desenvolvimento de recursos humanos nas empresas

Porque investir em desenvolvimento de recursos humanos nas empresas

O desenvolvimento de recursos humanos nas empresas é uma maneira de qualificar a equipe, obtendo um retorno eficiente em produtividade, engajamento e fidelidade dos colaboradores. Para tanto, o setor de RH e a liderança devem compreender as prioridades e avaliar a melhor ferramenta para isso.

Por meio do desenvolvimento de recursos humanos nas empresas, o setor de RH qualifica todo o quadro de funcionários, municia os gestores com talentos em constante evolução e contribuem, ativamente, com um nível de excelência gradualmente maior na organização.

Não à toa, os especialistas da área buscam, cada vez mais, alternativas para gerar mais produtividade com menos recursos e, ainda, sem interferir negativamente na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas.

É aí que o desenvolvimento de recursos humanos nas empresas pode ser algo a ser estimulado e aplicado ao dia a dia corporativo.

E, para que você entenda os reais benefícios disso, neste post vamos apontar o quanto os seus ativos mais valiosos (os colaboradores) fazem toda a diferença nos resultados quando são orientados, desenvolvidos e capacitados. Boa leitura!

A importância da gestão de pessoas

Há algumas décadas foi percebido que o cuidado com os recursos humanos — ou seja: a atenção dedicada à sua satisfação, bem-estar e qualidade de vida — contribui com resultados positivos para a empresa. E de muitas maneiras diferentes! Por exemplo:

Cabe, portanto, ao setor de RH a busca ideal por um equilíbrio na manutenção da gestão de pessoas, mas sem perder o desafio de aumentar as metas e a produtividade.

Logicamente, a tarefa não é fácil e nunca se interrompe. Só que os resultados obtidos por meio do desenvolvimento de recursos humanos nas empresas apontam para os benefícios desse esforço.

A necessidade do desenvolvimento de recursos humanos nas empresas

Em um trabalho coletivo, que vai das lideranças para os especialistas de RH, o desenvolvimento de recursos humanos nas empresas oferece novas possibilidades e oportunidades para todos.

Para tanto, isso deve ser feito com planejamento, objetivos em perspectiva e um alinhamento de expectativa e engajamento de todos os envolvidos.

É fundamental, por exemplo, que o desenvolvimento de recursos humanos permita explorar:

  • as habilidades, competências e necessidades de crescimento de cada colaborador;
  • o relacionamento interpessoal das equipes;
  • a inteligência emocional dos indivíduos, fortalecendo-a gradativamente;
  • as crises e conflitos, para que ocorram com menor frequência;
  • o desenvolvimento individual e coletivo;
  • o desenvolvimento de novas estratégias para facilitar o fluxo de trabalho;
  • aprimorar habilidades que, direta ou indiretamente, influenciam na qualidade do trabalho;
  • o treinamento de líderes;
  • o crescimento da empresa.

O desenvolvimento de recursos humanos nas empresas, portanto, não deveria ser visto como um opcional e, sim, uma necessidade para a qualificação geral do mercado de trabalho.

Os benefícios do desenvolvimento profissional

Relações são trocas, isso é fato. No ambiente de trabalho, quanto mais a liderança da empresa investir na capacitação dos funcionários, mais eles vão devolver essa atenção e apreço.

E todo esse engajamento e motivação são facilmente observados em índices de produtividade, menos erros no desempenho e em disposição para crescer dentro da empresa.

Isso, por si só, já deveria ser motivo suficiente para que você procure saber mais a respeito do desenvolvimento de recursos humanos nas empresas — mas vale reforçar, um a um, os seus benefícios:

  • crescimento pessoal e profissional;
  • custo/benefício para a empresa, que pode lapidar os seus funcionários em vez de investir pesado em contratações no mercado de trabalho;
  • eleva o nível de conhecimento geral dos profissionais da empresa;
  • personalizável, podendo focar exclusivamente nos objetivos e carências da organização;
  • motiva os colaboradores, aumentando o engajamento no alcance de metas;
  • reduz o absenteísmo e índice de rotatividade, considerando que as pessoas vão querer fazer parte daquele crescimento constante;
  • gera mais competitividade e diferenciais para a empresa, tornando-se uma das referências do seu ramo de atuação — em médio e longo prazo;
  • estimula o aprendizado, tornando-o parte inerente da cultura de cada indivíduo.

Sem falar que o desenvolvimento de recursos humanos nas empresas é um santo remédio para a satisfação pessoal. A produtividade é maior e, com isso, o nível de satisfação é aprimorado para todos.

As alternativas para trabalhar o desenvolvimento humano

Para que um trabalho desse porte e com elevado nível de excelência seja planejado e implementado, cabe ao RH reunir-se com a liderança para definir o melhor escopo.

Afinal de contas, algumas situações mais problemáticas devem ser priorizadas, para então colocar todo o quadro de funcionários focados na mesma direção.

Algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas:

  • comunicação;
  • inteligência emocional;
  • capacidade de planejamento;
  • gestão do tempo;
  • relacionamentos;
  • autodesenvolvimento;
  • aumento da qualidade de vida (e/ou redução do estresse).

Em seguida, o RH estratégico na sua empresa deve se encarregar das melhores ferramentas e técnicas para garantir o efeito e os resultados esperados.

Conheça a seguir, alguns tipos de treinamentos de desenvolvimento humano aplicáveis nas empresas:

Treinamento institucional

Ocorre em um trabalho inerente ao processo de recrutamento e seleção da empresa. Nos primeiros dias de trabalho, o funcionário passa a assimilar profundamente os valores, a visão e amissão da empresa, bem como passa por uma imersão maior a respeito das regras e condutas e a cultura organizacional da empresa.

Tutoria

Orientação, conselhos e um acompanhamento mais próximo fazem parte da tutoria, que pode focar em atividades mais específicas para aprimorar as competências e habilidades dos funcionários.

Desenvolvimento

O processo pode ocorrer, também, de maneira coletiva a partir de um conhecimento em comum que toda a equipe pode se beneficiar — uma nova tecnologia para o setor, por exemplo.

Workshops

Modelo de desenvolvimento de recursos humanos nas empresas em que os participantes são convidados a aprimorarem as suas técnicas — não apenas na teoria, mas em aplicações práticas também.

Dinâmicas em grupo

As dinâmicas podem ser usadas não apenas nos processos de recrutamento da empresa, mas com focos diversos dentro do dia a dia corporativo.

Existem também outros métodos, ferramentas e aplicações que podem fazer parte da cultura interna, facilitando e promovendo o desenvolvimento de recursos humanos nas empresas.

Para saber mais a respeito delas — entre outras dicas sobre como trabalhar qualitativamente o crescimento da sua empresa — aproveite para curtir a nossa página no Facebook e a seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn. Lá, você vai ficar pode dentro, em primeira mão, de todas as nossas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.