Desenvolvimento de funcionários: as melhores dicas para investir agora!

desenvolvimento de funcionários

Desenvolvimento de funcionários se trata de um planejamento organizacional composto por um conjunto de estratégias para desenvolver novas habilidades e competências na equipe.

O mercado atual se mostra com um cenário bastante competitivo.

Diariamente as empresas buscam alternativas para estar à frente uma das outras na atração de talentos e na busca pelos melhores resultados.

E para atingir esse objetivo, é preciso reconhecer que a mina de ouro de sua empresa são seus próprios colaboradores.

Portanto, investir no desenvolvimento de funcionários é a chave para o sucesso.

Empresas que investem na capacitação de seus profissionais, além de mantê-los mais engajados e satisfeitos, conseguem diminuir a taxa de turnover e consequentemente aumentar seu valor de mercado.

Sendo assim, quais as melhores formas de investir no desenvolvimento de funcionários e como fazer?

Confira algumas dicas para montar o planejamento perfeito para capacitar sua equipe e potencializar o rendimento de cada profissional.

 

O que é plano de desenvolvimento de funcionários

O plano de desenvolvimento de funcionários consiste em um conjunto de ações criado pelas empresas para capacitar os colaboradores.

Com essa estratégia a empresa espera desenvolver novas habilidades e competências nos seus profissionais.

Esse tipo de planejamento é o que mais atrai as novas gerações. Atualmente a maioria dos profissionais enxerga seu próprio crescimento na empresa como algo maior do que simplesmente o alto salário e os benefícios oferecidos.

Por esse motivo, o plano de desenvolvimento de funcionários se tornou uma grande ferramenta na atração de talentos e na diminuição das taxas de turnover.

 

Tipos de desenvolvimento

Toda empresa tem a disposição um grande leque de opções para o desenvolvimento de funcionários.

Neste artigo falaremos de quatro ações que podem ajudar sua empresa a dar o primeiro passo para esse tipo de planejamento de capacitação.

 

1. Criar programas de bem-estar financeiro

Quem não quer ter a capacidade de planejar seu futuro financeiro e saber como controlar seu dinheiro?

Todo mundo quer. E, no cenário das empresas, identificar essa necessidade pode contribuir com alternativas para atender a um desejo dos colaboradores.

Algumas empresas, como forma de atrair talentos e melhorar a satisfação dos funcionários, vem oferecendo programas voltados para a saúde financeira.

Neles os empregados recebem dicas sobre como investir e gerenciar o próprio dinheiro.

E essa ideia de desenvolvimento de funcionários não atrai apenas a geração jovem que quer poupar para alcançar o sucesso financeiro, mas também a geração mais velha que está próximo da aposentadoria e quer saber como controlar seu dinheiro para viver bem.

E, para construir um plano de ação de desenvolvimento de funcionários neste sentido, é preciso conhecer as necessidades da sua equipe. Personalizando assim, capacitações conforme a necessidade e o perfil dos colaboradores.

 

2. Oferecer formações profissionais

Sem dúvida oferecer formações para que os colaboradores desenvolvam suas habilidades dentro da empresa é uma excelente forma de mantê-los engajados com a empresa.

E não só isso, um plano de carreira pode contribuir para que se atraia talentos no mercado.

E nesse cenário, empresas que oferecem cursos, bolsas de estudo, formações online e eventos para capacitar seus colaboradores e estão sempre à frente das outras.

E mesmo que seu orçamento não seja dos maiores, é possível optar por formações online, que hoje tem um valor bastante reduzido.

Ou então, planejar essas oportunidades de desenvolvimento de funcionários mensalmente, trimestralmente.

Assim você não gasta uma fortuna e mantém toda equipe satisfeita e se sentindo importante para o negócio.

Capacitar um profissional traz benefícios tanto a empresa, que terá uma equipe mais qualificada, como aos próprios colaboradores, no sentido de crescimento profissional.

 

3. Preparar um bom ambiente na empresa

Funcionários felizes têm uma produtividade maior e consequentemente estarão mais engajados com os objetivos da empresa.

Mas esse cenário de satisfação está intimamente ligado ao ambiente de trabalho em que a equipe está.

Atualmente o bem-estar próprio aliado a saúde é o grande desejo dos profissionais.

Empresas que pagam bem, mas que possuem um ambiente completamente infernal, tanto de cobranças como de mau relacionamento entre os colaboradores, têm perdido espaço.

Portanto, o desenvolvimento de funcionários passa também pela reorganização do seu ambiente de trabalho. Corrigindo falhas que de alguma forma deixem o ambiente pesado e improdutivo.

Mas como saber como está o meu ambiente?

Aplique pesquisas de clima organizacional para saber o que seus profissionais acham da relação com seus gestores e com a sua equipe. Pois assim, é possível medir sua satisfação em relação ao que a empresa lhe oferece.

Crie também alguns benefícios para aliviar o estresse como espaço para café, lanches, ginástica laboral. Além de poder inovar com aulas de ioga, massagem, sala de jogos, espaço para leitura e etc.

 

4. Desenvolver o trabalho em equipe

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!” (Ayrton Senna)

Se o ambiente tem total influência sobre cada um dos seus profissionais, o trabalho em equipe vem logo em seguida.

É impossível criar ações de desenvolvimento de funcionários se eles não sabem trabalhar em equipe.

A cada dia que passa no mercado, as exigências são maiores.

Como diz o ditado “não se faz um omelete sem ovos” e nas empresas não se constroem resultados sem um trabalho em equipe.

Sendo assim, melhorar a sua cultura de equipe é essencial para que os planos de desenvolvimento de funcionários obtenham o sucesso desejado.

Entretanto, promover um ambiente onde os colaboradores convivem harmoniosamente não é tarefa fácil e exige bastante dedicação por parte dos gestores.

Eles precisam conhecer cada membro da equipe para saber o que os influencia positivamente e negativamente.

Planejar ações como almoços e jantares em grupo, formações em conjunto e etc., podem ajudar nesse desafio.

Uma cultura de equipe ajuda a colocar todos na mesma direção, para alcançar o mesmo objetivo.

 

O desenvolvimento de funcionários e os desafios

Montar um plano de desenvolvimento de funcionários não é tarefa fácil e exige dedicação e atenção por parte do departamento pessoal e dos gestores da equipe.

É necessário que a empresa conheça seus profissionais a fundo para saber quais suas necessidades e ter a noção exata do seu capital e a possibilidade de investimento.

Além disso, se colocado em prática, um plano de desenvolvimento de funcionários precisa ser acompanhado de perto para que se mensure os resultados dele.

Se bem planejado e executado, sem dúvida ele trará inúmeros benefícios a empresa.

O desenvolvimento de funcionários não só tem a capacidade de atrair novos talentos, mas também de manter motivado o seu time. Potencializando assim as habilidades e competências da sua mão de obra para atingir os resultados desejados.

 

Quer melhorar seu fluxo de RH e a gestão de profissionais da sua empresa? Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e tenha acesso a conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *