dicas para atrair e manter talentos

8 dicas para atrair e manter talentos na empresa

O Brasil é o 57º país com maior capacidade para atrair e reter talentos, conforme o Ranking Global de Talentos. Um desempenho ruim em uma lista de 61 países. Por isso, é importante ter na manga dicas para atrair e manter talentos na empresa.

Pois, a retenção de talentos é, sem dúvida nenhuma, o principal gerador de resultados para as empresas. Quem consegue manter uma equipe engajada, baseada em dicas para atrair e manter talentos na empresa, está à frente da concorrência.

Isso porque por meio de ações estratégicas de engajamento a empresa pode aumentar a produtividade, reduzir seus custos com rotatividade e aumentar as chances de convencer um talento a ficar na empresa.

Neste artigo listamos algumas dicas para atrair e manter talentos na empresa. Confira!

Saiba como reter talentos na sua empresa

Um estudo realizado pela  Kronos e Future Workplace apontou que 87% dos líderes de recursos humanos acreditam que a retenção de talentos deve ser a grande prioridade das empresas.

Esse dado mostra uma preocupação em comum no mercado que é conseguir criar estratégias para que os colaboradores permaneçam por mais tempo na organização. Para lhe ajudar elencamos algumas dicas para atrair e manter talentos na empresa.

  • Ofereça um bom plano de benefícios;
  • Invista no desenvolvimento profissional;
  • Ofereça um bom plano de benefícios;
  • Mantenha um bom clima organizacional;
  • Adote uma gestão colaborativa;
  • Treine as lideranças;
  • Ofereça um plano de carreira; 
  • Planeje e estruture os processos de recrutamento e seleção. 

Quer saber como colocar essas dicas em prática? Abaixo explicamos cada uma delas. 

 

Ofereça um bom plano de benefícios

Cerca de 90% dos profissionais disseram em pesquisa da Insper que um bom plano de benefícios é decisivo para que eles fiquem numa empresa. Sendo assim, uma das dicas para atrair e manter talentos na empresa é apostar no plano de benefícios.

O salário hoje passou a ser insuficiente para reter um talento. O mercado atual exige que as empresas ofereçam um complemento que estimule e valorize o trabalho dos profissionais. 

Um dos benefícios mais inovadores atualmente é o salário sob demanda. Por meio dele, o colaborador tem direito a sacar parte do seu salário, conforme os dias trabalhados. A ideia nesse caso é permitir maior flexibilidade e autonomia ao colaborador sobre seu pagamento. 

Além disso, o salário sob demanda cria uma redução do estresse financeiro e gera maior motivação e bem-estar a equipe.

 

Invista no desenvolvimento profissional

Colaborar com o desenvolvimento profissional e humano do empregado é uma das boas dicas para atrair e manter talentos. Grande parte dos profissionais que recebem da empresa benefícios para se capacitar (graduações, pós, MBA, cursos e etc.) se sentem valorizados.

E não só isso, eles começam a se ver como parte importante da organização e há uma troca de confiança entre as partes. Com isso eles tendem a ficar mais motivados, felizes e o rendimento aumenta.

Uma pesquisa do Hay Group mostrou que 44% dos profissionais desejam que a empresa ofereça oportunidades para eles crescerem e se desenvolverem. Afinal, qual talento não quer evoluir na profissão, não é mesmo?

 

Mantenha um bom clima organizacional

O ambiente de trabalho e a relação com os colegas é o principal item motivacional da empresa para 52% dos profissionais do mercado revelou o Trabalhando.com. Portanto, uma das dicas para atrair e manter talentos é conseguir manter um bom clima organizacional.

Um bom ambiente organizacional influencia no bem-estar e na satisfação do colaborador. Quando o ambiente é ruim existe uma tensão que provoca preocupações e insatisfação nos profissionais, assim o rendimento cai e o turnover aumenta.

Desta forma, é fundamental que as empresas realizem pesquisas de clima organizacional para saber dos próprios colaboradores quais os pontos falhos do ambiente. 

Assim, se torna mais fácil desenvolver ações estratégica de gestão de pessoas, influenciando na atração e retenção de talentos.

 

Adote uma gestão colaborativa

Compartilhar dúvidas, conhecimentos, opiniões e ter um senso de responsabilidade sobre decisões importantes da empresa, essa é a função da gestão colaborativa. A cada dia que passa mais e mais os profissionais desejam se sentir peça-chave nas empresas.

Apenas ir à organização para cumprir horário e a mesa tarefa diariamente, sem ter nenhuma voz para determinadas decisões, passou a ser um problema na rotina organizacional das empresas. 

Os colaboradores desejam cada dia mais que suas opiniões sejam ouvidas. Por isso, a gestão colaborativa pode fazer parte de um conjunto de dicas para atrair e manter talentos.  

Em vista que nesse modelo de gestão todos os profissionais têm voz e peso para compartilhar ideias e sugestões. Com isso existe até uma grande troca de conhecimentos que é benéfica para que o profissional se desenvolva pessoalmente e profissionalmente. 

Com esse poder de responsabilidade maior sobre as decisões o colaborador tende a se engajar mais com as metas e objetivos da organização.

 

Treine as lideranças

O líder é aquela figura inspiradora do time. É aquele que não pensa apenas nos resultados da organização, mas também no desenvolvimento e no crescimento dos profissionais que estão ao seu redor.

Dentre as dicas para atrair e manter talentos a presença de lideranças positivas é fundamental. Dado que, o bom líder tem a capacidade de ouvir o time, reconhecer erros, valorizar acertos e manter um relacionamento aberto com seus comandados.

Neste sentido, ele impacta no engajamento do time e inspira a todos a resistirem diante dos desafios e adversidades. Um estudo da Quartz mostrou que 75% dos profissionais dos EUA apontam um mau chefe como a principal causa do estresse, por exemplo.

o Brasil ocupa o segundo lugar na lista dos países com o maior índice de estresse causado pelo trabalho apontou a International Stress Management Association (ISMA-BR).

Sendo assim, se a empresa não oferece e não prepara, por meio de formações e treinamentos, os líderes de equipe, a tendência é que toda a gestão de pessoas vá para o buraco. 

Uma vez que haverá insubordinações, cobranças excessivas e resultados abaixo do esperado.  

 

Ofereça um plano de carreira

70% das empresas não oferecem um plano de carreira para seus profissionais, segundo uma pesquisa da Catho

Com isso, muitos profissionais acabam trabalhando mais por obrigação do que por estarem realmente engajados com os objetivos da organização.

Quando não há metas profissionais ou perspectiva de crescimento a tendência é que o colaborador desanime e busque constantemente novas oportunidades fora da empresa.

Ou seja, é essencial dentro das dicas para atrair e manter talentos na empresa oferecer possibilidades de crescimento. Isso porque quando os profissionais estão na zona de conforto é comum que se execute tarefas mais por obrigação.

 

Planeje e estruture os processos de recrutamento e seleção

Mais de 38% dos empregadores têm dificuldade para encontrar o candidato ideal e preencher uma vaga revelou a Catho. Diante de tantas dicas para atrair e manter talentos na empresa o processo de recrutamento é essencial.

Até porque uma contratação assertiva evita gastos desnecessários e diminui-se a taxa de rotatividade da organização. Sem contar que um profissional com o perfil certo para a empresa terá um rendimento muito maior na sua função.

Como bem sabemos quando um profissional está satisfeito seu nível de engajamento com a empresa é maior e aumentam as chances de retê-lo.

Um bom processo de recrutamento precisa necessariamente de: 

  • uma análise da situação e das necessidades da empresa; 
  • definição do perfil para assumir o cargo em questão;
  • triagem dos currículos, conforme as habilidades que a função exige, 
  • entrevista personalizada para cada função; 
  • testes específicos para avaliação da competência.  

Dessa forma, com dicas para atrair e manter talentos no sentido do recrutamento, sua empresa tem mais chances de ser assertiva na contratação.

A retenção de talentos e a competitividade de mercado

Ter em mãos dicas para atrair e manter talentos é fundamental em um mercado que se mostra num nível de competição altíssimo. 

As organizações que conseguem manter funcionários por mais tempo na empresa consequentemente alcançam resultados satisfatórios. Quando o profissional trabalha feliz e satisfeito ele se dedica mais na sua função e aumenta sua produtividade.  

A retenção de talentos não é uma tarefa fácil e deve se iniciar desde o processo de seleção até a manutenção de estratégias que estimulem o colaborador a desejar ficar na empresa.

Agora que você já conhece algumas dicas para atrair e manter talentos, que tal começar a aplicá-las hoje mesmo na sua empresa? Quer saber mais sobre a retenção de talentos? 

Acesse nosso artigo especial sobre o assunto, clicando aqui, e comece a construir hoje mesmo um time de sucesso.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.