dicas-home-office

Dicas de home office: como trabalhar melhor na quarentena

Uma das medidas corporativas adotadas por empresas em todo mundo durante a pandemia de Covid-19 foi o home office. E só quem trouxe o escritório para casa sabe o quanto ter um planejamento é essencial para manter o seu rendimento e a eficácia no trabalho. Por isso, confira as dicas de home office que preparamos.

Para manter uma organização, as dicas de home office na quarentena são:

  • organizar o espaço;
  • turbinar a internet;
  • definir uma agenda;
  • notificar os familiares;
  • respeitar o dress code;
  • bloquear distrações;
  • respeitar o fim do expediente.

 Acompanhe e organize o seu trabalho em casa!

O que é home office?

Home office é o termo usado para descrever o escritório em casa que pode ser estruturado essencialmente de três maneiras:

  1. por um funcionário de uma empresa;
  2. por um freelancer;
  3. ou sendo empresário de uma empresa home based.

Com a necessidade de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), muitos trabalhadores tiveram suas atividades suspensas e outros muitos tiveram o home office como medida preventiva para manter o mercado ativo.

Empresas de diversos setores e portes precisaram mandar sua força de trabalho de volta para casa para não fechar suas portas.

Para quem não está acostumado ou não tem um plano operacional, como no caso da empresa home based, trabalhar em casa pode ser um desafio. 

O fluxo de pessoas, filhos, afazeres domésticos, liberdades com as redes sociais, bagunça e assim por diante. As distrações em casa são inúmeras, por isso organização deve ser uma regra. 

7 dicas de home office na quarentena

como-trabalhar-home-office

Planejamento é o segredo para manter a organização trabalhando em casa com qualidade. Separamos algumas dicas de home office que vão te ajudar a se preparar para essa mudança. Confira!

1. Organizar o espaço

A primeira dica de home office é arrumar o espaço onde você vai trabalhar. Escolha um ambiente agradável e bem iluminado e certifique-se de que sempre será o mesmo local. Assim, o seu cérebro pode identificá-lo como local de trabalho e o distinguir do restante da casa.

Limpe a mesa, arrume as gavetas, separe os materiais auxiliares e evite acumular coisas dispensáveis. Tenha no local somente o necessário.

2. Turbinar a internet

Como trabalhar de home office sem uma internet eficiente? Com a realidade que vivemos, isso é praticamente impossível. Por isso, turbinar a conexão à internet também é importante.

Desta forma, reuniões online, ligações via WhatsApp, envio de materiais, downloads de arquivos, dentre outros, serão facilmente realizados, mantendo o fluxo de trabalho ativo.

3. Definir uma agenda

Uma das nossas dicas de home office mais interessantes é o estabelecimento de uma rotina de trabalho, ou seja, ter uma agenda definida. Assim como no trabalho, tenha horário para começar e terminar as atividades profissionais.

Cumpra a agenda rigorosamente e não se esqueça de fazer pausas, elas são muito importantes para manter o equilíbrio físico e emocional.

4. Notificar os familiares

Uma dica de home office importante para quem não mora sozinho e tem a família em casa durante a quarentena é avisá-los sobre a sua agenda. Tê-lo em casa pode passar diversas mensagens aos seus familiares, por isso notificá-los sobre suas atividades profissionais é indispensável

É importante mostrar que mesmo presente, você não estará disponível em alguns momentos do dia. Algumas sinalizações podem ajudar, por exemplo, quando estiver de crachá ou com a porta fechada, você não pode ser incomodado.

5. Respeitar o dress code

Um dos principais equívocos do home office é acreditar que trabalhar de pijama pode ser uma boa decisão. O dress code de trabalho deve ser respeitado para que a sua mente entenda que você está indo trabalhar.

De maneira indireta, o pijama ainda pode influenciar a sua autoestima, dando a impressão de pouco profissionalismo. Isso pode comprometer a sua produtividade.

Por isso, mantenha os hábitos que já tinha quando era necessário sair de casa para trabalhar. Tome banho no horário usual, vista-se apropriadamente, tome um café da manhã reforçado e vá para o seu espaço de home office.

6. Bloquear distrações

Assim como dissemos, as pausas são essenciais para manter o equilíbrio. Nestes momentos, acessar as redes sociais só para dar uma conferida nas mensagens pessoais, ver uma notícia ou ainda espairecer, é um comum.

Contudo, como as pausas não são fiscalizadas, a distração nessas plataformas digitais podem tomar mais tempo do que você planejou, comprometendo não só a sua agenda como também a sua reputação no trabalho.

Estando sozinho, a tendência é que as pessoas recorram às redes sociais com mais frequência. E como trabalhar de home office pode trazer comodidades como a liberdade, esse cuidado deve ser redobrado

7. Respeitar o fim do expediente

Por fim, nossa última dica de home office é ir embora do escritório doméstico. Finalizado a agenda do dia, é importante que você saia do espaço criado para home office e “vá pra casa”.

Não fique entrando e saindo do espaço ou usando-o como extensão da sua casa, deixe-o apenas para quando estiver trabalhando. Assim, seu cérebro pode identificá-lo como local de trabalho, preparando o seu estado mental e físico.

Além disso, é importante que você não se torne um refém do trabalho dentro da sua própria casa. Respeitar a agenda é fundamental, cumprindo a sua jornada diária, foque-se em você e na sua família. 

Depois dessas dicas de home office, você já sabe como administrar essa experiência fora da empresa. Mesmo tendo maior liberdade de atuação e flexibilidade, o home office deve ser encarado com seriedade, sob o risco de comprometer o seu rendimento profissional.

Para que ele seja eficiente, você deverá ser capaz de se autogerir, tendo foco no ritmo de produção, cumprimento de tarefas, realização de pausas e sustentação de uma disciplina regrada. 

Organização home office é um desafio, mas com planejamento você pode manter a qualidade do seu trabalho nessa quarentena e se surpreender.

Seus colaboradores querem uma empresa que cuida da saúde financeira deles

Nessa fase delicada de pandemia, é fundamental conseguir dar o máximo de apoio para a equipe da empresa. Além do home office, benefícios relacionados ao salário são bastante positivos.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Gostou? Então compartilhe nas suas redes sociais com quem também possa gostar ou precisar dessas dicas de home office para não comprometer o seu rendimento no trabalho.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.