dicas para não perder talentos

6 dicas para não perder talentos na empresa

Um profissional talentoso pode ser até oito vezes mais produtivo, revelou um estudo da McKinsey. Diante disso, se torna essencial seguir dicas para não perder talentos e manter a empresa próxima aos bons resultados.

Isso porque as empresas que possuem profissionais qualificados estão sempre à frente da concorrência. Pois, os processos e a resolução de problemas se tornam mais fáceis, novas ideias são constantes e a excelência do trabalho é sempre prioridade.

Porém, reter talentos é um grande desafio e passa diretamente por ações concretas que mantenham o colaborador feliz e engajado com o trabalho.

Mas quais são essas dicas para não perder talentos? Separamos algumas delas para lhe ajudar a evitar o turnover de bons profissionais.

O que é retenção de talentos

A retenção de talentos pode ser explicada como um conjunto de ações desenvolvidas pelas empresas para reduzir a taxa de turnover. Se quiser saber mais sobre o turnover leia o nosso artigo: “Turnover: o que é, como reduzir e entenda TUDO sobre o índice aceitável!”

Com essa estratégia se busca estimular os profissionais mais talentosos a se engajar cada dia mais com os objetivos e políticas da organização. Assim, é possível segurá-lo por mais tempo gerando inúmeros benefícios a empresa. Entretanto, um talento não lapidado pode ser um fracasso dentro da empresa.

Isso é dito pela referência da administração, Idalberto Chiavenato, que fala que:

“Não se pode abordar o talento isoladamente como um sistema fechado. Sozinho ele não vai longe, pois precisa existir e coexistir dentro de um contexto que lhe permita liberdade, autonomia e retaguarda para poder se expandir”.

Dicas para não perder talentos

64% das organizações reconhecem que possuem dificuldades para conseguir reter algum talento, segundo pesquisa do HayGroup. Por isso, se torna fundamental se utilizar de alguma ações e dicas para não perder talentos.

Ou seja, a empresa tem um papel fundamental para que determinado profissional opte por permanecer um bom tempo na organização. Abaixo você confere 6 dicas para não perder talentos.

 

Oferecer benefícios inovadores

40% dos profissionais colocam um pacote de benefícios atrativo como essencial para mantê-los na empresa, mostrou uma pesquisa da Catho. E no mercado atual encontrar benefícios inovadores, além dos tradicionais, pode ser um grande diferencial.

Nessa linha de dicas para não perder talentos, a inovação é um item importante. Já que os benefícios chamados de não obrigatórios surgem como um grande estimulador de valorização profissional.

Dentre os principais benefícios inovadores podemos destacar o home-office, salário sob demanda, vale-cultura, vale-academia, bolsa de estudos e horário flexível. 

Cada item desse pode fazer toda a diferença para convencer seu colaborador a ficar ou não na empresa por um longo tempo.

 

Possibilitar chances de crescimento e desenvolvimento profissional

Os bons talentos precisam ser lapidados com frequência. Uma vez que eles desejam estar em constante crescimento e contam com o apoio da empresa para o seu desenvolvimento profissional.

Sendo assim, uma das dicas para não perder talentos é proporcionar aos colaboradores uma chance de crescer. Oportunidades em que eles possam expandir suas habilidades e conhecimentos.

Conforme levantamento da Kelly, 73% dos profissionais valorizam as oportunidades de crescimento profissional como um fator importante para ficar ou não na empresa em curto, médio ou longo prazo.

62% dizem se identificar mais com empresas que tem em seu plano de gestão de pessoas programas de formação e treinamento.  

 

Flexibilizar a rotina de trabalho

O estudo Work For Me mostrou que 31% dos profissionais brasileiros desejam ter um horário de trabalho flexível e consideram esse ponto como fator determinante na carreira. 

Até por isso, um estudo da AON mostrou que o número de empresas que adotaram esse modelo de trabalho flexível cresceu nos últimos dois anos mais de 192%. Portanto, essa é uma das principais dicas para não perder talentos. 

Reconhecer os desejos e necessidades do colaborador e apostar em recursos como o horário flexível, já que atualmente conseguir conciliar a vida pessoal e profissional é essencial para a maioria dos profissionais.

A flexibilidade trabalhista, então, passou a ser um grande diferencial para que as empresas mantenham seus profissionais por mais tempo na organização.

 

Oferecer um clima organizacional harmonioso

O bom ambiente organizacional é mais importante que a remuneração para 6 em cada dez profissionais, mostrou uma pesquisa do Valor. Desta maneira, uma das dicas para não perder talentos é criar ações para manter um clima organizacional harmonioso.

Afinal, quando o ambiente é propício para que o talento coloque suas habilidades em prática, as chances de sucesso são muito maiores. Isso porque com um bom ambiente o engajamento, a motivação e a felicidade de estar ali são consequências.

Para que a empresa consiga executar dicas para não perder talentos neste sentido ela pode começar por pesquisas de clima para medir a satisfação dos colaboradores. 

Além disso,  pode também desenvolver ações como comemorações de aniversário, premiações com base em resultados e até mesmo palestras e eventos motivacionais.

 

Adotar uma cultura de feedbacks

Uma pesquisa da ARCH Profile Solutions mostrou que mais de 43% dos profissionais acaba se desmotivando quando não recebem nenhum feedback. 

Isto é, o feedback aparece como uma das principais dicas para não perder talentos. Isso porque por meio dele o colaborador sabe exatamente quais passos dar na empresa para alcançar resultados.

Se não existe feedback há uma ausência de foco e direcionamento das tarefas, onde o profissional age por si próprio e não sabe se o trabalho está sendo bem feito ou não.

Portanto, a cultura de feedback ocupa um lugar de destaque entre as dicas para não perder talentos. Podendo ser um estímulo para que o profissional mantenha o bom desempenho, mas também sendo uma ferramenta de redirecionamento de estratégia e correção de erros.

 

Valorizar os colaboradores

Colaboradores motivados produzem 50% mais, indicou uma pesquisa da Right Management. E a motivação passa necessariamente pela valorização profissional. 

Reconhecer o trabalho do seu talento é a chance que você tem de potencializar ainda mais suas habilidades.

Por isso, que a valorização profissional está entre as principais dicas para não perder talentos. Visto que quando o colaborador reconhece que a empresa valoriza seu trabalho, ele trabalha mais engajado e disposto a seguir os objetivos propostos.

Com isso, diminuem-se, por exemplo, as taxas de absenteísmo e rotatividade. Um simples elogio como: “excelente trabalho”, pode perdurar por dias e ser aquele ponto que faltava para você motivar determinado profissional.  

Mudando o cenário da retenção de talentos

Encontrar dicas para não perder talentos é um dos principais desafios que as áreas de RH têm em suas rotinas. A perda de um talento pode ser traumática já que pode comprometer resultados e dar a oportunidade de seu concorrente contratar o profissional que foi embora.

Porém, quando as empresas seguem à risca algumas dicas para não perder talentos a tendência é saber exatamente quais estratégias serão eficazes com a sua equipe. Neste sentido a tendência é criar uma equipe mais feliz, motivada e produtiva.

 

Ao longo desse artigo apresentamos dados e dicas para não perder talentos no mercado. Retratando a importância de ações em que o colaborador se torna um ativo valoroso para empresa.

Pois, quando a organização reconhece que precisa de seus profissionais para crescer e compartilhar suas metas e desafios com ele, para caminharem juntos, tem grandes chances de chegar ao sucesso.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre o tema? Leia o nosso artigo “Retenção de Talentos: o que é e como reter talentos nas organizações?

 

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.