O cenário nem sempre é o ideal ou oferece uma estrutura perfeita para o RH ser visto com a importância devida. Porém, esses profissionais podem ir além no mercado, com novos projetos e ideias, demonstrando sua importância na empresa.

Eles precisam sempre estar atualizados para conseguir criar uma dinâmica onde os colaboradores se sentem ouvidos e motivados a lutar pelos objetivos da empresa.

Mas como se tornar esse profissional de RH que o mercado busca? Preparamos uma lista com 7 dicas para você se destacar para o RH ser visto como um setor fundamental na empresa e no caminho rumo dos resultados.  

 

1. Ouça mais e fale menos

Um dos requisitos básicos para um profissional de RH ser visto como diferenciado no mercado é saber ouvir. Sempre envolvido com um grande número de pessoas, de diferentes perfis, abrir o diálogo com cada colaborador é um grande diferencial.

Quando o profissional de RH ouve os colaboradores da empresa, dando abertura a sugestões e críticas, a chance de engajá-los com a empresa é muito maior.

Colaborador que é ouvido se sente importante, parte dos objetivos e peça fundamental na luta por resultados.

Para o RH ser visto é muito importante entender as diferenças dos colaboradores. Cada um tem um perfil, ideias distintas, mas só é possível percebê-las e absorvê-las se o profissional de RH for um bom ouvinte. O segredo é ouça mais seu colaborador e fale menos.

 

2. Conquiste a confiança dos colaboradores

Se ouvir é um dos requisitos básicos para o RH ser visto, um profissional do setor se diferencia quando consegue criar laços com os colaboradores.

Manter-se próximo a sua equipe e saber quais as necessidades de cada um dos profissionais, pode ajudá-lo nos relacionamentos.

Mas como passar confiança aos colaboradores? Existem várias questões que envolvem a resposta para essa pergunta. Mas, um dos grandes segredos é: seja exemplo. O provérbio do Confúcio:  “As palavras ensinam, mas os exemplos arrastam” faz todo o sentido para gerar confiança.

Quando um profissional de RH mantém contatos com seus colaboradores e cria com eles uma relação de respeito, transmitindo dedicação e motivação, a confiança é consequência.

Dê bons exemplos. Mantenha a empatia. Valorize as pessoas e elas confiarão em você.

 

3. Mantenha-se atualizado

Para o profissional de RH ser visto em um mercado tão competitivo é preciso se manter sempre atualizado com as novidades do setor. Seja com cursos, pós, MBA e etc. Aquele profissional que nunca para de estudar consegue expandir seu conhecimento profissional.

Mais do que isso, profissionais de excelência na sua área servem de inspiração. Assim, outros colaboradores se dedicarão mais para buscarem uma evolução na carreira.

Quando o profissional de RH demonstra conhecimento, agrega e traz resultados a empresa.

 

4. Motivação faz a diferença

O setor de RH vive desafios diários diante da pressão que a sua função oferece. Em um cenário com empresas de pequeno, médio e grande porte, alguns profissionais assumem até mais atribuições do que o cargo deveria oferecer. Mas como seguir em frente mesmo assim?

Se automotive, seja perseverante com suas ideias de mudança na empresa e lute por elas. Para o RH ser visto, é necessário que os profissionais fiquem o tempo todo se automotivando, para que os problemas não impeçam o setor de crescer.

Esteja engajado e acredite em si mesmo para apresentar seus projetos na tentativa de implementá-los na rotina da empresa. O desafio do setor de RH em muitas empresas é muito grande. Portanto, se prepare profissionalmente para conseguir assumi-los.

Além disso, quando você se mantém motivado a tendência é influenciar outros colaboradores e consequentemente engajar e reter talentos na empresa.

Se você quer ter sucesso na retenção de talentos na sua empresa, comece lendo o nosso eBook sobre como planejar um plano de retenção de talentos. É gratuito, basta você responder o formulário:


5. Acerte no processo de seleção

Além de todos os processos burocráticos da empresa, o RH tende também a ser crucial no momento de selecionar um novo colaborador. Para um RH ser visto com bons olhos, ele precisa saber contratar bons profissionais.

Apesar do processo de seleção envolver gestores e líderes, os profissionais de RH cada vez mais se tornaram decisivos na contratação e formação de novas equipes. Esse setor possui a expertise de lidar constantemente com profissionais distintos, contribuindo com as escolhas.

Conhecer o comportamento e identificar os perfis que mais se adequam a empresa é um grande desafio para os profissionais de RH. Quem possui essa habilidade, faz a diferença.

Os profissionais de RH que se diferenciam e escolhem melhor são os que se preparam. São aqueles que estudam o mercado, que conhecem os perfis profissionais e principalmente que reconhecem as necessidades da empresa. Dessa forma, contratam o profissional certo.

 

6. Conheça sua empresa

Quando o profissional de RH assume as responsabilidades do setor dentro da empresa, um dos primeiros passos é conhecer as normas e rotinas do seu trabalho. O RH ser visto e principalmente entendido pelo profissional é uma maneira de criar metas e buscar resultados.

Conhecer os processos que a empresa aplica em treinamentos, contratações e etc., é um grande diferencial para uma adaptação rápida às rotinas da empresa. Quando se tem essa visão macro dos processos é possível mensurar os erros e propor soluções.

Além disso, os profissionais de RH têm assumido cada vez mais um cenário que não é apenas de processos burocráticos, mas também de planejamento e estratégia.

E para conseguir realizar o melhor trabalho nesse cenário, é obrigação conhecer as necessidades da empresa e de que forma você pode contribuir com as mudanças.

 

7. Reconheça o lado humano

Gerir as pessoas é uma das principais responsabilidades do setor de RH. Por isso, no atual cenário que vivemos é fundamental realizar uma gestão humanizada. Nesse cenário os colaboradores são tratados como únicos, com perfis diferentes de um para o outro.

E como o RH ser visto pelos colaboradores? Tratando os profissionais com respeito às suas particularidades e estando atento às suas necessidades pessoais e profissionais.

Para conseguir chegar nesse cenário humanizado com a equipe, mantenha contatos constantes com os colaboradores, esteja atento às necessidades e sempre disponível.

 

RH precisa ser visto como decisivo

Muitas empresas ainda enxergam o RH como o setor burocrático na empresa. Mas, isso passou a ser um grande equívoco já que a importância desses profissionais vai muito além. Atualmente, as empresas que valorizam os profissionais de RH estão a frente das outras.

Ao RH ser visto com a sua devida importância, a empresa oferece uma chance maior para desenvolver seus colaboradores, reter seus talentos e gerir os profissionais corretamente.

Se por um lado a empresa precisa valorizar o setor de RH, tendo em mente sua importância na criação de estratégias mais assertivas para engajar os colaboradores, por outro, esses profissionais precisam sempre estar atualizados no mercado, buscando evoluir diariamente.  

O segredo para o RH ser visto como decisivo nos resultados requer esse trabalho dos dois lados, tanto da empresa, como dos próprios profissionais, que precisam lutar pelo setor.

Quer se especializar ainda mais no setor de RH? Acesse nosso artigo “Dicas de cursos de RH: recrutamento e seleção”, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *