desenvolver talentos

Benefícios de desenvolver talentos na empresa

Atrair e reter talentos na empresa é um dos grandes desafios do mercado atual. Quem consegue construir um ambiente de continuidade está sempre à frente da concorrência. Entretanto, é extremamente necessário desenvolver talentos para que a empresa evolua.

Até porque desenvolver talentos reflete numa potencialidade de habilidades e competências para que o desempenho seja mais alto a cada dia. 

A adoção de programas de desenvolvimento pode, por exemplo, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do trabalho e engajar mais os funcionários.

Além disso, empresas que conseguem aplicar boas práticas de gestão de pessoas, como ações para desenvolver talentos, aumentam em até 51% a produtividade dos seus profissionais, segundo pesquisa da Top Employers Institute.

Conhecendo a devida importância de se desenvolver talentos preparamos uma lista com as principais vantagens de se adotar um programa de desenvolvimento nas empresas. Confira!

Programas para desenvolver talentos: conheça 6 vantagens

Desenvolver talentos na empresa faz parte de um desafio constante de manutenção de competências e habilidades. Empresas que reconhecem a necessidade da evolução dos seus profissionais têm mais chances de obter resultados.

No Brasil a retenção de talentos ainda caminha a passos lentos. O Ranking Global de Talentos, da IMD, colocou o Brasil na 57º colocação, numa lista de 61 países, com capacidade para reter talentos.

Dados esses números, vamos apresentar abaixo as principais vantagens que um bom programa de desenvolvimento de talentos pode oferecer as empresa. Conheça abaixo alguns desses benefícios.

Funcionários mais engajados e motivados

Desenvolver talentos está intimamente ligado à possibilidade de oferecer aos funcionários oportunidades para que eles se desenvolvam na empresa. Quem alcança essa realidade terá funcionários mais engajados e motivados.

Dado que a valorização profissional, vinda por meio de ações de crescimento profissional, faz com que o colaborador se sinta relevante para a empresa. Cria-se, então, uma relação mais próxima e justa e que vai além do protocolar cumprimento de tarefas.

Aliás, 49% dos funcionários valorizam as oportunidades de crescimento na empresa revelou um estudo da GPTW. Ou seja, esse é um fator determinante para a retenção de talentos.

 

Aumento na produtividade

Com funcionários engajados a produtividade pode crescer até 147% indicou um estudo da Gallup. O volume de venda também sofre impactos positivos e pode aumentar até 20%. Por isso, que mais da metade dos executivos de RH (53%) tem como prioridade a retenção de talentos na criação de novas estratégias, mostrou a consultoria Xerox.

Por essa razão, desenvolver talentos pode ser a chave do sucesso da produtividade. Não só porque por meio dessas ações os colaboradores se sentirão mais felizes com a empresa, mas porque estarão mais preparados para desempenhar suas funções.

 

Maior qualidade na execução de tarefas

Com a prática de ações para desenvolver talentos a parte qualitativa da execução das tarefas é muito maior. Isso porque os profissionais estarão mais preparados para exercer suas funções da maneira correta.

Sem contar que ao desenvolver talentos fica mais simples alinhar as metas e objetivos da empresa com a dos colaboradores. Sendo assim, o colaborador e a empresa caminham juntos em busca dos resultados, e a qualidade do trabalho é muito maior.

Melhora significativa no desempenho das equipes

O trabalho em equipe pode contribuir com um aumento de desempenho individual de até 64%, apontou um estudo da Universidade de Stanford. Por esse motivo, é essencial que todos dentro do time estejam preparados para enfrentar os desafios diários da empresa.

Neste sentido, com estratégias para desenvolver talentos, há uma melhora significativa no desempenho das equipes. 

Pois, quando o talento é capacitado ele começa a se sentir importante para a empresa e passa a reconhecer que o trabalho em equipe é crucial para o seu sucesso. Se tornando até um mentor daqueles profissionais que mais precisam de ajuda. 

 

Direcionamento correto dos colaboradores em relação aos cargos

Desenvolver talentos na empresa não só permite que competências e habilidades sejam potencializadas, mas também que a empresa encontre os profissionais ideais para as funções determinadas.

Assim, os trabalhos e suas devidas execuções são ajustados de forma correta e os potenciais dos talentos podem ser aproveitados em sua totalidade.

O autor Mario Sergio Cortella diz que: “Não basta ter informação, é preciso saber o que fazer com ela“. Podemos usar essa frase como base para dizer que um talento numa função errada, por mais habilidades que ele tenha, será um profissional comum.

Dessa forma, um bom programa para desenvolver talentos deve ser capaz também de realinhar as funções e direcionar empregados para os cargo corretos. 

A consequência disso, é a potencialização das competências e do desempenho dos profissionais envolvidos.

 

Redução de custos

Quando a taxa de rotatividade e do absenteísmo é alta, a tendência é que a empresa crie um ciclo vicioso de perda de capital. Quanto mais os funcionários saem, maiores os gastos com processos de demissão, admissão e perda de capital intelectual.

Dentro dessa realidade os resultados são completamente afetados. Assim sendo, desenvolver talentos pode ser uma excelente opção para que seus colaboradores fiquem satisfeitos e pensem duas vezes antes de aceitar outra vaga de emprego.

Partindo então do pressuposto da continuidade, a empresa poderá economizar recursos que seriam destinados a desligamentos e novas contratações. Investindo o dinheiro de forma correta na gestão de pessoas e retenção de talentos.

A tendência, nesse caso, é que o investimento no talento seja mais vantajoso e assertivo do que um processo de substituição de um profissional.

Desenvolver talentos é prioridade

Desenvolver talentos deveria ser uma das grandes prioridades nos programas de gestão de pessoas. Uma vez que empresas que conseguem reter um talento têm mais chances de obter bons resultados.

Pois, dando oportunidades para que os profissionais se desenvolvam a empresa não só está contribuindo com o crescimento do seu empregado, mas também está formando um time de profissionais mais fortes e bem capacitados.

Como pudemos ver, a estratégia para desenvolver talentos traz também consigo diversas vantagens ao dia a dia das empresas. Benefícios que vão desde um aumento de produtividade a maior qualidade de execução na entrega das tarefas.

Isso porque os colaboradores estarão mais satisfeitos com a empresa, felizes e comprometidos com os objetivos que lhe foram traçados. Assim, diminui-se a taxa de rotatividade e do absenteísmo.

E sua empresa o que tem feito para desenvolver os talentos? Deixe um comentário no post e conte para nós.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.