dia do profissional de rh

Dia do Profissional de RH: saiba mais sobre a data comemorativa

Você sabia que, no dia 3 de junho, todas as organizações podem enaltecer e celebrar as conquistas e esforços dos seus colaboradores da área de recursos humanos? Isso porque, nessa data, o Dia do Profissional de RH é comemorado mundialmente!

Caso o fato seja uma novidade — ou não — para você, siga com esta leitura, onde gostaríamos de dedicar algumas palavras sobre a importância desse departamento para qualquer tipo de empresa!

O que é o Dia do Profissional de RH?

A origem da data comemorativa remonta ao distante dia 3 de junho de 1976, quando a WFPMA (World Federation of People Management Associations) foi fundada.

Nessa ocasião, as federações internacionais também adotaram a efeméride como um evento unificado para a comemoração do Dia do Profissional de RH.

Vale perceber, inclusive, que se trata de um momento no qual o profissional de recursos humanos já vinha sendo considerado um elemento estratégico para as organizações, promovendo índices produtivos a partir da manutenção da qualidade de vida e do bem-estar de todos os colaboradores.

 

E o Dia do Profissional de RH no Brasil?

Por aqui, a consolidação do Dia do Profissional de RH veio com o reconhecimento de Genézio Lucone, fundador da extinta Associação Paulista de Administração de Pessoal (hoje, a ABRH-SP).

Já são, portanto, mais de 40 anos em que as empresas podem valorizar não apenas os colaboradores que respondem por ela, mas aquelas pessoas que cuidam especificamente dessa valorização contínua.

Por que celebrar o Dia do Profissional de RH?

É só pensar que, no dia a dia, os seus especialistas de Recursos Humanos cuidam da humanização da marca por meio de:

Assim, cria-se mais motivação, engajamento, produtividade e uma troca de relações enriquecedora — tanto para a marca quanto para os colaboradores em si.

Fica, aqui, portanto, o grande reconhecimento da Xerpa por esses profissionais tão engajados na contínua evolução das corporações por meio dos seus ativos mais valiosos. E, claro, um parabéns de toda a nossa equipe pelo Dia do Profissional de RH!

Como celebrar o Dia do Profissional de RH?

A comemoração dessa data comemorativa pode ser feita de diferentes maneiras. Em segredo, a gestão pode engajar algumas ações, como a distribuição de brindes e presentes para os colaboradores, eventos-surpresa (como um almoço ou happy hour para a equipe).

Esse tipo de atitude ajuda a fortalecer o DNA de sua empresa em reconhecer os seus valiosos recursos, além de promover mais engajamento para que o próprio RH seja enaltecido por esse esforço incessante.

Por isso, use o Dia do Profissional de RH para celebrar, sim, mas para reforçar uma atitude que esses colaboradores já carregam corriqueiramente na cultura de sua organização!

Que fiquem registradas, uma vez mais, as nossas felicitações para todos os profissionais que convivem com índices tão subjetivos (como a motivação e o nível coletivo de satisfação) para traduzi-los em resultados reais para o dia a dia!

E, caso esteja em busca de novas soluções para qualificar ainda mais o seu departamento — especialmente, como um presente a todos pelo Dia do Profissional de RH —, aproveite para conferir também nosso artigo sobre o conceito de Smart RH nas empresas!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.