6 dicas para seu desenvolvimento de carreira em 2018!

Todo profissional que almeja grandes conquistas precisa cuidar do seu desenvolvimento de carreira. Com quem atua em departamento pessoal não é diferente. Para ser mais valorizado no mercado, o setor precisa deixar de ser apenas operacional e se tornar estratégico. Isso só acontecerá se os profissionais da área investirem nas formações certas e adquirirem as habilidades exigidas em bons gestores.

Vale lembrar que departamento pessoal e os recursos humanos são duas atividades diferentes, embora muita gente pense que os termos são sinônimos. O RH trabalha diretamente com os talentos da empresa, exercendo atividades como recrutamento e seleção, treinamentos e feedbacks. Já o departamento pessoal cuida da parte burocrática, como cálculo da folha de pagamento e controle de férias, entre outras tarefas.

Porém, isso não significa que não exista espaço para que esse profissional conquiste posições de destaque no mercado. Por isso, listamos seis dicas de desenvolvimento de carreira para que você possa crescer e atingir seus objetivos. Confira a seguir.

 

Dicas desenvolvimento de carreira – decole na sua carreira!

 

1. Invista em especialização

É muito comum que a equipe do departamento pessoal seja composta por profissionais generalistas, com formação em Administração ou Finanças. No entanto, o ideal é que a pessoa que desempenha essa atividade busque uma especialização, pós-graduação ou MBA em RH ou Gestão de Pessoas.

Com isso, o profissional ganhará mais conhecimento para exercer suas tarefas no dia a dia do departamento pessoal, além de ganhar visão estratégica para dar suporte ao RH e aumentar o reconhecimento do setor dentro da organização.

Desenvolver as habilidades comportamentais corretas também é fundamental para crescer na carreira. Por isso, busque treinamentos e workshops que tenham foco em capacitar líderes e abordem assuntos como comunicação e negociação.

2. Planeje sua carreira

Para crescer na carreira, é preciso planejá-la. Afinal, saber para onde está indo é a melhor maneira de construir um caminho tranquilo até a conquista dos objetivos. Tendo isso em vista, trace metas, monte um plano e siga-o à risca. Uma boa forma de fazer isso é respondendo a algumas perguntas: onde estou agora? Onde quero chegar? O pretendo conquistar? O que preciso fazer para alcançar esses resultados?

É claro que imprevistos acontecem e provavelmente você terá que fazer ajustes na sua trajetória, mas faça o possível para se manter fiel ao plano.

O grande segredo para conseguir cumprir metas é estipular um prazo para cada uma delas. Se você já definiu o que precisará fazer para conquistar seus objetivos de carreira, crie um cronograma. Será um estímulo a mais para colocar as ideias em prática, além de ser uma ótima maneira de visualizar o que você já fez e o que ainda falta fazer.

3. Crie uma rede de relacionamentos

É impossível conseguir um bom desenvolvimento de carreira sozinho. O mercado de trabalho é constituído por relações pessoais, portanto, se você cuidar bem delas, só terá a ganhar. Bons relacionamentos podem alavancar um projeto, atrair oportunidades e colocar um profissional em destaque no mercado de trabalho.

Todo contato é precioso. Tenha um bom convívio com chefes, pares, subordinados e parceiros. Converse muito sobre trabalho, mas também sobre outros assuntos. Fazer com que as pessoas associem sua imagem a profissionalismo e carisma facilitará a conquista de posições de liderança ou oportunidades mais desafiadoras no futuro.

Outra ótima forma de cuidar dos relacionamentos profissionais é por meio do LinkedIn. A rede social permite que o usuário monte um perfil completo, que pode ser visto por pessoas do mundo todo, com todas as suas experiências e competências. Ferramentas como recomendações, busca de vagas e páginas corporativas são extremamente úteis para fazer marketing pessoal e fechar negócios e contratações.

Preencha seu perfil com foto, informações consistentes e comece a cultivar esses relacionamentos online. Conecte-se não apenas com colegas, mas com o máximo de pessoas relevantes na sua área de atuação. Essa troca de informações e experiências trará ótimos resultados para sua carreira em longo prazo.

4. Faça uma boa gestão do tempo

Saber administrar o tempo é uma competência obrigatória para um profissional se destacar no mercado de trabalho, sobretudo em um setor com prazos apertados como o departamento pessoal. Com essa habilidade é possível se tornar mais produtivo e ainda reservar algumas horas do dia para se dedicar a algum projeto pessoal – o que é outro diferencial para o desenvolvimento de carreira.

Organização é fundamental. Tenha uma agenda ou planilha onde você possa listar todas as atividades eu você fará no dia, com horário certo para começar e terminar. Tenha foco nas tarefas, não perca tempo com distrações. Faça uma coisa de cada vez: ao entregar uma demanda, risque-a da sua lista e parta para a próxima. Assim você visualizará seu progresso e conseguirá cumprir sua meta.

Descansar também é preciso. Ao fim de cada atividade, reserve de 5 a 10 minutos para dar uma volta ou conversar com um colega. Ao voltar para sua mesa, você estará mais concentrado. Mas tome cuidado para não estender demais esses intervalos, para não prejudicar a produtividade.

5. Desenvolva inteligência emocional

profissional que atua em departamento pessoal precisa lidar com pressão todos os dias. Afinal, são muitos prazos que precisam ser cumpridos e cálculos que devem ser feitos com precisão. Qualquer erro pode significar um grande prejuízo financeiro, ou até mesmo culminar em ações trabalhistas indesejadas.

Por isso, é essencial desenvolver a inteligência emocional. Gerenciar as próprias emoções é uma habilidade que nem todos têm, por isso será um grande diferencial na sua carreira. Ela possibilita lidar calmamente com imprevistos e reagir de forma inteligente a momentos complexos. Também ajuda a administrar conflitos no trabalho, o que é muito útil para manter o ambiente saudável.

6. Aproveite os feedbacks

Tire proveito dos feedbacks sobre seu trabalho. Sejam eles positivos ou negativos, procure entender os motivos das avaliações do gestor. Dessa forma, você poderá aperfeiçoar ainda mais seus pontos fortes e saberá exatamente em quê precisa melhorar. Sair da zona de conforto e escutar sugestões vai te ajudar a evoluir como profissional, seja qual for a sua área de atuação.

Se a empresa na qual você trabalha não tiver uma política de feedbacks regulares, solicite-os. Pergunte ao seu gestor o que ele está achando do seu trabalho e esteja preparado para ouvir críticas e elogios.

Essas foram as nossas dicas para o seu desenvolvimento de carreira em 2018! Você deve ter percebido que o caminho para o topo não será fácil. Mas se você se planejar e cumprir todas as etapas corretamente, com certeza obterá excelentes resultados na sua evolução profissional. Mãos à obra!

Gostou do post? Saiba mais sobre desenvolvimento profissional neste outro artigo do blog: Quais os desafios para implementar uma cultura de alta performance.

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